terça-feira, 21 de novembro de 2017

TITULAR DO MINISTÉRIO PÚBLICO SE DIZ PREOCUPADA COM OS CRESCENTES CASOS DE ABUSOS SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS NO MUNICÍPIO.

Promotora de Justiça Mariana Sousa Cavaleiro Macedo Dantas (foto arquivo SP)
Ao participar de uma reunião com Agentes Comunitários de Saúde – ACS, nesta segunda-feira (20/11), a Promotora de Justiça do Município Doutora Mariana Sousa Cavaleiro Macedo Dantas, disse estar bastante preocupada com os crescentes casos de abusos sexual em crianças e adolescentes em Rurópolis. Ela relatou que nos últimos meses tem chegado ao Ministério Público, muita queixas sopre abusos sexuais em crianças. A Promotora falou aos ACS, pedindo que os mesmos possam ficar atentos com possíveis mudanças de comportamentos nas crianças que são as grandes vitimas de abusos e que os abusos na grande maioria são cometidos pelos pais ou padrastos, alguém próximo da família. Após a reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, a promotora Mariana Sousa falou ao repórter Paulino Magno, sobre o caso. Ela disse que sua preocupação é com o crescente numero de denuncias que tem chegado até o seu conhecimento, que a maioria desses casos, é de abusos cometido pelos pais, alguns por padrastos ou por um membro da família, a promotora disse que em alguns casos infelizmente as mães são sabedoras, mas que por medo acabam não denunciando. 
Promotora Mariana Sousa (Rurópolis), Promotora Lilian Regina da 8ª P.J. de Santarém e os Agentes Comunitários de Saúde - ACS. (foto Paulino Magno)
“Meu empenho é para que esses casos possam diminuir ou cessem, mas para que isso aconteça é preciso que ás pessoas denuncie que procurem o Ministério Público, a polícia ou outro canal onde possa ser feito uma denuncia, inclusive através de mensagens ou por ligações anônimas, que o MP só pode agir através de denuncias, que mesmo que seja feita de forma presencial, a identidade do denunciante será garantida” disse a Promotora. Ela informou também que está trabalhando para trazer a Rurópolis autoridades no assunto para que possa conscientizar as pessoas através de palestras á serem realizadas, que os abusos têm que ser denunciados, mesmo muitas vezes não sendo com a nossa família, os abusos é uma questão social, portando uma responsabilidade de todos.“O Ministério Público, a Policia, o Judiciário vão tomar providencias para mostras aos abusadores que existe Lei, que eles, os abusadores, são os pais, mas não são os donos, que a mentalidade dos homens que abusam das crianças é que sendo suas filhas elas tem o direito de abusar delas, antes que outro faça, eu vou fazer primeiro. Isso tem que mudar, pois é uma coisa que está errada e não pode continuar, isso está acontecendo muito em Rurópolis, mas felizmente as pessoas têm denunciado e o que agente pode fazer a gente está fazendo, pedindo para prender, tirando do meio da sociedade e mostrando que existe Lei e que ninguém vai ficar impune”
Doutora Mariana (ao lado direito da foto) participando da reunião
com os ACS (foto Paulino Magno)
A Promotora também nos informou que infelizmente na maioria dos casos, as vitimas acabam se sentindo culpadas e são ameaçadas, tanto a criança como as mães. Ás mães na maioria carentes é ameaçado de perder a casa e a alimentação que o individuo coloca dentro de casa, e as crianças são ameaçadas de apanhar ou sofrer outros tipos agressões. “Tem que se trabalhar a conscientização, para que ás vitima saibam que os abusos não são culpas delas, que é muito importante também que quem sabe ou desconfia de alguma coisa possa denunciar, só através de denuncias as autoridades podem iniciar uma investigação e punir os culpados” finalizou. Entramos em contato com o delegado de policia civil Doutor Ariosnaldo da Silva Vital, pedindo que os informasse sobre as ações da policia em casos dessa natureza; Ele nos informou o seguinte: "No mês de setembro houve denúncias de abusos sexuais, e todas apuradas e investigadas com autoria definida inquéritos concluídos com apresentação de prova pericial técnicas. Medidas cautelares requeridas, sendo estas prisões, algumas já cumpridas após decretação pela Autoridade Judiciaria. Inclusive seus autores já se encontram na cadeia. Outros ainda estão sendo apreciados em segredo de justiça. De lá para cá não há mais registros recentes constando na delegacia de Polícia, contudo, não significa que eles tenham cessado, podendo estar acobertadas pela própria família, que também acabam sendo vítimas na maioria dos casos; Então, para que possamos junto evitar o crescimento desses casos de abusos sexuais, as instituições legalmente constituídas para abertura procedimental, apuração dos fatos, investigação precisam do auxílio da população denunciando tais casos que atentam a dignidade sexual das crianças e adolescentes e que os seus abusadores sejam punidos nos rigores da lei". Disse o delegado. 
www.disque100.gov.br é um endereço de denuncias contra os abusos sexuais e em favor dos direito humanos.

Crédito da reportagem sob a responsabilidade total de Paulino Magno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário