quinta-feira, 2 de junho de 2016

CAMINHADA PELA PAZ 2016

Dezenas de jovens estiveram presentes na caminhada
A SEMANA MUNICIPAL DA PAZ, instituída pela Lei Municipal n° 271, sancionada pelo Prefeito, no dia 29 de maio de 2009, observa em seu Artigo 1º, que: “fica instituído no município de Rurópolis, A SEMANA DA PAZ, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de junho”. Neste ano de 2016 a SEMANA MUNICIPAL DA PAZ, teve inicio ontem, dia primeiro, com a seguinte programação: 01 de Junho de 2016: Missa pela unidade dos Cristãos. Local: Comunidade São Francisco de Assis – Matriz - Horário: 20h00min horas. 02 de Junho de 2016: CAMINHADA PELA PAZ. 
Professora Maria França
Padre Jean Paul
Local de concentração: Em frente à Escola Vila Nova - Horário: 16h00min horas, com término na Câmara Municipal de Vereadores, onde houve uma retrospectiva da SEMANA DA PAZ desde 2009 até 2016, com narração da professora Maria França. Após a retrospectiva, Padre Jean Paul, falou sobre o objetivo da semana; logo em seguida o Defensor Público, Doutor Plínio Tsuji também usou da palavra, falando dos problemas existentes em nosso município e posteriormente foi à vez da senhora Dominga Bonfim, que em resumo falou que as coisas para mudar têm que haver amor, sem isso nunca haverá paz. 
Doutor Plinio Tsuji
Senhora Domingas
Para encerrar, Padre Jean Paul leu uma mensagem de paz e em seguida foi feito as orações finais e recebido a benção feita pelo Pároco. Participaram da caminhada alunos da Escola Eurico Vallle e da Escola Bela Vista, juntamente com vários professores. Como bem frisou Doutor Plínio, mais uma vez a sociedade organizada mostrou seu desinteresse, não comparecendo ao evento.  Na continuação da SEMANA DA PAZ, amanhã dia 03 de Junho de 2016: Encontro de ESPERE - Local: Comunidade São José Carpinteiro - Horário: 18h00min; Dia 04 de Junho de 2016: Visita na Comunidade Ouro Verde. Horário de saída: 08h00min e finalmente no dia 05 de Junho de 2016: Celebrações em todas as Comunidades da Zona Urbana voltada pela Paz.

VEJA MAIS FOTOS E AINDA A RETROSPECTIVA CLICANDO ABAIXO





Para ver as fotos em tamanho grande, clique em cima das fotos.



















































































RESTROSPECTIVA DAS SEMANAS DA PAZ EM RURÓPOLIS

CONSTRUIR A PAZ É DEVER DE TODOS NÓS.
2009
CONSTRUIR A PAZ É DEVER DE TODOS NÓS.
Esse foi o tema central da SEMANA PELA PAZ que foi realizada nos dias 1 a 4 de junho de 2009 
            A iniciativa de fazer esse evento veio a partir das angustias e inquietações do povo vendo as violências em geral que estão ameaçando cada vez mais a vida e a segurança pública. No entanto foram convocados todas as entidades, igrejas, movimentos, grupos, escolas e povo de modo geral para participar da caminhada pela paz. Essa idéia veio ganhando apoio das entidades que depois formou- se a comissão organizadora do evento.
A inspiração fundamental do evento foi a Campanha da Fraternidade com o tema FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA e o lema: “A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA”.
Depois de muitas reuniões e reflexões ficou como Objetivo geral da SEMANA PELA PAZ é: Mobilizar e Sensibilizar a Sociedade Ruropolense a contribuir na promoção de uma cultura de PAZ nas pessoas, na família, e na comunidade de modo geral, efetivando a construção da justiça social, garantindo a segurança  para  todos, orientada por valores humanos tais como: solidariedade, fraternidade, amor, respeito ao outro e  justiça.
Para que o objetivo geral seja atendido foram projetados e realizados algumas  atividades  como:
1. Palestras nas escolas e algumas comunidades. 
2. Educação sobre PAZ NO TRANSITO.
3. Um projeto para câmara dos vereadores reivindicando uma Lei do Dia Municipal da Paz
4. Construção de Um Monumento da PAZ com frase: RURÓPOLIS É DA PAZ
5. Entrevistas nas duas Rádios que existem na Cidade.
6. Grande CAMINHADA PELA PAZ nas ruas da cidade.
Palestras nas escolas e algumas comunidades. 
As palestras nas escolas, entidades e comunidades têm como tema central: VIOLENCIA: na família, na escola, no trabalho, no campo, no transito; violência e exploração contra mulheres, criança - adolescentes e jovens. Essas palestras foram feitas pelos membros da comissão organizadora e os demais convidados.
Essas palestras servem de preparação para caminhada, momento em que os alunos e os pais, movimentos e grupos preparem suas faixas, camisetas, mensagens, poesias, cantos, cartazes, apresentações teatrais, culturais e religiosos, danças entre outros.
EDUCAÇÃO SOBRE PAZ NO TRANSITO
Educação sobre paz no transito que foi realizado numa tarde em vários pontos da cidade conta com atuação dos Policia Civil – no comando do delegado, Policia Militar e Pessoas das Comunidades Católicas.
UM PROJETO PARA CÂMARA DOS VEREADORES REIVINDICANDO UMA LEI DO DIA MUNICIPAL DA PAZ
Um projeto requerendo a Lei do Dia Municipal da Paz foi encaminhado para câmara dos vereadores e com assinatura de alguns vereadores, e assinado pelo Prefeito no dia 29 de maio de 2009 e finalmente foi aprovado e oficializado Lei Municipal n° 271 sobre SEMANA MUNICIPAL DA PAZ com 5 artigos dentro de uma programação na câmara dos vereadores alguns dias  depois da Caminhada Pela Paz.
CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO DA PAZ COM FRASE: RURÓPOLIS É DA PAZ
O projeto de construir um monumento de paz no trevo da Transamazônica e Santarém Cuiabá. Que tem como formato: duas mãos de várias cores representando as raças do povo brasileiro e uma pomba branca que é símbolo mundial da PAZ e uma flâmula com frase: RURÓPOLIS É DA PAZ. Esse projeto ainda ser discutido e planejado para longo prazo
ENTREVISTAS NAS DUAS RÁDIOS QUE EXISTEM NA CIDADE.
Grande Caminhada pela PAZ no dia 4 de junho de 2009, às 17.00h.  A população em geral e estudantes juntamente com professores e funcionários começaram chegar antes da hora marcada. Chega o grande dia da CAMINHADA PELA PAZ.
Contamos com a presença de multidão, calculadamente mais de duas mil pessoas que são representantes das igrejas, Entidades, grupos, escolas, movimentos, órgãos públicos e associações chegaram cobrindo as ruas da cidade Rurópolis cada um com suas faixas, cartazes, músicas apropriadas para o evento, mensagens e jeito de manifestar suas inquietações e desejos pela PAZ.
GRANDE CAMINHADA PELA PAZ NAS RUAS DA CIDADE.
A grande caminhada teve inicio na frente do Ginásio Poli esportivo Municipal e Delegacia e passando pelas ruas da cidade circulando pelos lugares públicos como: igrejas, secretarias, câmara e prefeitura municipal e Termina na Praça Cívica  com apresentações culturais, religiosos,  teatrais,  musicais  e outros.
Para animar a caminhada conta com carro de som do TICTAC, Toyota da Paróquia carregando Água, Uma unidade da Ambulância do setor da Saúde Na segurança contou com apoio dos Policias Civis, Militares e alguns membros dos Escoteiros. E na cobertura foi com equipe de RUROPOLIS.COM, Radio Comunitária e individualmente cada um registrou esse evento marcante.
SEMANA MUNICIPAL DA PAZ; DE 1 A 05 DE JUNHO DE 2010.
TEMA
RELAÇÕES INTERAÇÕES PESSOAIS HUMANAS.
A pessoa humana precisa aprender a conhecer a si mesmo, e ter equilíbrio e percepção em suas atitudes;
Respeito, espaço, direitos, deveres, obrigações, valores, são regras que não basta conhecer, precisamos colocá-las em práticas;
“Toda pessoa que queira se sobressair, social ou profissionalmente, precisa ter consciência que a pessoa humana é evolução, contínua, intelectual e espiritual” (Olinda Silva na lei municipal de Rurópolis nº 271, art. 1º diz “FICA INSTITUÍDO NO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS, A SEMANA DA PAZ, A SER COMEMORADA ANUALMENTE NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS DE JUNHO”
2011
Em respeito a essa lei, sentimos como uma obrigação de dar continuidade desse projeto, pois “construir a PAZ é dever de todos nós”.
No entanto, a Igreja católica convidou a participação do povo da sua comunidade, igreja, entidade, sindicato, movimento, associação, bairro escola para realização do ato público de fazer mutirão de limpeza no centro da cidade.
2012
O TEMA TRABALHADO FOI A RESPEITO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE REFLETINDO A SITUAÇÃO DA SAÚDE COM O TEMA; A SAÚDE COMO VAI?

2013
DEMOS PRIORIDADE PARA A JUVENTUDE E AS ATIVIDADES FORAM VOLTADAS PARA CAMPANHA DA CF COM O TEMA “ACORDA JUVENTUDE”
2014
TEMA; TRÁFICO HUMANO E TRABALHO ESCRAVO
Nesta sexta-feira (06/06/2014), foi realizado nas dependências do salão nobre da Câmara Municipal, uma Audiência Pública alusiva a Semana da Paz. Vários seguimentos da sociedade se fizeram presentes, participando, ouvindo e interagindo com os palestrantes, dando suas opiniões e traçando planos e projetos para serem levadas as autoridades competentes, afim de que sejam amenizados os problemas existentes em nosso município.
A comissão organizadora, falou que com a ausência das principais autoridades, que, diga-se de passagem, a presença dos mesmos era essencial, a reunião ficou um pouco frustrada, haja vista, que a maioria dos problemas existentes em nosso município, dependia da presença dos mesmos para que se pudesse chegar ao objetivo da audiência. Muitos problemas, como a droga, bebida alcoólica, tráfico de pessoas, trabalho escravo e outros, foram abordados e os palestrantes fizeram uma boa explanação e tiraram algumas dúvidas que foram requisitadas pelos presentes.
A Comissão disse ainda, que estudará uma data para um próximo encontro, onde espera contar com a presença das autoridades a fim de que juntos possam atingir o objetivo principal do encontro, que é coibir ou pelo menos amenizar os problemas social existente em nosso município. No encerramento, houve um coquetel, ofertado pela comissão organizadora aos presentes
2015
“Estudando o Evangelho de Marcos, ‘‘Eu vim para servir” nos levou a refletirmos uma maneira de acordar e reescrever nossa história como comunidade cristã, não fora da sociedade que vivemos, mas dentro da sociedade, fazendo uma diferença positiva. Neste sentido trabalhando o tema;   ‘Ajude-nos  a servir no amor e na justiça’’
2016
•          Vendo a realidade que estamos vivendo e sentindo a necessidade de não calar o nosso grito pela paz como não cala uma oração. A Paróquia Santíssima Trindade, seguindo o planejamento de suas ações concretas, decidindo com o nosso conselho paroquial, resolvemos dar continuidade dessa luta que precisamos constantemente fazer pela paz em nossa casa, em nossas ruas, em nossa cidade, em nosso país e em nosso mundo. Portanto, o objetivo dessa semana da paz é para mais uma vez levantar firme a bandeira da paz no município de Rurópolis. Afinal, a paz e fruto da esperança que nasce de dentro do coração.
OBRIGADO!
RURÓPOLIS, QUINTA-FEIRA, 02/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário