terça-feira, 19 de dezembro de 2017

PREFEITO TAKÁ E VEREADORES VISITAM NOVO PROGRESSO NA BUSCA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE ÁGUA EM RURÓPOLIS.

Prefeito Joselino TAKÁ Padilha no centro de tratamento da água
A Comitiva composta pelo Prefeito, e os vereadores, Elias, Marcelo, Sérgio,
Ismael, Edegar, Anderson, Sebastião e Jonas Lourenço
Rurópolis Pará, cidade com 49.023 habitantes localizada no sudoeste paraense no encontro das BRs 163 e 230, vive o dilema da falta de um sistema de captação tratamento e distribuição de água que atenda todos os moradores.  O Prefeito Joselino Padilha - Taká, que prometeu melhorias nos serviços tanto na cidade quanto no interior, não mede esforços para colocar em pratica um de seus compromissos de campanha. No dia 12/12, reuniu os vereadores que aprovaram o Projeto de Lei que autoriza a prefeitura a terceirizar os serviços e foi até a cidade de Novo Progresso-Pa, 
Prefeito e vereadores conhecendo como funciona a central de tratamento
 da água

para conhecer de perto um sistema que deu certo naquela cidade e funciona atendendo 100% dos moradores com água de boa qualidade. Vereadores: Anderson Guimarães- PP (presidente da câmara), Jonas Lourenço (PT), Sergio Ribeiro (PSDB), Marcelo (PSB), Elias Zanetti (DEM), Neguinho Labigó (PR), Ismael Carvalho (PSB) e Edgar Rocha (PSD), estiveram acompanhando o Prefeito e puderam ver de perto um moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água, administrado pela iniciativa privada e acessível a toda a população com taxas viáveis onde o consumidor paga pelo consumo e recebi sem interrupções água tratada potável e pronta para o consumo. 
A Comitiva de Rurópolis sendo recebida pelo gestor do município
Com um sistema totalmente comprometido na distribuição de água, Rurópolis não conta com nenhum tipo de tratamento, a rede hidráulica é bastante antiga e não cobre 40% da cidade, muitas casas fazem sua própria captação através de poços e sentem o impacto na conta de energia, para completar a distribuição a prefeitura gasta com caminhões tanques (pipas) não tem retorno, pois ninguém paga taxa de distribuição de água no município. A Concessão dos serviços de captação tratamento e distribuição de água em Rurópolis é a única alternativa para solucionar o problema, mas isso só pode ser feito com a iniciativa privada, pois a prefeitura não conta com recurso para uma obra dessa natureza.
Sistema de tratamento e distribuição por gravidade
Segundo as autoridades de Novo Progresso o impacto é bastante significativo para a população que recebe em casa, água tratada sem risco de contaminação e por um preço acessível para todas as faixas de consumos. O Governo municipal, além de deixar de ter um grande gasto sem retorno, vai poder aplicar esse recurso em outras atividades no município, e evita gastos também com a saúde, pois a água sem tratamento é a porta de entrada para muitas doenças. O Prefeito Taká e todos os vereadores que estiveram em Novo Progresso, 
Escritório de monitoramento da empresa
ficaram bastante satisfeitos com o que viram e convencidos que Rurópolis dará um grande passo com a implantação através da terceirização, de um novo sistema de captação tratamento e distribuição de água. A Câmara de Vereadores aprovou no dia 03/11/17, o Projeto de Lei 012/17, que Autoriza o Executivo Municipal a Licitar e Contratar a Concessão Integral dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nas Áreas Urbanas do Município de Rurópolis. Os próximos passos a serem dados antes da contratação de uma empresa para construir e gerir o sistema de águas passa por estudos de viabilidades técnicas e financeiras, além de audiências públicas quando a sociedade será informada e ouvida sobre a implantação do novo sistema. Será criada uma Agência Reguladora para garantir a qualidade dos serviços e a transparência nas prestações de contas e a modalidade de tarifas de forma condizente com os serviços prestados. VEJA MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO ABAIXO.


Texto e fotografias sob a responsabilidade total de Paulino Magno ASCOM/PMR.




Prefeito, Vereadores e o assessor de comunicação Paulino Magno
Capitação de água direto do Rio Jamaxim
Sistema de monitoramento de bombeamento

Laboratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário