quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PRIMEIRO DIA DA VIII CONFERENCIA DE SAÚDE DE RURÓPOLIS E I PLENÁRIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.

Hora da aprovação por unanimidade do Regimento Interno e Eleitoral
Vereador Robson Alves; Secretário da SEMMA Éder Basério; Secretária
da Saúde Fernanda Cardoso; Presidente do Conselho Domingas Bonfim;
Conselheiro Estadual, Raimundo Macedo e Promotora Mariana Sousa
CONFERENCIA DE SAÚDE é um espaço público de debates, onde se exerce a democracia participativa. Ou seja, são espaços onde diversos setores da sociedade discutem e apontam soluções para os problemas que envolvem a saúde da população. Serve para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a construção da política de saúde nos três níveis de governo. Com a sua participação nessa conferencia, você pode ajudar a melhorar a qualidade de saúde do município, levando para o debate as necessidades e dificuldades de sua comunidade nos serviços de saúde, como indicar o que já está funcionando bem e que deve permanecer no serviço. A participação de todos é muito importante para garantir a definição de politicas de saúde adequada às necessidades da população e assegurar a saúde como de todos e dever do Estado.
Clube de Aventureiros Joias de Cristo
Ninguém melhor que o usuário, para dizer como está funcionando a atenção básica da sua comunidade. Transformar suas sugestões, reclamação e necessidades em propostas para serem discutidas. Hoje, quarta feira (09/08), às 14h00min, teve início a VIII CONFERENCIA DE SAÚDE DE RURÓPOLIS e a I PLENÁRIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, com o devido credenciamento, realizado pela comissão Organizadora. O credenciamento estendeu-se até às 14h30min. As 15h00min, a responsável pelo cerimonial Jhwllyane Moraes, fez a abertura e a composição da mesa, com as seguintes autoridades: Promotora da Comarca de Rurópolis Doutora Mariana Sousa Cavaleira de Macedo Dantas; Conselheiro Estadual de Saúde Senhor Raimundo Macedo da Silva Filho; Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rurópolis, Senhora Domingas Bonfim Santiago; 
Enfermeira Fernanda Cardoso - Secretária Municipal de Saúde
Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Fernanda Jacqueline Cardoso; representando o prefeito Municipal, se fez presente o Secretario de Meio Ambiente, senhor Éder Baségio, e representando a Câmara Municipal, Vereador Robson Alves. Logo após foi feita apresentações do Clube De Aventureiros - Joias De Cristo, cantando o Hino Nacional do Brasil e o Hino de Rurópolis. Com a palavra a Doutora Mariana Sousa Cavaleira de Macedo Dantas, falou sobre a importância da conferencia para a contribuição com o SUS na sociedade; logo após o conselheiro Estadual de saúde Raimundo Macedo, com a palavra, falou sobre importância deste espaço de debate, para a contribuição social, sobre políticas públicas e acrescentou:
 Promotora da Comarca de Rurópolis Doutora Mariana Sousa Cavaleira de
 Macedo Dantas
“todos que estão aqui, estão dispostos a colaborar com uma melhor vigilância em saúde e um melhor SUS; posteriormente usou da palavra a Presidente do Conselho, cumprimentou a mesa e convidados, e disse que: “a sociedade ruropolense está de parabéns por estar interessada em participar de conferencias desse tipo; é uma oportunidade para manifestar suas propostas, já que falta ainda melhorar muitos serviços de saúde, e é para isso que serve a conferencia de saúde, este plano de saúde tem que sair daqui com as propostas”. Em seguida com a palavra Éder Baségio, agradeceu em nome do prefeito, e falou sobre a importância da conferencia; Com a palavra o vereador Robson Alves, falou que a câmara dos vereadores está à disposição para tudo o que for bom para Rurópolis; 
Secretário Éder Baségio - Representando o Prefeito Joselino TAKá Padilha
Para finalizar os discursos a Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Fernanda Jacqueline, parabenizou todos os colegas que participaram para que a VIII CONFERENCIA DE SAÚDE DE RURÓPOLIS e I PLENÁRIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, se confirmasse. Citou os nomes dos membros da comissão organizadora, e comissão adjunta, Jhwlliyane, Paulo, Iris Gerhardt. Equipe que trabalhou arduamente para que o evento acontecesse; agradeceu a presença da doutora promotora da comarca, representante do conselho Estadual, e presidente do conselho. “Este e um espaço para construir algo benéfico para a sociedade”, agradeceu a presença de todos e encerrou sua fala. Logo após com a palavra a senhora Domingas Bonfim Santiago, declarou aberta a VIII CONFERENCIA DE SAÚDE DE RURÓPOLIS E I PLENÁRIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Vereador Robson Alves, representando o Presidente da Câmara Vereador
Anderson Giuimarães
Posteriormente foi lido o regimento interno pela Enfermeira Fernanda Jacqueline, e a Presidente do Conselho, senhora Domingas Bonfim Santiago. Foi explicado pela Secretaria de saúde que ao decorrer da leitura os delegados poderiam fazer objeções ou pedir informações suplementares a qualquer momento. Foram feitos os seguintes destaques: Inciso nono do Artigo segundo do capitulo primeiro, onde se lê biênio, leia-se quadriênio; no capitulo dois artigo decimo primeiro, onde se lê parágrafo primeiro e segundo, leia-se inciso primeiro, e inciso segundo. No capitulo um artigo segundo inciso sexto, onde se lê três delegados suplentes, leiam-se quatro delegados suplentes. Após passou para a leitura do regimento eleitoral. Destaque feito pela Secretária de Saúde, no capitulo três, artigo sétimo, onde se lê parágrafo primeiro e parágrafo segundo, leia-se inciso primeiro, e inciso segundo.
Domingas Santiago - Presidente do Conselho Municipal de Saúde
Foi questionado pela senhora Everalda Chagas de Moura o artigo decimo terceiro referente o tempo para a apresentação à assembleia, seus membros conselheiros. Ficou acertado então, que terá trinta dias para a apresentação. No capitulo quatro artigo quatorze parágrafo segundo, onde diz que é duas vagas para os usuários e um para suplente, leiam-se duas vagas para titulares e duas vagas para suplente. Após os debates e comentários, foi feita a votação do regimento interno e eleitoral, os quais foram aprovados por unanimidade. Na continuidade dos trabalhos, foi montado a Comissão Eleitoral de forma democrática; Começou com os delegados representantes da gestão, doutora Antônia Diana Aguiar Portela; Dos trabalhadores, Anália Mendonça do Nascimento; Dos usuários, Antoniel Jesus da silva. 
Raimundo Macedo, Conselheiro Estadual
Logo após ser montada a comissão eleitoral, foi dado cinco minutos de pausa na reunião. Depois de passado o tempo, a responsável pelo cerimonial, convidou a todos que voltassem aos seus lugares, para a continuação dos trabalhos. A palavra foi franqueada para a Farmacêutica Leticia Carvalho, que palestrou sobre o tema: “Vigilância Em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, esclarecendo o artigo 196 e 198 da Constituição, deixando claro que a participação social, é que o usuário tenha um olhar diferenciado e com ideias para que possa ser implementada uma política de melhoria. Explanando os princípios básicos do SUS, apresentou um vídeo do portal do Ministério da Saúde para melhor entendimento destes princípios, e o que é o SUS. A Palestrante Letícia Carvalho, abriu espaço para debate e participação dos presentes.
Farmacêutica Letícia Carvalho - Palestrante 
Na continuação falou do conceito de vigilância em saúde, que até meados do século vinte a vigilância em saúde não era voltada a prevenção, não da forma que é hoje, que até então se tratava a doença, mas não havia esforços para cuidar que as pessoas não adoecessem. A portaria 13.078/2013, onde fala que a Vigilância em Saúde tem como dever prevenir certas doenças, com prevenções e ações em todo o território, prevenção, promoção e proteção. A palestrante destacou que em fevereiro de 2017, sobre os casos de febre amarela na comunidade Estrela do Norte, popularmente chamada de Piçarreira, onde foi seguido todo o protocolo para garantir a segurança da população. Falou também sobre um segundo caso da comunidade do km 115, onde também foram tomadas medidas protetivas. 
Jhwllyane Moraes (responsável pelo cerimonial), Enfermeira Fernanda
Farmacêutica Letícia Carvalho e senhora Domingas Santiago, respondendo
as perguntas referente ao debate
Logo após foi apresentado slides da equipe de vigilância em saúde e combates a endemias, em seus trabalhos em campo e dos trabalhos desenvolvidos quanto à proteção e feitas barreiras. Falou também sobre os trabalhos em relação aos casos de suspeitas de raiva. Colocou que as vigilâncias em saúde e a epidemiologia sempre andam juntas, e que a epidemiologia coleta dados faz o processamento e notificação e uma análise de possíveis casos para medidas cabíveis. A vigilância sanitária que funciona dentro da vigilância em Saúde, onde ela verifica estabelecimentos e tem ações educativas e manipulações de alimentos. Foi apresentado um vídeo com equipes visitando e conhecendo a realidade de moradores das áreas rurais, onde eram entrevistados para explanar e conhecer um pouco mais da saúde dos mesmos, vídeo esse realizado na comunidade de Santarenzinho localizada as margens do Rio Tapajós.
Seguimento dos Trabalhadores...
Logo após foi repassada a palavra para senhora Fernanda Jacqueline, que explanou sobre a vigilância, falou sobre os recursos para vigilância em saúde, fortalecimento de ações em vigilância, educação das profissionais em vigilâncias, a integralização da atenção básica e vigilância em saúde. “As ações perpassam pelo investimento e financiamento, onde seria feito investimento na infraestrutura e na educação, a capacitação de manipulação de alimentos e passarem qualificação e o que não se adequar, sofrerá com as medidas cabíveis”, com isso finalizou sua fala. As palestrantes Secretaria Fernanda e Letícia Carvalho foram homenageadas com uma Placa de reconhecimento. Foi aberto o debate onde a Senhora Ozenir Pinheiro Ribeiro da pastoral da criança, relatou que um carro espalhava salgadinhos vencidos para crianças e cobrou medidas capazes de coibir estes tipos de situações;
...Seguimento dos Usuários...
a Secretária de Saúde respondeu ao relato, informando que nesses casos poderiam procurar o setor de endemias e vigilância, para serem apuradas as sanções cabíveis. A Agente Comunitária de saúde Erika Duarte, enfatizou sobre uma vigilância mais eficaz sobre produtos estragados nos supermercados. A nutricionista Jhwllyane esclareceu que no ato da vigilância no comercio, quando é detectado algo parecido, o produto é levado e incinerado. O senhor Francisco disse que saúde e educação andam juntos ou deveriam andar; que as pessoas deveriam se policiar sobre essas politicas públicas, principalmente jogando lixo na frente da casa dos vizinhos e terrenos baldios. Domingas Bonfim, enfatizou a questão da fiscalização dos matadores no município, em relação a carne ser de qualidade. Fernanda disse que essa questão é da responsabilidade da ADEPARÁ.
...Seguimento da Gestão.
Domingas disse ainda: “Sobre o lixão e sobre os resíduos dos açougues, não podemos ficar calados com relação a esses assuntos”. A senhora Elizabeth enfatizou sobre as freezers dos supermercados que ficam desligados durante a noite reduzindo assim a qualidade dos produtos. Letícia Carvalho disse que houve uma reunião com comerciantes e os mesmos se propuseram a ajudar e apoiar as ações, e que estão a disposição para melhorias nesse âmbito. A senhora Ana Alves de Oliveira Ribeiro falou sobre pessoas que jogam animais mortos nas vias publicas e que acabam escoando para o rio mais próximo, que acaba por poluir o meio ambiente. A professora Rejenir questionou sobre a qualidade da água, e perguntou o que poderia ser feito.
Representantes da Gestão
Leticia falou sobre os animais mortos e porcos, que o veterinário estará fazendo uma ação no segundo semestre e se for o caso, até multa será aplicado. Sobre a água, a mesma disse que só a PH será analisado pela vigilância. Fernanda deixou claro que o município não tem como fazer estações de tratamento, e nem de esgoto. A senhora Madalena falou sobre a questão da fumaça, onde pessoas queimam o lixo. Em outra participação falou-se sobre a farmácia do agricultor e sobre a poluição ocasionado pela olaria. A secretaria falou sobre as ações tomadas sobre as olarias, e que a proposta do prefeito Taká de criação de um bairro industrial onde ficará a olaria e outras indústrias. Letícia disse que em relação aos terrenos baldios, a vigilância precisa de respaldo do Ministério Publico para poder tomar as medidas cabíveis.
Representantes dos Trabalhadores
Fernanda colocou que as farmácias populares ou farmácias do agricultor recebem um incentivo para fornecimento dos medicamentos. Logo após foi aberto espaço para elaboração de propostas e escolha de delegados que irão participar da primeira conferencia estadual de vigilância em saúde. Do seguimento dos trabalhadores, foi elaborada a seguinte proposta: 1-que o estado disponibilize recursos para implantação de aterros sanitários dos municípios da região do tapajós; 2-que o município possa elaborar e implantar processo de coleta seletiva do lixo; 3-que o estado juntamente com o município possa dispor de um clorador automático para colocar o cloro na medida correta na caixa de distribuição;
Representantes dos Usuários
4-que o estado viabilize e disponibilize recurso para implantação de redes de esgoto nos municípios da região do Tapajós; 5-implantação de equipes de cerestes nos municípios do Tapajós (que cuide da saúde dos trabalhadores); 6-ampliação dos recursos financeiros da vigilância em saúde (veículos); 7-programa de educação continuada e permanente para os profissionais da vigilância em saúde no âmbito municipal, estadual e federal; 8-coleta seletiva de lixo doméstico, meios de reciclagem, e aquisição de incinerador; 9-intensificar as ações de fiscalização nas águas potáveis principalmente nas escolas e UBS; 10-integrar as ações das equipes de ACE  e ACS e de promoção a saúde; 11-incentivo para ações preventivas e de promoção a saúde nos âmbitos de vigilância ambiental, vigilância no transito, ação de combate as drogas e saúde do trabalhador;
Nutricionista Jhwllyane Moraes, responsável pelo cerimonial
12-ampliar a fiscalização sanitária bem como a inserção de multa para os recorrentes; 13-intensificação de ações de zoonoses nas escalas municipais e estaduais; 14-aquisição de veículos para a vigilância em saúde. Foi votado e aprovado o delegado titular Josielto Francisco.
Do seguimento dos gestores, foram elaboradas as seguintes propostas (faltou informação)
Do seguimento dos usuários, foram elaboradas as seguintes proposta (faltou informação)
Foi passada a palavra ao Conselheiro Estadual Raimundo Macedo com o tema – participação social; Debate e proposição qualificados. O mesmo perguntou aos presentes se eles faziam vigilância em saúde, se os usuários verificavam a data de validade dos produtos ao realizar a compra. Falou sobre o marco das conferencias em vigilância em 1975, onde em uma proposta foi criado à vigilância epidemiológica no país. Ainda na sua fala disse que nas conferencias estaduais a briga para passar propostas é entre cento e quarenta e seis municípios do Estado. Falou também que vigilância ambiental é quase inexistente. A partir do Decreto 75.506 foi então que surgiu a verdadeira vigilância epidemiológica. Em 1988, com a criação e implantação do SUS, e dentro deste âmbito a criação de vigilância em saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, e de meio ambiente. Citou também que a portaria 1.378, diz que será bloqueado recurso, todo dinheiro da vigilância, no caso da falta de informação. A mesma portaria dá plenos direitos aos municípios a fazerem a vigilância em saúde, e executar as ações. Logo após houve apresentação do grupo da Onça Pintada, e para finalizar o primeiro dia, foi servido um coquetel a todos os presentes. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações: ASCOM/SEMSA (Paulo Borges da Silva e Lucas Carvalho de Magalhães)








Vereador Robson Alves e Secretário Éder Baségio

Farmacêutica Letícia Carvalho e Enfermeira Shayanne Gabriela Araújo de Matos 

Paulo Borges da Silva e Lucas Carvalho de Magalhães - Obrigado pela força

Muita gente participou do primeiro dia

Vereador Robson Alves, Klebia Neres, Nutricionista Jhwllyane Moraes, Letícia Carvalho e secretário Éder Baségio

Secretária Fernanda Cardoso, entregando a plaqueta à Palestrante Letícia Carvalho

Nutricionista Jhwllyane Moraes; Emfermeira Jeane Faccionni; Eliciane Montanher; Farmacêutica Letícia Carvalho;
Enfermeira Shayanne Gabriela; Eliane Gerhardt, e Enfermeira Edna


Senhora Domingas entregando plaqueta e presente ao Conselheiro Estadual Raimundo Macedo

Apresentação do Grupo Folclórico Onça Pintada

A nutricionista Jhwllyane entregando brinde a senhora Genilda Santos

Paulino Magno com a aniversariante do dia Genilda Santos










































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário