segunda-feira, 3 de outubro de 2016

UMA HOMENAGEM DO “VELHO JOE” AOS AMIGOS MARCOS E MARCIO FURTADO

Joe, a família Furtado e amigos...
Os homenageados...
Navegando pelo face, vi essa homenagem aos irmãos Marcos e Márcio Furtado, feita pelo Joevan Caetano, ou simplesmente “Joe” como gosta de ser chamado. Joe reside já alguns anos na cidade de Dresden na Alemanha, mas residiu por vários anos aqui em nossa cidade, e está sempre acompanhando, mesmo de longe, o que acontece por aqui. È uma figura extrovertida, muitas vezes com textos irritantes, mas com uma cabeça com um QI acima do normal. Estuda música e é doutorando em musicologia. Veja abaixo a homenagem aos amigos:
Um bicho DÊEEEEEEESSE, dizia o velho Nelinho para estes dois.
Dois Grandes Amigos de Infância; um deles amanheceu VEREADOR da cidade onde crescemos. Parabéns Marcos Furtado (Marcuzé).
Raramente quebramos a perna quando subimos trabalhosamente na vida, mas quando optamos pelos caminhos fáceis, dizia o filósofo Nietzsche.
Em 1988 minha família se mudou para a antiga rua 09 na pequena Rurópolis (interior do Pará) e havia uma garotada esperta que jogava bola todos os dias de tardezinha e montava fogueiras gigantes quando anoitecia, pois não além não possuírmos água encanada, não havia luz elétrica. Vivíamos felizes carregando água nas costas e se movimentando pela luz de vela ou lampiões nas nossas casas. 
Marcos com seu pai, senhor Miguel Furtado
Aquelas fogueiras no meio da rua proporcionavam fraternidade de ambiente até o advento das cinzas por volta das 22:00. A gente ia dormir pois não havia mais o que fazer e as 7:00 precisávamos estar em sala de aula. Aquele colégio não tinha quadra, nem bola; não havia estrutura mínima para o exercício dos nossos corpos juvenis, mas a gente dava um jeito de SER FELIZ.
Me lembro destes dois amigos irmãos que foram meus vizinhos. A família deles e a da dona Izabel (mãe do Chico) eram os mais pobres naquela rua. Comiam o pão que o diabo amassou para sobreviver e mesmo assim conquistavam as MELHORES NOTAS durante o Ensino FUNDAMENTAL na Escola Eurico Valle Ensino Médio. Enquanto alguns colegas naquele colégio comiam picanha com filé mignon em churrascos abundantes e tiravam notas vermelhas em matemática, o Márcio Furtado e o Marcos tiravam 99 ou 100 em matemática e afins comendo farinha com arroz e uma pitada de sardinha no almoço (lanchavam farinha com açúcar). VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO.







Eita vida difícil foi aquela.
Me lembro que em 1993 o Marcos foi enviado PELA FÉ para estudar no MELHOR COLÉGIO de Santarém para prosseguir no Ensino Médio, pois a cidade só oferecia o Ensino Fundamental. Ele saiu da água para o vinho numa ação arriscada e visionária dos pais.
Foi viver de favor na casa do seu Abraão pai do Abraãozinho (a mãe do Abraãozinho era uma exímia cozinheira). No ano seguinte o Márcio foi enviado para aquela escola de Elite (Dom Amando) $$$$$ e os recursos ficaram no raciocínio esperançoso do DEUS PROVERÁ.
Ambos sobreviviam copiando trabalho dos colegas de famílias $$$$$ e ganhavam o pão de cada dia fazendo trabalhos "subversivos" /alternativos.
Em pouco tempo, ambos foram homenageados no QUADRO DE HONRA daquela Escola DE ELITE, porque tiravam as MELHORES NOTAS durante o ano. Dois pobres com o corpo à base de alimentação precária superando os limites de si mesmo e superando centenas de estudantes que tinham 10 refeições por dia.
Ambos me lembram aquele Histórico GP em Interlagos em 1993 quando Ayrton Senna largou em terceiro lugar correndo com um carro muito inferior e VENCEU NO BRAÇO aquela corrida com as duas Willians dotadas de absoluto favoritismo. Senna deu uma AULA DE GENIALIDADE em Pilotagem da mesma forma que estes dois mancebos deram aulas de resistência visionária naquelas duas escolas.
Posteriormente, ambos foram aprovados no Vestibular e se graduaram. Após a formatura, decidiram retornar a cidade onde cresceram para se dedicar ao ensino na MESMA ESCOLA onde começaram a aventura.
Em 2013 estive no Colégio onde estudamos juntos e tiramos fotos com os alunos deles. Ambos vivem bem, SE ALIMENTAM BEM e ENSINAM com dedicação e ternura. Desde crianças, ambos SEMPRE foram muito dedicados nos compromissos e continuam exercendo a MESMA SERIEDADE que elevou-os à condição de VENCEDORES no tempo do tempo.
Ambos estão felizes e bem resolvidos lecionando naquela cidade pobre e cheia de alunos TAMBÉM POBRES. Alguns saíram daquela cidade não quiseram voltar, mas o Márcio e Marcos saíram para aperfeiçoar e decidiram voltar PARA ABENÇOAR. A vida é dinâmica e cada um tem um destino. Uns estão infelizes com o próprio destino, porém outros estão SUPER FELIZES no lugar onde vivem e fazendo com ternura e paixão àquilo que gostam.
A partir de agora, o Professor Marcos Furtado exercerá outra função nos próximos 4 anos.
Que Deus e todas as Energias do Bem o Ilumine nesta nova etapa.
Parabéns pela trajetória BRILHANTE e pela Campanha TAMBÉM BRILHANTE.
Saudações do velho Prince.
Valeu.
Joe
Dresden

Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário