sábado, 11 de junho de 2016

PARABÉNS RISO... QUE VENHA MAIS 80!

Aniversariante com os irmãos...
Com os filhos...
Ontem, sexta-feira (10), tive o privilégio de participar dos festejos de 80 anos de minha mãe Risomar Maria Marinho Hoyos, ou simplesmente “Riso”, ou para os mais íntimos “Mana Riso”. Na verdade Riso nasceu no dia 04 de junho de 1936, mais a comemoração foi na data de ontem. Estiveram presentes, irmãos, cunhada, cunhado, filhos, noras, netos, sobrinhos e os amigos mais íntimos, principalmente algumas amigas de infância. A comemoração contou também, com a presença do amigo da família Padre Sidney Canto, que realizou uma celebração em ação de graça. Dando inicio a comemoração houve a entrada da aniversariante acompanhada de seus filhos, posteriormente a bênção realizada pelo Padre; 
Com os netos...
uma sessão de slides contando a vida da aniversariante, logo em seguida a irmã Neuba leu um texto em homenagem a aniversariante. Foi cantado o tradicional “parabéns pra você” e dando continuidade, foi servido um farto jantar, acompanhado de uma deliciosa sobremesa onde todos os presentes degustaram de tão saboroso bufê. Houve ainda música ao vivo onde os presentes dançaram ao som de uma boa dupla que estava se apresentando. Mãe, obrigado por me dar a honra de conduzi-la ao salão apara ser apresentada aos presentes. O aniversário foi seu, mais a felicidades foi nossa de vê-la com saúde e feliz. Para uma pequena homenagem através do nosso humilde blog, pedi ajuda para o nosso poeta (poeta particular, da família) Emanuel Teixeira Figueira, o qual fez o texto abaixo:
Com as amigas de infância...
Dona Riso,
Hoje, para você, existe uma longa estrada para ser olhada...
E é lá do alto, de pé, radiante que você olha a amplidão do que venceu até chegar a este ponto da vida.
Foram tantas paradas... Outros inúmeros recomeços...
Vieram desistências... Retomadas...
Desde o longínquo tempo da vida lá no pequeno Piraquara até a sombra do Redentor que te recebeu de braços abertos na grande cidade, você vai seguindo confiante.
Se aqui ou ali, por momentos, sua saúde já fraqueja, sua vontade férrea coloca-a nos trilhos porque quer seguir viagem, quer ir adiante, conquistando, desfrutando, vivendo...
E você faz isto desde o começo e, até aqui, não perdeu o ritmo.
Com os filhos, recebendo as bênçãos através do Padre Sidney Canto
Você já foi jovem e viveu as emoções próprias da juventude. Foi estudante. Estudante daquelas que lutaram corajosamente sem perder a esperança, e que conseguiu o seu objetivo.
Você não se perdeu nas paixões juvenis e nem desviou o rumo dos seus sonhos bons. Escolheu um companheiro e com ele construiu um lar, teve filhos e, fielmente, desfrutou da sua companhia até quando Deus o chamou para o seu lado.
Quando vieram os desafios profissionais, você escolheu ser professora.
Uma missão diferente das tantas que existem porque vem arraigada de doação, vem completa de altruísmo, de dedicação responsável...
Simplesmente Ela...
Muitos, em suas profissões, realizaram tanto. Porém, na sua profissão, você fez com que eles conseguissem isso, pois, como disse o repórter Alexandre Garcia, o que seria do engenheiro, do médico, do empresário, do deputado, do senador, sem o professor?
E assim você venceu muitas etapas, ensinou caminhos bons, mostrou o mundo para muitos. Certamente, aqueles que um dia, em sala de aula, acolheram e levaram para a vida os seus ensinamentos, hoje, são bons cidadãos, bons pais, bons cristãos e gente que faz o bem.
E, pela vida afora você foi à condutora da sua família. Primeiro, você conduziu com seu exemplo as decisões de suas irmãs mais novas. E por isso, até hoje, elas a admiram e respeitam. Na família que você fez, até hoje, é uma referencia de coragem, de liderança, de aconchego, de coração zeloso com possibilidades de "refazer bateria", de ajustar o prumo, de propor caminhos bons a seguir.
Irmã Neuba fazendo sua homenagem
E é por tudo o que você realizou que hoje está aqui para festejar a vida, para repartir alegria, para agradecer a Deus ao lado dos seus filhos, netos, netas, amigos, enfim, da sua família, o dom da longevidade que desfruta.
Com certeza é o presente que Deus oferece a você pelo tanto que fez aos outros e que não teria tanta sublimidade se antes não tivesses feito para si mesma.
Assim, como a boa filha que se tornou boa mãe, excelente avó e preferida conselheira de todos eles, hoje você festeja seus 80 anos e, nós a vemos como uma debutante que alegre espera a dança da valsa. A dança da valsa que embalarão suas tantas lembranças ao som da música do dever cumprido conduzida pelo galante cavalheiro imaginário que Deus oferece nesta altura da vida.
Portanto, querida professora, mãe, avó, amiga... Hoje, cheios de admiração e respeito nos a homenageamos. E que venham tantos outros dias como este para nos dar oportunidade de dizer: Muito obrigado! 
PARABÉNS, PROFESSORA RISOMAR MARINHO HOYOS!
NÓS A AMAMOS!    VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Fotografias de Maria Elizete de Sousa e H. Marinho.






Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.
















































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário