sábado, 30 de janeiro de 2016

VERA LÚCIA JURASTICK PROCURA FAMÍLIA O QUAL NÃO VÊ HÁ MAIS DE VINTE ANOS

Em atenção à solicitação através de email feito pelo Delegado Titular de Policia Civil do Município, Doutor Ariosvaldo da Silva Vital Filho, o qual nos procurou a fim de ajudar o senhor VINICIUS SERAFIM, que entrou em contato com ele, também através de email (texto do email na íntegra abaixo), que por sua vez está procurando ajudar a sua tia VERA LÚCIA JURASTICK COELHO, que está à procura de seus familiares que já não tem noticias há mais de vinte anos. A senhora Vera está à procura da família JURASTICK, dos quais ela cita o nome de alguns: ELVIRA JURASTICK DA SILVA, ZÁRIO E NATAL. Os mesmo, conforme ultima informação reside na área rural deste município. Quem conhecer a família, ou souber o paradeiro, favor entrar em contato com o senhor Vinicius Serafim, através dos celulares: 028 9 994 10609 e/ou 028 3547 2160

"ola. sou do ES, escrevo este email a Delegacia para pedir ajuda. Minha  tia( Vera Lucia jurastick coelho) esta em busca dos parentes dela  que ha mais de 20 anos nao os vê. eles moram na zona rural de Rurópolis. não temos condiçoes de ir ai procura, por isso pedimos a Ajuda aos senhores. O nome da familia que procuramos ai é JURÀSTICK. por favor te pedimos que nos ajude se vcs conhecerem essa familia, aqui esta alguns nomes ( Elvira Jurástick da silva, Zário e Natal), nao sabemos se eles estão vivos, pois ja faz muito tempo. Se voces puderem ajudar agradecemos muito. queriamos os contatos deles para nos comunicarmos. Talvez voces  saibam quem sao eles e onde moram..... pfvr nos ajude. meu cel é 028 9 99410609 ou 028 3547 2160. Meu nome é Vinicius Serafim.Pode me ligar Qualquer hora do dia."
Figuras ilustrativas extraídas do Google.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CRÔNICA DA SEMANA: RAQUIDIANO

Ary Vital com a senhora Alzira
Enquanto isso, num encontro desses casuais no fim da tarde, de 23/12/2015, na fila do pão e do pastel, escuto:

- Doutor querido, bom tê-lo de volta.

Meu silêncio foi cortado com aquela voz em tons de festa, disparados em minha direção. Então respondi:

- Olá Alzira, é...fui..., mas voltei...para infelicidades de quem que detesta.

- Que bom!

De forma certeira e com o sorriso de abre caminhos, ela assim exclamou: “Que bom!”. Nesse dia, não estava para “bons amigos”, eu estava tão mal-humorado. Dr. House tomava-me conta. Todos meus “papéis bloqueadores” estavam à flor da pele. Eu só queria comprar meu pastel e sair da padaria sem ser notado, mas deixei me envolver no canto da sereia e quando deparei por mim já estava numa maca submetido a uma ventosa terapia.

- Égua! Alzira o que é isso?

- Meu querido, ventosa terapia consiste numa massagem com utilização de fogo.

- Fogo?

Pausa: Se tivéssemos conversando no WhatsApp teria posto aquela carinha amarela de susto com a boca aberta.

- Sim, fogo querido. É uma prática milenar desenvolvida na China que busca a cura de problemas crônicos. Por exemplo, aqui está a central de sentimentos, na altura do diafragma, onde há o encontro do nervo trigêmeo e da neura coronária.

E eu somente ouvindo aquela aula sobre corpo humano. E Alzira continuou:
- Há pessoas que apresentam a chamada espinhela caída. Doutor não gosto desse termo, prefiro tratar o caso como “sentimentos ocultos” ou “apagados”. No pé, já há uma concentração de sentimentos e reflexos de órgãos.

Eu:

- Já ouvi isso. O Pé é um mapa.

Ela:

- Sim, um mapa com pontos de tensão.

E de repente uma fisgada.

- Ai.

Ela:

Nesse local de dor é o ponto do medo. Doutor o Senhor tem medo?

Eu:

-Sim vários. Muitas vezes são tão bobos, em contrapartida coragens absurdas. E quem não tem medo? Ter medo é bom, porque é sentimento primitivo, instintivo do homem, tão necessário para sua preservação, autoproteção e evolução da espécie. Se eu não tivesse medo sairia igual um louco pela rua colocando em risco minha integridade ou pulando de um penhasco. O medo é necessário para avaliarmos as situações que se apresentam diariamente. Quem é normal tem medo. Pode crer. Tudo na vida se baseia num trinômio: percepção, interpretação e decisão diante das situações rotineiras apresentadas. Não sabemos qual a fera que habita em nós, se é um leão, um tigre, uma cobra ou uma onça, muitas vezes, somente diante da emergência concreta que ela se revela. 

Alzira disse:

- Muito interessante. Sabe doutor há 16 anos trabalho com reflexologia. Gosto de dar atenção especial aos meus pacientes. Quando coloco o cliente na maca, o foco será total nele. Gosto de gente com sentimentos.

Eu:

- Que bom.

E nesse momento me identifiquei com Alzira, pois também gosto de gente com sentimentos, inclusive nas nossas conversas perguntei a ela qual o segredo da felicidade, e sabiamente me respondeu que é ter um coração limpo. Que o sucesso está no ato de amar o que se faz, amar a si mesmo e ao próximo. Me disse que se você consegue se amar com tranqüilidade conseguirá amar o próximo, pois ele é sua extensão.

- Falando em sentimentos, quero lhe dizer que sou fã de suas crônicas. Aprendo muito, mexe com a gente. Puro sentimento. Como leitora assídua, quero cobrar a volta das crônicas semanais. O que foi que houve?

E eu disse:

- Sei lá. Bloqueio. Black out na minha memória recreativa. Não tive mais vontade e nem tempo.

Ela com aquele sorriso de abre caminhos me disse:

- Nada doutor. Vamos mexer com essa memória recreativa. O senhor é puro sentimento, eu sei. A crônica que mais me diverti foi aquela dos fantasmas. Aquela história foi realmente verdade?

Eu, ainda na maca lhe disse:

- Encerro de todas elas, que até já soou como hino “Entre o real e o imaginário, entre a verdade e a fantasia aqui contada, o que nem eu já mais sei...”. Respondeu sua pergunta? Então, deixa a fantasia na fantasia. Willian Shakespeare já dizia que “Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança”.

Ela:

- Bonito isso!

Eu:

- Quem sabe eu não escreva uma crônica sobre tudo isso que eu ouvi hoje aqui: ventosa terapia, reflexologia, glândulas sebáceas, saco lacrimal, raquidiano, nervos impares, nervos pares, planta dos pés, tegumento humano, etc.

E quando me vi, estava repetindo aqueles nomes até então que me eram desconhecidos, os quais acabaram reativando minha memória emotiva, nascia à crônica da semana.

Ela:

- Quem bom!

Eu:

- Que bom,  igual bombom. Ei, Alzira, mas terei que explicar esses termos, já foi um sacrifício eu memorizar imagine discorrer sobre.

Ela:

- Deixa comigo! Quando me perguntarem eu explico.

Eu:

- Deixa eu explicar só dois, porque o povo é maldoso. Malda e como malda. Pois bem, saco lacrimal é um reservatório cilíndrico, de grande eixo vertical, alojado na goteira lacrimal, formada pelo osso lacrimal e pelo processo frontal da maxila.

Ela:

- Muito bem.

Eu:

- Raquidianos são os nervos que saem da medula espinhal e, conseqüentemente da coluna vertebral.

Ela:

- Correto!

Eu:

- Que bom!

Então é isso aí. Alzira dos Santos Silva te eternizo numa das crônicas semanais.

E finalizando, com o peito em festa e um sorriso de abre caminhos, entre o real e o imaginário, entre a verdade e a fantasia aqui contada, o que nem eu já mais sei, encerro a crônica da semana. Um beijo à todos, fiquem com Deus e até ano que vem. Ariosnaldo da Silva Vital Filho.


Em tempo: Alzira, sempre há tempo para recomeço. Então também te dedico esta linda mensagem, dotada de uma sabedoria imensa, que li um tempo atrás: “Muitas vezes Deus se cala... Mas o silêncio de Deus não significa que Ele desistiu de você... Sua Palavra diz que quando Ele fica em silêncio é porque está trabalhando... e é lógico... trabalhando em favor daqueles a quem Ele ama... E ELE TE AMA!!! Portanto se você está passando pelo silêncio de Deus... Ele te diz: Não temas! Eu sou contigo, Eu te Amo. Paz sempre! (Fernanda Coelho Dias)”

Veja também no site www.sempolemica.com essas e outras crônicas do autor.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

JÁ É NO PRÓXIMO SÁBADO NA CASA DA SERESTA, TODOS JUNTOS E MISTURADOS...

O ritmo que todos dançam DJ TIC TAC o DJ da galera e da terceira idade; DJ-LEANDRO BALLA o DJ que balança geral e a nova revelação do fank, DJ PAMELLA GABRIELLY CARMINATTI, no próximo sábado (30/01/2016) na CASA DA SERESTA, com início previsto para as 21h00min. A MISTURA DE RITMOS ONDE TODOS DANÇAM, VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!

PARTICIPE DO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E AJUDE QUEM PRECISA

O proprietário, cartola, técnico, atleta, e roupeiro do AVR, Velho Rê, promete levar sua equipe com força total.
AVR - Velho Rê e Kessi, dizem que gostam de jogar com a camisa
nessa cor porque dá sorte... Será? Sorte no jogo ou...
Olá pessoal, vocês que gostam de bater “uma pelada”, estão todos convidados para participar de um torneio beneficente, que será realizado no próximo domingo (31/01/2016), com o início previsto para as 09h00min, no campo do “Bomba”. Esse torneio já é tradicional, e é realizado com o intuito de arrecadar alimentos, que será entregues a pessoas carentes de nossa cidade. A inscrição será uma cesta básica de alimentos não perecível. Essa programação já é realizada há vários anos pelo senhor Edmilson Leite Santos, o popular “BOMBA” com a finalidade única de ajudar aqueles que mais precisam. Nesse dia, o “Bomba” contará com a ajuda dos desportistas Renilton, o popular “Velho Rê” e do seu filho Kessi Jhonis. Vá lá, participe, leve um quilo de alimento não perecível e torça pela sua equipe ser a vencedora. O prêmio para o campeão? Será o mais valioso de todos: Você estar com saúde, se divertir, e ainda poder ajudar aqueles que realmente precisam. NÃO ESQUEÇA... DOMINGO DIA 31 DE JANEIRO, NO CAMPO DE FUTEBOL SOCIETY DO “BOMBA”, COM INÍCIO AS 09h00min. NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL: SUA AJUDA!!!
Diga aí meu amigo Robertinho...

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

70 ANOS DE VIDA... “PARABÉNS PRA VOCÊ NESTA DATA QUERIDA...”

Aniversariante, com o marido, filhos, genros, noras, netos e bisnetos
Aniversariante com o marido e filhos
Hoje tive o prazer de receber os “retratos” da homenagem feita pelos filhos à senhora EROTILDES SILVA MARINHO, ou simplesmente “Eró”, que esteve completando setenta anos de vida na sexta-feira (22/01/2016). A comemoração foi realizada no salão nobre do Sindicato dos Professores de Santarém – SINPROSAN, onde se fizeram presentes mãe, irmãos, marido, filhos, netos, bisnetos, parentes em geral, e amigos mais chegados. Muita alegria e descontração foram tônicas da homenagem. Houve o tradicional “parabéns pra você”, seguidos de discurso da aniversariante, de amigos, e parentes. 
Com a mãe
Para eu, Tia Eró, você merece todas as homenagens do mundo. A senhora que sempre foi, e é uma guerreira, uma mulher que sempre batalhou e batalha ao lado do seu marido; que criou e deu de comer a doze filhos; agora que os filhos estão criados, merece essa homenagem e muito mais. Só de agüentar o Cutia, já merece a auréola. Para quem não conhece “Tia Eró”, é esposa de meu pai Wilson Marinho (“Cutia”), por mais de cinco décadas, e é uma pessoa a quem admiro e tenho muito respeito. Tia Eró... Infelizmente, por vários motivos, todos justificáveis, não pude comparecer à sua festa, mas tenho certeza 
Com as irmãs
que a senhora foi muito feliz nesse dia, e espero, que não só “naquele dia”, mas todos os seus dias a senhora tenha a mesma atenção e o amor de todos, e que goze sempre de muita saúde. Mas... Já falei muito sério, até demais! O Jaca me falou que a senhora já não agüentava mais fazer “69”, pois passou o ano todo e até que em fim chegou o dia de mudar e fazer “70¨”. Parabéns mais uma vez! Acabou a festa... O Cutia lhe espera. Um abração, amo todos os (hoje) treze!  Para encerrar, quero encerrar com “chave de ouro”, transcrevendo um texto que “roubei” do face do Emanuel Teixeira Figueira, que tem o dom da palavra e sabe como usá-las: 
Com o marido e cunhadas

“Ontem, por amizade de pessoas que admiro e por seu generoso convite, pude participar de uma homenagem de amor a uma mãe.
Uma mãe que completou 70 anos e ao lado do seu marido criou 12 filhos. Criou, educou, encaminhou de forma magistral apesar das condições econômicas e sociais nem sempre favoráveis.
Esses doze filhos lhe deram netos, genros, noras e bisnetos.
Hoje, esses filhos, homens e mulheres de bem, seguem seus próprios caminhos sem jamais deixar de ir buscar a bênção que fortifica dessa mãe forte que foi, é e será seu "porto seguro".
Recebendo as homenagens dos filhos
Graciete, José Wilson, Janete, Jacenilda (Coca), Willyson, Jocildes (in memorian), Jadson, Jeane, Jarlei, Wilsinho, Charles e Charlene são os filhos muito amados de Erotilde Silva e Wilson Marinho. Foram eles quem prepararam a bela festa de homenagem aos 70 anos da sua mãe querida.
Ali eu constatei muita amizade, alegria, entusiasmo e emoções gostosas. Naquela ocasião com preleções entusiasmadas, cantos incentivadores, aperto de mãos, abraços e declarações emocionadas, eles e nós, convidados, vivemos o que na canção Roberto Carlos denomina "momento lindo".
Foram momentos de emoção e enlevo criado pelo amor que esses filhos têm por sua mãe.
Dali saí com a certeza de que a homenageada e seu marido jamais ficarão sem amparo em suas velhices, pois, entendi que esses filhos cumprem à risca o quarto mandamento da Grande Lei.
Daqui, com este pobre texto segue a minha admiração pela família Silva Marinho. Parabéns, comadre Eró!
Parabéns, meninos e meninas!” VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.






sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

AZZIMUTH CONFECÇÕES – O FINO DA MODA JEANS E BRIM

Essa você já conhece e confia AZZIMUTH CONFECÇÕES – O FINO DA MODA JEANS E BRIM. Lá você pode encontrar roupas tanto para adulto, infanto juvenil, recém nascido, ou seja, de zero a oitenta anos, e para todos os gostos e tribos. Na Azzimuth você pode encontrar também calçado masculino da linha Kenner, Nevano, Pegada, Klin, etc. No segundo piso, você pode encontrar cuecas da Lupo, Gaz Neutro, Fórum, Cavalera; uma linha de brinquedos em 
geral; calçados infantil e adultos; camisas, camisetas, da Breda, Rat Boy e outras; Blusas e vestidos da marca Sly Wear, Ilicito, Adrun, Gajang, Malwee, Cativa, Femy, etc.; vários tipos de roupas: Jeandarrot, Greenish, Sociedade Surf, Dom Pierre; se você vai viajar, na Azzimuth também você pode encontrar, bolsas, pastas, carteiras, roupas sociais e esportivas. Em fim, visite-nos e veja de perto o que podemos lhe oferecer. Você é que escolhe, temos para oferecer do bom e do melhor, com preços acessíveis a todos os bolsos. AZZIMUTH CONFECÇÕES – O FINO DA MODA JEANS E BRIM está localizada à Avenida Brasil, nº 69, Centro, cidade de Rurópolis – Estado do Pará, esperando por você. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

CRÔNICA DA SEMANA: VAI UM ITUZINHO AÍ?

Senhor Elizeu e Ary Vital
Vinte e dois de janeiro de 2016. Eram 13hs, estava na praça da rodoviária. Do nada paro. Olho para o tempo. Tenho esses momentos, só meus, em que me perco “num instante que não para”. Respiro. Penso: "Quanta loucura, tanta coisa boa está acontecendo. Tive que vim para Rurópolis para realizar meus sonhos"
Há 15 anos um sonho estava engavetado e agora se materializa. A história de um Coração Tatuado sai do papel e cria vida. Salta o mundo. Elegi o ano de 2016 para realizar meus sonhos. Ser bobo, ser poético, ser louco aos olhos de muitos. Seguir as linhas do meu coração e pegar o Caminho das estrelas.  Fazer o que mais gosto: Escrever, encantar, confundir criação e criador, vice-versa. Sonhar. Um sonho não se nega a ninguém, jamais! Essa lição eu aprendi numa padaria.
Primeiro selfie o senhor Elizeu se atrapalhou
Certa vez vi uma criança de rua olhando a vitrine de uma panificadora e tocando no vidro em direção de um doce. O atendente viu aquela cena, mas ignorou. O menino estava se deliciando com aquela guloseima. E antes que eu intervisse, uma senhora se aproximou com uns reais na mão e disse: “Meu senhor, por favor, veja um sonho para essa criança. Esse não, o maior que tiver aí, afinal um sonho não se nega a ninguém”. E ela entregou para o menino e ele saiu correndo com seu sonho nas mãos. Segurando firme para não deixá-lo cair. Foi o ato mais poético e inspirador que vi na vida e não esqueço. E até me questiono: “Quantos sonhos me neguei?” e “Quantos sonhos ainda estão presos numa vitrine? E o que me resta?”
E andando pela praça,  trocando passos com a solidão e pensamentos vagos, vejo vindo em minha direção, em passos largos, com seu carrinho vermelho e um imenso sorriso no rosto, dizendo:
- Doutor, quanto tempo. Pensei que o bacharel tivesse ido embora. Estava triste.
- Elizeu, meu amigo. Quanto tempo. Precisava falar com o senhor. Tenho novidades.
 - Pois não Doutor, estou sempre por aqui. Vossa Excelência que sumiu.
-Nada. Tô aqui com vocês e já faz nove anos, Elizeu. Quero lhe informar que em breve eu, 
Senhor Elizeu - O homem do Ituzinho

você e sua história estaremos numa revista. O senhor permite?
Ele com um sorriso animado falou: - A crônica, né.
- Sim. A crônica que saiu no blog do Marinho.
- Claro que permito. Mas tem tanto tempo.
Eu disse:
- Mas ainda repercute. Assim como música boa. Crônica que emociona não tempo.
Ele arrumando o boné me falou:
- Claro doutor, me sinto honrado. A publicação da história mudou minha vida.
- Mudou a nossa. Parece resgate de outras vidas. Redenção. Eu, certamente, tinha alguma dívida com o senhor, momento de resgate, aqui e agora, no presente.
- Que isso Doutor. O senhor é uma pessoa boa. Mudou tanto o rumo de tudo por aqui, e vai um ituzinho aí?
Por horas, eu me rendi mais uma vez a conversa dele. Chamava atenção de quem passava, até a mulher que vendia farinha parou para ver o que estava ocorrendo.
- Elizeu, o velho do ituzinho. De Rurópolis para o mundo. Tenho que ir. Abraços. E para não perder o costume, vamos tirar nossa foto, depois 2 anos.
E ele mais uma vez me surpreendeu: - Doutor, isso não é uma Selfie? A gente só não tira foto com pessoas importantes? Ninguém nunca tirou uma Selfie comigo. É a primeira vez.
E eu:
- Poxa Elizeu já queres fazer eu chorar rapaz? Mas não vou. Vai estragar a Selfie. Bocó é quem não tira Selfie com o senhor. Ícone de nossa cidade.
E ele:
- Doutor Ary, quando viajar não se demores. Parece já que fazes parte da cidade. O senhor foi a primeira pessoa que escreveu sobre mim e agora tirou minha primeira Selfie. Sempre aprontando com a gente.
- Eu? Vocês que aprontam comigo. Vira a página.
Bom encerrar a semana desta forma com um sorriso no rosto, em paz consigo e com o próximo.

Entre o real e o imaginário, a verdade e a fantasia, o que nem eu nem mais sei, encerro a crônica da semana. Fiquem com Deus.
Em tempo:

"Agradeço o acesso a Crônica Elizeu, O velho do Ituzinho. Em breve, publicada em revista de grande circulação em Belém". Obrigado Helder Marinho por todo o cuidado e carinho com elas. Foste um verdadeiro guardião. Hoje elas ganham o Estado. Muito obrigado Ana Cardoso pelas fotos e toda sua sensibilidade. És uma artista. Raeudson, obrigado pela idealização da capa do livro "Coração Tatuado". Obrigado a todos os Ruropolenses por suas histórias a mim confiadas. Eu que realizei um Sonho".


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PADRE JOSÉ BOEING... “PARABÉNS PRA VOCÊ, NESSA DATA QUERIDA...”

Padre José Boeing recebendo presente das mãos da senhora Divina (foto de aniversário anterior)
Padres: Jean, Boeing e João
Missa de Natal - Rurópolis
Natal Rurópolis
Nesta data tão importante de sua vida, quando estás comemorando mais um ano de existência, queremos prestar-lhe a nossa sincera homenagem, mesmo sabendo que nem sempre as palavras conseguem ser tão transparentes a ponto de expressar as qualidades de alguém. 

Acreditamos que o senhor, veio para o nosso convívio com a permissão de Deus, pois sua presença em nosso meio é contagiante, caracterizando a fé e a força que existem dentro do seu coração. 

Dizemos isso por esse seu jeito empolgante de animar as celebrações; de usar uma linguagem popular; de levar as pessoas a terem uma experiência com Deus. É por isso que aproveitamos esse momento celebrativo para parabenizá-lo e agradecê-lo por tudo que tens feito pelas Paróquias por onde passa. 
Padre José Boeing em Rurópolis
Queremos que saiba, falando em nome (não sei se posso ou se devo, mas já estou falando) da Paróquia Santíssima Trindade, Comunidade São Francisco de Assis, nesta cidade de Rurópolis, no Estado do Pará, que sentimo-nos muito honrados quando da sua presença em nosso meio, nos movimentos, nas pastorais, e que nos estamos felizes por poder participar desse momento tão especial em sua vida pessoal e sacerdotal. Rogamos a Deus e ao Espírito Santo que continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada e que, muitos anos em sua vida sejam acrescentados, para que sempre possas levar o Evangelho e o amor a todas as pessoas que encontrar. Pois sabemos que esse é o presente que queres ganhar: O DE VIVER LIVREMENTE A SUA FÉ E SUA VOCAÇÃO. Que São Francisco de Assis, nosso Padroeiro, possa lhe dar uma benção toda especial neste dia que é seu aniversário, derramando sobre o senhor, muitas felicidades, paz, harmonia, graças do Céu e muita saúde.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SE É PARA SE DIVERTIR NO TOPO... ENTÃO É TOP FUN!!!!


VENHA E PARTICIPE DO CLUBE DOS DESBRAVADORES

Quem são os Desbravadores?
Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se duas vezes por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas.
Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. 
Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CURSO DE CACAUECULTURA

Secretário de Agricultura Anderson Amorim, a instrutora Joyce Caroline que orientou, autoridades e os alunos que participaram do curso
Anderson Amorim - Secretário Municipal de Agricultura
NO DIA 15 DE JANEIRO, NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS AS 19h00min DEU-SE POR ABERTO A CERIMÔNIA PARA A ENTREGA DE CERTIFICADO DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO CURSO DE CACAUECULTURA NA (CFR) CASA FAMILIAR RURAL DO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS.
CURSO ESSE OFERTADO PELO PRONATECPARA DIVERSAS ÁREAS AGRÍCOLAS, INDUSTRIAIS, TURISMO DENTRE OUTROS. O MESMO É OFERTADO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL AO PÚBLICO ACIMA DE 15 ANOS QUE SEJA ALFABETIZADO.
Alunos falando em nome da turma
AS TURMAS SÃO DE MÁXIMO 20 E NO MÍNIMO 15 ALUNOS, COM A CARGA HORÁRIA DE ACORDO COM O CURSO, JÁ NO DE CACAU SÃO 160 HORAS DIVIDIDAS ENTRE EMPREENDEDORISMO, SEGURANÇA NO TRABALHO E PARTE ESPECIFICA DE CACAU. SÃO DISPONIBILIZADOS MATERIAIS DIDÁTICOS E PRÁTICOS PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO, BEM COMO: UM KIT PARA O ALUNO DE MOCHILA, CANETAS, LIVROS, CADERNO, GARRAFINHA, BONÉ E DENTRE OUTROS MATERIAIS.
DISPONIBILIZANDO TAMBÉM UMA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DE 320 REAIS PARA CADA ALUNO. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

Texto e fotografias sob a responsabilidade total da Assessoria de Comunicação da PMR (Hadassa Freitas, Rodieks de Jesus e Gilberto Kiss).