sexta-feira, 2 de junho de 2017

INFORMAÇÕES DA CÂMARA DE VEREADORES...

Pároco Padre Jean Paul sendo ouvido pelos vereadores e presentes na Câmara Municipal
Vereador Jonas Lourenço na Selfie com o Pároco
Hoje, 02 de junho de 2017, sexta feira, dia oficial das reuniões ordinárias na Câmara de Vereadores. Esteve ausente o vereador Edegar da Rocha. Houve sessão normalmente, e a reunião como sempre, teve a abertura proferida pelo Presidente da Casa, Vereador Anderson Guimarães, o qual, apos outros assuntos debatidos pelos legisladores, realizou a votação e aprovação de requerimentos emitidos pelos mesmos. Nessa sessão, foi registrada uma MOÇÃO DE PÊSAMES. A Moção nº 010/2017, foi registrada pelo Vereador Sebastião Rodrigues da Silva, que externa pesar pelo falecimento de Edvan Fernandes Oliveira.  Sete requerimentos foram expedidos e aprovados neste dia. O vereador MARCOS JOSÉ DA SILVA FURTADO, através do Requerimento nº 186 do corrente ano, requereu ao Excelentíssimo Prefeito Joselino TAKÁ Padilha, para que seja viabilizada a mudança de denominação das escolas: Bela Vista, que passaria a ser denominada Escola municipal Vereador Cosme Bento da Silva e Vila Nova, que passaria a ser denominada Escola municipal Professor Alderi Campiol Baségio, sendo elas todas municipais; 
Mesa gestora
O vereador GUTO DA SILVA TOUTA, através do Requerimento nº 185, requereu para que seja feita a reforma do parquinho e também a colocação de lixeiras na Praça Cívica; Vereador MACIEL DA SILVA ALBUQUERQUE entrou com o requerimento de nº 183, requerendo que seja concluída a iluminação pública na ladeira do bairro Leitoso; Vereador ROBSON ALVES DA SILVA, através do requerimento de Nº 181, requereu que seja feita a revitalização, o bloqueteamento, a urbanização e a construção de um coreto na Praça da Bíblia; Vereador SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA, Requerimento 178, requereu em caráter de urgência, a climatização de salas de aula na escola Divinópolis, km 70, onde funcionará o ensino médio; 
Pároco padre Jean Paul
Vereador RAIMUNDO NONATO SOUZA SILVA, Requerimento nº 168, requereu que seja feita a expansão da rede de distribuição de água para todas as residências do município de Rurópolis; O vereado ISMAEL CARVALHO CUNHA, Requerimento nº 065, requereu que seja realizado a construção de uma academia de saúde na Comunidade Divinópolis, km 70. Nessa sessão compareceu o Pároco do município, Padre Jean Paul, juntamente com o senhor Nascimento Ferreira de Souza, que usaram a tribuna, e fizeram uma explanação sobre a SEMANA DA PAZ. Lembraram que existe uma Lei, de nº 271, de 29 de maio de 2009, que instituiu no município de Rurópolis, a “SEMANA DA PAZ”, que deve ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de junho (veja abaixo cópia da Lei e o texto na íntegra do que foi falado pela dupla católica). Esses foram os tópicos da reunião do dia 02 do corrente mês, e para melhor credibilidade, clique abaixo e veja cópias dos requerimentos e as justificativas de cada legislador. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.
Fotografias : Vereador Jonas Lourenço






Vereador Marcos José da Silva Furtado


Vereador Guto da Silva Touta


Maciel da Silva Albuquerque

Robson Alves da Silva

Vereador Sebastião Rodrigues da Silva

Raimundo Nonato Souza Silva

Ismael Carvalho Cunha

Vereador Sebastião Rodrigues da Silva



Palestra – uso da tribuna – semana pela paz 02/06/2017

 A campanha da Fraternidade (CF), realizada todos os anos pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) teve inicio em 1964 com temas que dizem respeito apenas a igreja. A partir de 1973, a CF começou mostrar uma maior preocupação com a realidade social do povo e os temas começaram a dar destaque a promoção da justiça e a situação existencial do povo brasileiro como a realidade sócio – econômica marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria.
        Em 2009 (ano de criação da lei que instituiu a semana da paz em nosso município) a Campanha da Fraternidade teve como tema “Fraternidade e segurança Pública”. E o lema “a paz é fruto da justiça". Naquele ano, a igreja católica juntamente a igreja adventista, secretaria de educação, secretaria de assistência social, secretaria de saúde e outras instituições com o apoio da Prefeitura Municipal de Rurópolis na pessoa do senhor Aparecido Florentino da Silva, trabalhou-se uma semana de mobilização pela paz tendo como lema “Construir a paz é dever de todos nós”.  Obs. Fazer a leitura da lei n 271/2009
        O objetivo dessa programação que já vem acontecendo em nosso município há 08 anos é Mobilizar e sensibilizar a Sociedade rurópolense a contribuir na promoção de uma cultura de paz nas pessoas, nas famílias e comunidades, efetivando a construção da justiça social, garantindo a segurança para todos, orientadas por valores humanos como: solidariedade, fraternidade, amor e respeito ao outro.
        Convém ressaltar que no decorrer desse período, essas atividades que são provenientes de uma lei municipal, foram ficando praticamente a critério da igreja católica que por sua vez, vem fazendo a sua parte, por exemplo:
2011- fez mutirão de limpeza no centro da cidade;
2014-audiencia pública sobre trabalho escravo;
2016-caminhada pela paz.
2017-roda de conversas com entidades para discutir o que está sendo feito pela segurança pública em nosso município, dinâmica com lideranças em prol da própria paz interior.
No entanto, nós sabemos que para se alcançar os objetivos propostos por esta programação pela paz, se faz necessário que a municipalidade e a sociedade civil organizada por meio das diversas entidades, assumam de fato o seu papel neste processo. Neste sentido, a nossa expectativa ao vir a esta casa expor essa temática é que os senhores como detentores do poder de legislar e fiscalizar que lhes foi delegado, possam favorecer a criação e a articulação de redes populares de políticas públicas com vista à superação da violência e de suas causas e a difusão da cultura de paz.


“Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; A paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração........A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus.” Salmo 84 (85), 9 -12.

“Senhor fazei-me instrumento de vossa Paz”.
São Francisco de Assis

Os Missionários do Verbo Divino e a Pastoral social da Paróquia Santíssima Trindade de RURÓPOLIS-PA, Prelazia de ITAITUBA, agradecem por essa oportunidade usando a tribuna da casa da lei a casa do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário