domingo, 16 de julho de 2017

ENCERRAMENTO DA SEMANA MISSIONÁRIA - SANTAS MISSÕES POPULARES 2017

Igreja da Santíssima Trindad


Padre Patricio, Irmão Simão, Padres José Boeing, Lalo, Jean Paul; Imão Luis
e Padres Joãozinho e Clemente 
Hoje, após nove dias (08 a 16/07) de muita oração, foi realizado o encerramento da SEMANA MISSIONÁRIA das SANTAS MISSÕES POPUPALES. A partir das 05h00min, as equipes começaram a sair das várias comunidades que fazem parte da jurisdição da Prelazia de Itaituba, se deslocando até a Praça Raimundo Brito, onde foi acordado que seria o local do grande encontro. Durante o período de espera, os missionários permaneceram naquele local, com muita alegria e muita música.
Missionários participando na Santa Eucaristia
Após a chegada de todos, foi realizada o inicio da Santa Eucaristia, e posteriormente uma caminha pelas ruas da cidade, com destino a Igreja Santíssima Trindade, onde foi dada continuidade à missa. A missa foi celebrada no barracão comunitário, já que as dependências da Igreja ficaram pequenas para acolher o número de pessoas presentes. A Semana Missionária das Santas Missões Populares, que teve como tema: “IDE, FAZEI QUE TODOS SE TORNEM MEUS DISCÍPULOS” (Mt 18,19), teve a participação de vários missionários oriundos de Itaituba e Trairão pertencentes à Paróquia de Santana;
Pároco Padre Jean Paul - Homem de Deus, mostrando sua humildade
através da emoção.
Diocese de Santarém, com missionários da Paróquia de São Raimundo; Missionários de Oriximiná e Alenquer, pertencentes à Paróquia de Santo Antônio. Aqui se encontraram com os missionários da Paróquia Santíssima Trindade, das áreas: Céu Azul, Nova Missão, Frei Roberto, Cachoeira, Baianos e da área urbana. Estavam fazendo parte da semana, os Padres Lalo (Trairão), Patrício (Altamira) e Padre Clemente, como também os irmãos Luís (Alenquer) e Simão Pedro (Trairão). No dia de hoje, podemos contar também com o sempre bem vindo Padre José Boeing (Trairão), 
Símbolos usados na Semana Missionária
que celebrou a Santa Missa, auxiliado pelo Pároco Padre Jean Paul (Rurópolis), Padres “Joãozinho” (Rurópolis), Patrício (Altamira), Lalo (Trairão) e Clemente. Para oficializar o encerramento da Semana Missionária, Padres e Missionários usaram da palavra, para agradecer e também falar um pouco do que aconteceu durante a semana. O ponto forte foi quando o Pároco Padre Jean Paul, falou sobre a semana, quando foi realizada pela  primeira vez, e começou agradecer a todos pela presença e pelo objetivo alcançado. Lembrou-se de quando chegou aqui, e o inicio de sua missão, e a emoção explodiu e o “Negão” (tratamento amigo e com respeito a uma pessoa há quem muito admiro pela sua humildade), não aguentou e as lágrimas escorreram pelo seu rosto, emoção esta, acompanhada por muitos dos presentes. VEJA MAIS FOTOS, VÍDEOS E A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.







O que são missões populares?
As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro...”
Santas:
Porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”.
Porque é um tempo de graça, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).
O nome "Missão":
Porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”.
Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação.
A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24 ).
Populares:
Porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores.
Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão.
Porque são todos convidados à conversão de vida e para a transformação da realidade segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha.
Franciscanas:
O “ir pelo mundo” faz parte de nossa vocação. São Francisco tem consciência de que é um enviado: “E o Senhor me conduziu...” (Test I,2). Ele conheceu sua vocação quando ouviu o evangelho da missão. Nesse momento ele pode dizer: “É isto que eu quero, é isto que eu busco, é isto que eu procuro realizar de todo o coração” (1C22).
São Francisco faz a experiência do Filho de Deus missionário, deixando a glória do Pai, sendo enviado. É o Amor que se dá. Ser missionário, imitando Jesus Cristo, é participar desse movimento do Amor que se dá. O projeto franciscano de evangelização nasce da experiência do encontro com Jesus Cristo. Evangelizar é partilhar com todas as pessoas a experiência do encontro com o Senhor no Evangelho.
Por isso somos uma fraternidade itinerante. Convocados pelo Senhor, caminhamos ao encontro de nossos irmãos e irmãs servindo-os, na docilidade ao Espírito, na simplicidade e na alegria, anunciando Jesus Cristo, sua Justiça e sua Paz, celebrando a vida e a esperança.


5:30 HORAS...









Aí queimou...










































Aí queimou de vez...















































































































Representação dos cinco continentes...













A Bênção da água











































A emoção do Padre Jean Paul - Ainda bem que é de felicidade








Aniversariantes...

































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário