segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

RURÓPOLIS 44 ANOS DE FUNDAÇÃO, MAIS UM ANO DE LUTA E ESPERANÇA.

Câmara Municipal

Com a Construção da Transamazônica, no início da década de 1970, a colonização dirigida pelo INCRA, foi uma forma planejada de ocupação da Amazônia. É neste contexto histórico que surge Rurópolis, planejada para ser um centro urbano que assim como outros existentes no projeto que exigia uma infraestrutura padronizada que viesse cumprir com as normas estabelecidas no projeto.
Inaugurada em 12 de fevereiro de 1974, pelo então Presidente da Republica Emílio Garrastazu Médici, Rurópolis Presidente Médici, entra para a história por ser a primeira cidade construída na Transamazônica e a única rurópolis implantada pelo PIN, no cruzamento das rodovias Transamazônica e Cuiabá Santarém.
Após o fracasso do projeto de colonização do Governo Federal, Rurópolis Presidente Médici ficou sob administração de Aveiro já que seu território pertencia a este município. Elevada a categoria de distrito, pela LEI de nº 5.370 de 07 de maio de 1987, publicado no diário oficial de 29 de maio do mesmo ano. O distrito de Rurópolis Presidente Médici e a sede do município de Aveiro, não tinham nenhum tipo de ligação rodoviária ou fluvial, as relações comerciais entre os mesmos eram realizadas através dos municípios de Santarém e Itaituba.
Almejando a emancipação politica e um maior desenvolvimento, a sociedade civil organizada, instituições sociais e lideranças locais realizaram mobilizações com o objetivo de formar uma comissão provisória pro-emancipação, que foi criada no dia 12 de fevereiro de 1987, composta por representantes de vários seguimentos da sociedade.
No dia 24 de abril de 1988 foi realizado o plebiscito, que teve resultado favorável à emancipação. A Rurópolis Presidente Médici foi finalmente emancipada, através da LEI Estadual nº 5446 de 10 de maio de 1988, na época abrangia uma área territorial de 6.922,96 km, elevada a categoria de município sob o nome de 
Fórum
RURÓPOLIS, desmembrado de Aveiro.  O distrito sede foi Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Rurópolis é um município brasileiro do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Localiza-se no norte brasileiro. Sua população estimada em 2017 era de 49.093 habitantes. Possui uma área de 6.991,379 km².
Hoje, Rurópolis completa quarenta e quatro anos de fundação. Apesar de ainda necessitar de muitas coisas, vemos que muita coisa mudou, e a área urbana cresceu juntamente com o numero de munícipes. 
Cartório Eleitoral
Como em toda localidade, também temos os nossos problemas, que são muitos, mais que os governantes, juntamente com os habitantes, estão tentando mudar esse quadro. A administração atual tem como titular o Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, que tem como componentes de sua equipe de trabalho no primeiro escalão, os seguintes secretários: MANSUETE SIQUEIRA DA SILVA; Secretaria Municipal de Administração e planejamento – SEMAP; SILVIA PATRICIA FRANCISCO - Secretaria Municipal de Finanças – SEMFIN; JURANDIR FERREIRA VIEIRA, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Deporte – SEMECD
SOLANGE BEATRIZ DE JESUS SOUSA, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTRAS; FERNANDA JAQUELINE TEIXEIRA CARDOOSO, Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA; EDER DA SILVA BASEGIO, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA; LUIZ MEDEIRO DOS SANTOS, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAB e MARCIANO LIRA ALMEIDA, Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINFRA. O Poder Legislativo é composto por treze vereadores, tem como Presidente o Vereador Anderson Guimarães Pinto - Anderson do Posto (PP); Vice, Jonas Lourenço da Silva (PT); Sérgio Ribeiro (PSDB), 1º Secretário e Marcelo Duarte Correa – Marcelo da Piçarreira (PSB) 2º Secretário. 
Biblioteca Pública
Os demais Vereadores são: Maciel da Silva Albuquerque (PSC); Marcos José da Silva Furtado (PT); Edegar da Rocha (PSD); Raimundo Nonato Souza Silva - Nonatinho (PSDB); Guto da Silva Touta (PSC); Elias José Zanetti (DEM); Ismael Carvalho Cunha - Ismael do Salão (PSB); Robson Alves da Silva (PRB); e Sebastião Rodrigues da Silva - Neguinho Labigó (PPS). Após um ano de gestão, essa gestão ainda conta com a credibilidade de seus munícipes, haja vista, o trabalho que vem sendo realizado nesse período. Há pessoas contrárias? Claro que há se não fosse assim, não haveria a política... A maioria dos munícipes acredita nesse governo, e com a ajuda e a participação de todos, o futuro é promissor. Parabéns Rurópolis, que todos juntos possamos lutar por dias melhores, que venha mais, muito mais! VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto feito com ajuda do Google.












Prefeito Joselino TAKÁ Padilha e a Vice Marleni Ficks

Presidente da Câmara Vereador Anderson Guimarães 
Primeira Igreja protestante construída na cidade


Praça da Biblia


Um dos mais tradicionais time local








Coreto da Ivete na Praça Cívica












Academia Vitally



Praça Raimundo Brito

Adicionar legenda


Rodoviária

Hotel Presidente Médici

"Pororoca" fazendo o reflorestamento





Praça Raimundo Brito






Adicionar legenda











Igreja Católica Matriz




A. A. R.  - Associação Atlética Rurópolis, outra equipe de grande tradição



Uma das melhores ...


Pode procurar que encontra...

A melhor da cidade...


Agencia Bradesco

Praça Raimundo Brito

Hotel Pires




Casal de Arara que ainda podem ser vista no bosque municipal






Hospital Municipal


Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário