terça-feira, 29 de março de 2016

PARTIR PARA OUTRO LUGAR DE MISSÃO

Padre José em pleno Rio Arapiuns
Padre José e Padre Jean ainda em Rurópolis
Partir... É incerteza, é desafio, é mistério, é doloroso e cheio de inquietações.
Partir é sair da segurança ou da certeza e de algo que já faz parte da sua vida cotidiana e encarar novos desafios.
Sair é mesmo que romper laços de vivencia com pessoas de tantas raças e culturas que há tanto tempo foi construída e de ambiente já familiarizado.  
Partir para novo rumo e para novo lugar de missão. Assim que é a vida de um missionário. Ou como diz Papa Francisco: “devemos ser a igreja em saída”.
Parte dos amigos de Rurópolis
Pobre do meu coração sofreu, né? A tristeza tomou conta olhando rostos amados e conhecidos que tive que deixar, a emoção invade os labirintos do coração e a separação é inevitável. Pois sei que vou para um lugar distante.
Com poucas palavras somente agradeço a Deus por ter me permitido a vivenciar, aprender, crescer, caminhar com esse povo querido de distintas raças e denominação de igrejas ou seitas desse chão almejado por vastas riquezas naturais e culturais. Agradeço por Deus que proporcionou as pessoas 
Já em Arapiuns
de coração generoso que me ajudaram ao longo dessa estadia de longos anos com seus gestos de amor, carinho, atenção ou também pelas agressões verbais e reações discordando que saem do coração daquelas pessoas que não comungam com a maneira que levo o compromisso nesta paróquia. Agradeço aquelas pessoas que vivem nas comunidades espalhadas nas vicinais, ramais,  comunidades e vilarejos ao longo da BR  Transamazônica  indo para Marabá e BR  163 indo para Cuiabá. Agradeço ao Dom Capistrano OFM (emérito), e ao Dom Wilmar O. Carm,  também as paróquias vizinhas com seus padres e lideres das comunidades com que  partilhávamos nossa vida e serviço na missão.
Amigos em Rurópolis
Agradeço também para as pessoas e famílias de outras denominações Cristãs, de modo especial na pessoa do meu amigo Pastor Charles e sua esposa dona Fátima da Igreja Adventista do sétimo dia e pastoras ou pastores da igreja Luterana. 
Reconheço que há inúmeras conquistas e vitórias, felicidades e sucessos que conseguimos construir e adquirir nessa caminhada.  Mas também passamos por derrotas, fracassos, decepções, tristezas e desânimos.  
Afinal viver em Rurópolis é viver a metade dos meus  19 anos de presença aqui na Amazônia.
Folclore em Arapiuns
Reconhecendo as minhas limitações, peço perdão e desculpas por não conseguir oferecer e testemunhar daquilo que o povo de Deus quer. Mas tenha certeza que levo comigo tantas memórias preciosas gravadas no meu coração.
Assim que aconteceu.
Em resposta da carta oficial do conselho da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, foi que no dia 21 de outubro de 2014, tive que partir... Depois de muitos anos vivendo na paróquia da Santíssima Trindade de Rurópolis. Parti, mas levo vocês meu amado povo de Deus no meu pobre coração rumo a novo lugar de missão chamado RIO ARAPIUNS.
Sempre pronto para viajar...
Agora já estou com um ano aqui em ARAPIUNS.  Uma região banhada por alguns rios e afluentes e maior deles é o RIO ARAPIUNS. Aqui somente tem um padre para atender 54 comunidades espalhadas ao longo dos rios ou pelas estradas cavadas com mãos pelos povos. Maiorias das comunidades são pequenas e algumas vilas maiores. Para alcançá-las somente pelos meios de comunicação fluvial e andando nas estradas. Aqui é uma região que não escapa das influências da tecnologia, da modernidade, dos problemas e dos desafios do mundo atual.
Com as crianças em Rurópolis
No novo lugar estou aprendendo e apanhando de muitas coisas. Por exemplo: como estar no meio das pessoas de culturas tão diferentes, ou como conduzir uma voadeira ou como conseguir a legalidade para dirigir uma embarcação fluvial mesmo que já sei manejar um barco a singrar pelos rios. E mais ainda, como ir à missão no tempo chuvoso e no tempo de verão, pois as mudanças entre as estações são dramáticas.
Os dias passaram fazia um ano, mas uma coisa que não sai da minha mente é a SAUDADE. Saudade de tantas maravilhas e até certas “mordomias” que vivia em Rurópolis na Transamazônica.
Rio Arapiuns
Agradeço por esse espaço virtual como um meio de Evangelização.
Ai que saudadeeeeeeee.

Abraços fraternos a todos.


Pe.Josef, svd

COMENTÁRIO NOSSO:Padre José, ou YOUSEF MAPANG, veio da Indonésia para o Brasil, e por muitos anos, prestou um relevante trabalho de evangelização em nosso município. Sentimo-nos honrado em receber seu texto com as fotos, e colocamo-nos a sua disposição através do site sempolêmica.com – De Rurópolis para o mundo, caso haja interesse de sua parte em divulgar o seu trabalho de evangelização nessa nova localidade, o qual tenho certeza, está sendo um grande desafio. Que Deus lhe abençoe e lhe proteja sempre nessa nova caminhada. H. Marinho - VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
















Arapiuns


Arapiuns


Arapiuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário