terça-feira, 2 de maio de 2017

COM A PALAVRA A ODONTÓLOGA TAÍSE SOUSA PAMPLONA DA SILVA...

A odontóloga Taíse ensinando à criança a escovar os dentes
Um dos principais problemas de saúde bucal em nosso país é a cárie dental, a qual, se não for tratada, acaba resultando em inúmeros problemas de saúde bucal. Esse nível elevado de cárie se deve a uma higiene bucal inadequado e o consumo excessivo de açúcares na dieta da população em geral. E, em Rurópolis, a situação não é diferente: a população apresenta uma enorme quantidade de dentes acometidos pela cárie, dos quais muitos não têm condições de serem recuperados.
Entretanto, realizar apenas o tratamento curativo (restauração, tratamento de canal) da cárie não levará à solução desse problema, pois é necessário que as pessoas também melhorem os seus hábitos de higiene bucal para que uma saúde bucal adequada seja alcançada.

Portanto, percebe-se a necessidade de implementar ações de educação em saúde bucal e já na infância para que a mudança de hábitos seja mais efetiva. Os bons hábitos são desenvolvidos no dia-a-dia, criando-se uma rotina que, aos poucos vai modificando o padrão de comportamento e permanecerá no futuro. E o lugar ideal para realizar essa transformação é o ambiente escolar.
E, por isso, foi desenvolvido um Projeto de Educação em Saúde Bucal nas Escolas do município de Rurópolis justamente para trabalhar a prevenção. O objetivo do projeto é realizar ações de educação preventiva em saúde bucal nas escolas, com o intuito de conscientizar as crianças, os professores e os familiares da importância e da necessidade de se manter a boca e os dentes saudáveis, para que haja melhorias não só para a saúde bucal, mas também para a qualidade de vida e bem-estar geral de todos os envolvidos.
O projeto envolve atividades como palestras educativas, teatro de fantoches, orientação técnica sobre escovação e uso de fio dental e aplicação tópica de flúor para as crianças. Além disso, também busca dar palestras aos pais e aos professores para atuarem como colaboradores nesse processo de aquisição de bons hábitos de higiene bucal.
            E para que o projeto pudesse ser desenvolvido, buscaram-se parcerias para a compra das escovas e cremes dentais. E o Poder Judiciário de Rurópolis abraçou a causa e o projeto pode iniciar suas atividades.          
Já foram feitas palestras com os professores da Creche O Cantinho da Criança e com os professores da Escola O Mundo da Criança. E as palestras educativas e orientação técnica sobre escovação e uso de fio dental foram iniciadas com os alunos da educação infantil da Escola O Mundo da Criança.

            E aproveitando a oportunidade, dada pelo senhor Hélder Marinho em seu Blog, de divulgar esse projeto, gostaríamos de agradecer a todos que estão colaborando e dizer que estamos em busca de mais parcerias, pois são mais de 6 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino e pretende-se realizar mais de uma vez as atividades em cada escola durante o ano letivo.

VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS CLICANDO ABAIXO.




Palestra com as crianças da educação infantil da escola O Mundo da Criança
























Palestra com os professores da Creche o Cantinho da Criança





Palestras com os professores da Escola o Mundo das Crianças







Palestras com a Odontóloga Taíse Sousa Pamplona da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário