sábado, 19 de novembro de 2016

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Professora Neuzandes Costa

PRÓXIMO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA 20 DE NOVEMBRO DE 2016 (DOMINGO)
Para ilustrar nossa matéria sobre o dia nacional da “CONSCIÊNCIA NEGRA” solicitamos permissão da professora Neuzandes Costa para postarmos essas fotos de seu acervo. Professora Neuzandes é uma defensora da causa, e nada mas coerente colocá-la fazendo parte dessa humilde homenagem que fazemos a todas as pessoas de cor que sofrem tanto com um preconceito tão vil. Quando pedimos sua permissão para postarmos sua foto, ela nos respondeu: "Com certeza... Fique á vontade. Será um prazer participar de uma matéria sobre esse tema. Precisamos combater o racismo. Chega de Discriminação! Devemos nos achar linda com a nossa cor e nossos cabelos crespos e acima de tudo, ser feliz tendo consciência dos nossos direitos. Abraços!” Então... é isso aí...
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.









O objetivo do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
ORIGEM DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
No dia 20 de novembro, é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data cívica foi instituída no ano de 1995, em homenagem aos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes a resistir à escravidão. Nessa comemoração, o herói é um negro cuja história remete ao passado escravista do país e às consequências nocivas desse modelo exploratório para a população afrodescendente do Brasil. A vida de Zumbi é símbolo da resistência negra ao escravismo e da luta dos afrobrasileiros contra o racismo, a discriminação e a exclusão social.
ORIGEM DA DATA
O Quilombo dos Palmares foi criado em 1597 na Serra da Barriga (AL) por cerca de 40 escravos que conseguiram fugir de engenhos de açúcar da região de Pernambuco. Trata-se da mais conhecida comunidade negra a viver fora do sistema escravista. Com o passar do tempo, sua população cresceu, o quilombo tornou-se praticamente uma cidade, e abrigou cerca de 30 mil foragidos, entre negros, índios e brancos. Com a chegada de mais e mais pessoas, formaram-se os mocambos, que eram como pequenas vilas2. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro líder do Quilombo dos Palmares.
Com o passar do tempo, portugueses e holandeses tentaram dar fim ao quilombo, porém, sem êxito.
Em 1655, nasceu Zumbi, na comunidade de Palmares. Ainda criança, foi capturado por invasores bandeirantes e levado como presente ao padre Antônio Melo, em Recife. O menino foi batizado pelo padre com o nome de Francisco, educado, tornou-se coroinha nas missas, aprendeu o português e o latim. A comunidade local, porém, não aceitava o fato de o padre criar o menino como filho e não como servo2. Não levou muito tempo para que Zumbi fugisse. Aos 15 anos, em 1670, voltou para Palmares e lá recebeu o nome de Zumbi.
Aos 17 anos, Zumbi revelou-se um grande guerreiro e organizador militar, durante as lutas contra soldados portugueses. Assim, tornou-se uma espécie de ministro da defesa.
No ano de 1678, Pedro de Almeida, governador da capitania de Portugal afirma sua preferência pela submissão do quilombo às regras portuguesas, ao invés de sua total destruição. Na época, o governador propõe um pacto de paz a Ganga Zumba, que acredita na proposta, mas acaba morto. Assim, Zumbi passa a comandar a resistência contra os soldados de Portugal.
Mais tarde, em 1694, os bandeirantes Domingos Jorge Velho e Vieira Mello lideraram o extermínio da Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares. Zumbi foi ferido, mas conseguiu fugir junto com outros sobreviventes. Até que, no ano seguinte, em 20 de novembro de 1695, Zumbi é denunciado e traído por um antigo companheiro. Foi perseguido, preso e morreu assassinado.
HISTÓRIA DE ZUMBI
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil.

Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário