segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016.

Comunitários que participaram do encontro
Padre João com Comunitários
Ontem, domingo (07/02/2016), as 12h00min, houve o encerramento do encontro que estava sendo realizado no Barracão Comunitário da Igreja Católica Matriz, onde vários líderes comunitários estavam reunidos, debatendo e refletindo sobre o Tema e o Lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. De acordo com o Pároco Padre Jean Paul, o encontro teve o êxito esperado e abaixo ele faz um resumo do corrido:
“quero ver, como fonte o direito a brotar, a gestar tempo novo: e a justiça, qual rio em seu leito, dar mais vida para vida do povo” Refrão de Hino da CFE 2016.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 apresenta o tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade” e tem como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amos 5,24).
O objetivo principal é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, á luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. Ou seja, o direito ao saneamento aos milhões de brasileiros que vivem ä margem da sociedade, nas periferias, favelas e cortiços, o direito ao saneamento básico, tão necessário para terem condições de vida digna. Pois, a falta de saneamento básico e de moradias dignas tem incidência direta sobre a saúde da população.
Hora da descontração
Estamos falando de Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) porque é uma campanha organizada pelas Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Crista do Brasil denominada CONIC. O CONIC quer assumir como missão expressar em gestos e ações o mandato evangélico da unidade, que diz: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21) Essa é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica. Posso afirmar a caminhada ecumênica é uma trajetória marcada por fraternidade, confiança, parceria e protagonismo. Aqui esta a lista das Igrejas nesse conselho:
1-Igreja Católica Apostólica Romana (nossa Igreja)
2-Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
3-Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
4-Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.
5-Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.
6- Alianças de Batistas do Brasil.
Comunitários dando sua opinião
Nesse encontro aqui de nossa paróquia fizemos o caminho com uma metodologia dos movimentos de Ação Católica: Ver, Julgar e Agir.
Ver nossa realidade com algumas perguntas: como está estruturada nossa cidade? Quem realmente tem acesso ao saneamento básico?
Julgar essa nossa realidade na base da palavra de Deus porque nosso mestre é Jesus. Como Jesus de Nazaré denunciou o ritualismo e a legalização que privilegiava os puros e marginalizava os impuros (Mt 5,6-7). O Profeta Amos anuncia a Justiça. Jesus também anuncia a justiça. Cada qual o faz com a visão própria de seu tempo e de sua época. A questão das relações justas entre seres humanos entre si e para com meio ambiente diz respeito não apenas às Igrejas, mas a toda a humanidade. Devemos contribuir com nossas tradições.
O Agir nos levou a algumas ações concretas que vamos fazer daqui para frente:
•          Retomar o projeto de preservação das fontes de água e igarapé no perímetro urbano e rural.
•          Rever com o governo municipal a implementação das metas do plano diretor municipal que se refere ao saneamento básico.
•          Campanhas de educação ambiental nas comunidades entre outros.
•          Oficina de artesanato com material reciclava.
•          Fortalecer o grupo ligado as pastorais sociais,
Desejo para cada pessoa um bom tempo de quaresma e um Belíssimo ano Santo de Misericórdia.

Texto de Padre Jean-Paul Komi Sikpe, SVD
Fotografias: H. Marinho Júnior











































Nenhum comentário:

Postar um comentário