terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

SECRETÁRIA FERNANDA CARDOSO FALA PARA A POPULAÇÃO NÃO SE PREOCUPAR QUE A SITUAÇÃO ESTÁ SOB CONTROLE.

Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Fernanda Cardoso
Macaquinho que ficou sob observação e depois
veio a óbito
Com referencia a confirmação do Instituto Evandro Chagas, quando informou em uma breve nota que um exame realizado em um macaco encontrado na zona rural deste município, apresentou resultado positivo para febre amarela, a Enfermeira Fernanda Cardoso, Secretária municipal de Saúde, informou que na verdade, encaminhou para Belém, o corpo de um dos macacos que foi verificado o óbito na Comunidade da Piçarreira, localizada à Rodovia Santarém/Cuiabá (BR 163) – Ramal Norte, sentido Rurópolis/Santarém. No dia primeiro de fevereiro, a equipe de saúde da UBS da Piçarreira, entrou em contato com ela, para informar que tinha morrido um macaco na comunidade. De posse dessa primeira informação, entrou em contato com a SESPA. Essa foi uma macaca que morreu, foi a primeira. Ela tinha um filhotinho, então o filhotinho após a morte da macaca, também adoeceu. A orientação que a enfermeira teve na época, dia primeiro, seria que teria que monitorar esse macaquinho, e que caso ele viesse a óbito, o mesmo teria que ser enviado para Belém. Foi o que aconteceu; dois dias depois da mãe dele morrer, ele morreu também. Então o corpo foi enviado para Belém, para o Instituto Evandro Chagas, no qual foi detectado que o mesmo estava infectado com o vírus da febre amarela.
Desde o dia primeiro, quando foi informado do primeiro óbito de macaco, foi recebido orientação da vigilância de saúde da SESPA, para que fosse feito o bloqueio vacinal. O bloqueio vacinal, na área onde ocorre o óbito, isso é importante falar, que ele tem que ser feito onde ocorreu o óbito do macaco. As pessoas aqui na cidade estão muito preocupadas em se vacinar. Realmente é preciso, mas o bloqueio, o foco principal das ações, é nas comunidades onde tiveram esses relatos de morte de macaco. No caso especificamente, e prioritariamente na Comunidade Piçarreira, pois foi onde houve a confirmação. A Secretaria Fernanda Cardoso, ressaltou que a vacina contra febre amarela, é obrigatória e faz parte do calendário vacinal, principalmente em nossa região. A criança com nove meses deve tomar a primeira dose e com quatro anos ela toma o reforço. Ressaltou ainda que toda pessoa que já tomou as duas doses da vacina, já está imunizado. Só é necessário ir aos postos de vacinação, aquelas pessoas que ainda não tomaram as duas doses, ou que não tem, ou não sabe como comprovar se já foi vacinado. De acordo ainda com a enfermeira, os sintomas da febre amarela são os seguintes: É febre, dor no corpo, dor abdominal, as vezes vômitos, diarreias; somente naqueles casos graves, é que tem os casos de hemorragias, e que a pessoa fica amarela. São esses casos graves que evoluem para o óbito (O sintoma da febre amarela é bem parecido com o da Dengue. O que é motivo de preocupação, pois a Dengue, Zika, Chikungunya e a febre amarela, elas são quadro virais bem parecidos). 

 De acordo com a enfermeira, não se deve preocupar com os macaquinhos, pois estes são apenas vítimas como outra qualquer; o vilão na realidade é o mosquito, pois é ele que transmite a doença. O cuidado que a população deve ter, é o cuidado com a limpeza. Limpar os quintais, não deixar acumular água parada, ou seja, é o mesmo cuidado que se deve ter para evitar a dengue. A vacinação é importante, mas tomar os cuidados necessários é primordial para evitar a doença, principalmente nessa época de período chuvoso. A secretária aproveitou para parabenizar a sua equipe, em especial o senhor Pedro Buaz, pelo trabalho que vem realizando, se preocupando e dando tudo de si no cumprimento do dever. Várias comunidades já foram visitadas, na própria Piçarreira já foi feito o bloqueio vacinal, já foi feito pesquisa de larva, já foram na comunidade do km 112, vale observar que já teve também um óbito de macaco na comunidade do km 115, e o corpo também foi enviado para exames, e também estamos aguardando a resposta. A enfermeira volta a dizer, que a situação até o momento está sobre controle, e todo relato que é recebido referente a morte de macacos, já está indo equipe e vacinando no local. Diz a Secretária, que todos têm que ficar alertas e sensibilizados com o problema, pois não adianta você cuidar de sua casa e de seu quintal e o vizinho não. Não vai adiantar nada o seu esforço. 
A Secretária confirmou que até o momento as vacinas estão a disposição, e que ainda ontem, chegaram mil doses, doses estas, que serão divididas, para área urbana e rural, principalmente nas localidades de maior risco. São quatro as áreas: Travessão dos Baianos, km 23; Travessão Sonrisal, Comunidade Piçarreira e no Travessão do km 115. Esses quatro pontos que são os prioritários para a cobertura vacinal. Amanhã deverá começar a operação “in loco” nessas áreas. Vale ressaltar, que confirmação referente ao vírus, é só na Comunidade Piçarreira, nas outras o trabalho é de prevenção. A vacinação irá se estender por todo o mês de fevereiro. No Posto Genuíno, Alvorada e no Posto do Hospital, o atendimento é diário, quem não foi vacinado ainda, é só procurar um desses postos. Alerta da enfermeira, contra indicação da vacina: QUEM FOR ALÉRGICO A OVO; CRIANÇAS MENORES DE SEIS MESES (SALVO AS EXCEÇÕES); MULHERES GRÁVIDAS; QUEM ESTÁ AMAMENTANDO UM BEBÊ DE ATÉ SEIS MESES; IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS (SÓ PODEM TOMAR A VACINA SE TIVER UMA LIBERAÇÃO OU UM ATESTADO MÉDICO); E PESSOAS QUE TENHAM DOENÇAS IMUNOLÓGICAS, NÃO PODEM TOMAR A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA. 
Fotografias extraídas da página da Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis
VEJA MATÉRIAS ANTERIORES clicando nos links: sespa e instituto evandro chagas investigam casos de epizootia no ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário