sábado, 31 de janeiro de 2015

CRÔNICA DA SEMANA: UM SORRISO COMO O SEU

Senhora Alzenir - A "equilibrista da vida..."


No final da tarde de hoje, ganhei mais um presente. Não daqueles que se guarda numa estante ou num guarda roupa com prazo de uso, mas sim daqueles que se agrega a alma.  Ao fechar o portão do prédio da delegacia me deparei com aquela senhora carregando consigo várias sacolas. Equilibrando aqueles objetos na maior categoria. Digo isso com todo o respeito e carinho, pois se eu fizer isso quebro meu pescoço. Não é qualquer um não que é capaz. Fiquei admirado com a força e ternura daquela senhora. E com o sorriso mais puro e tranqüilo me dado, embora o olhar cansado, ela nada me pediu, porém, eu disse: “Deixa que eu lhe ajude”!  E fui conversando com dona Maria Alzenir dos Santos até sua residência. Simples e de forma direta, ela me contou um pouco de sua trajetória de vida até me surpreender com lembranças guardadas na minha memória mais remota. Falou que reside no município de Rurópolis há 30 anos, desde quando deixou sua cidade natal Brejo Santo/CE e fez de tudo um pouco na vida: Lavou roupa para fora, depois de um tempo virou vendedora ambulante e hoje trabalha na feira vendendo hortaliças, frutas, verduras, farinha etc. -“Doutor, lembro do Senhor quando chegou aqui. Lá na feira. Lembra? Pedindo ajuda do presidente para conseguir mantimentos para os presos. Todos lhe ajudaram!” – Ela me falou e eu desabei no emocional. Tempos difíceis! Tempos de um delegado iniciante, onde tudo parecia um bicho de sete cabeças.  Então, percebi todos nós passamos por momentos na vida que diante das dificuldades, nos sentimos fracos e incapaz de reagir e vencer os obstáculos, mas quando paramos e olhamos para “dentro de nós” e conseguimos enxergar a nossa capacidade e a força poderosa de luta que existe ali, passamos a enxergar que tudo é possível, basta ter fé e esperança. E aquela história de que a esperança é a última que morre, é pura balela. Certa vez, no ano de 1995, após minha reprovação no vestibular para direito, Aída Soares, minha finada avó santarena, também um exemplo de perseverança me disse: - “Meu filho, não fique triste, você no próximo ano vai passar em Direito” – Muito p... Com a reprovação, eu disse a minha parenta (como a chamava): “É vó, a esperança é a ultima que morre!” – Ela na sua infinita sabedoria me respondeu: “Não, Arizinho. Ela não morre”. É verdade, a esperança se renova sempre.

Aprendi numa dinâmica de grupo que quando o problema vier e você se sentir inferiorizado pare por um instante, respire e faça uma reflexão. Pegue um papel e coloque o maior número de situações difíceis que você venceu e o que você fez para vencer. Quem lhe ajudou e como se sentiu após a vitória e irá perceber que será capaz de ir mais além.  E quando conquistar a vitória, convide as pessoas que o ama e estiveram do seu lado para comemoração.

Já na porta da casa de dona Alzenir, no bairro do arroz, perguntei: “Posso contar esta história no blog?” – Ela: “Internet?” – Eu: “Sim”. – Ela: “Pode, mas vou chorar” –  Eu: “Por quê?” – “Fico emocionada”. Então Dona Alzenir pode ficar emocionada, estou contando esse pequeno momento nosso e aproveito para fazer uma homenagem a todos os feirantes da cidade de Rurópolis pela primeira mão amiga estendida que encontrei quando aqui cheguei. Deus abençoe a trabalho de vocês e suas famílias. Muito obrigado! 

Mensagem de Superação

Acredite você pode tudo!

Se nada mudar, invente, e quando mudar, entenda.
Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça.
Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie.
E quando recomeçar, acredite.
Você pode tudo.
Tudo consegue pelo amor, e pela fé que você tem em Deus!

(Autoria desconhecida)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DPC ARY VITAL PARTICIPA DE REUNIÃO ANUAL DE DELEGADOS DA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DO TAPAJÓS

Superintendente Regional da Policia Civil Jardel Guimarães


Na data de ontem, 29/01/2015, participou da primeira reunião anual de delegados da Regional de Polícia Civil do Tapajós (15 RISP), Doutor Ariosnaldo Vital Filho, responsável pelos trabalhos de polícia judiciária neste município.  A reunião foi presidida pelo Superintendente Regional de Polícia Civil, Doutor Jardel Luís Castro Guimarães o qual demonstrou estatisticamente os resultados obtidos no combate a diminuição do índice de criminalidade em cada município, a atuação e produtividade procedimental de cada unidade, bem como, repassou metas a serem alcançadas já no primeiro ciclo do ano de 2015. O Programa de Redução da Criminalidade (PREC) visa trabalhar os indicativos dos crimes de latrocínio, homicídio doloso e roubo. A reunião contou com a presença do Diretor da 19ª Seccional de Itaituba, dos delegados plantonistas Caio Carmello, Raphael, Suelen de Cássia, Francimar (Castelo dos Sonhos), Dmitry Teles (Aveiro), João Milhomem (Trairão), Ariosnaldo Vital Filho (Rurópolis), Celso Santiago (Placas) e Leilane (DEAM), bem como, teve apoio logístico do EPC Bibiano Vinholte e IPC Priscila Negrão, responsáveis pela alimentação das informações do PREC na 15ª RISP.

De acordo com o delegado de polícia civil, Doutor Ariosnaldo Vital Filho a atuação policial no município foi bastante elogiada, em razão do empenho, comprometimento e integração entre as Policias Civil e Militar, pois as metas de redução de crimes são compartilhadas entre as forças policiais de Segurança Pública. Diante de uma análise estatística comparativa realizada, verificou-se que os números de homicídio dolosos no município caíram significativamente, contabilizando-se apenas um no segundo semestre do ano de 2014.  Fato este comemorado em razão das constantes operações policiais preventivas realizadas por policiais militares em parceria com policiais civis.  Entretanto, segundo a autoridade policial, ainda há muito a ser feito, pois além do combate aos crimes contra a pessoa, busca-se intensificar o combate no município contra os crimes contra o patrimônio, em especial ao crime de roubo a fim de reduzir os seus índices na cidade. Também, no ano de 2014, não se verificou registro de crime de latrocínio no município, ou seja, roubo seguido de morte. Doutor Ariosnaldo Vital Filho parabeniza todos os policiais civis e Militares pelo comprometimento e integração no combate a criminalidade neste município, bem como, continuará buscando parceria não somente dos órgãos institucionalizados e de segurança pública, mas também da sociedade em prol do bem comum.
“Imensamente agradeço a Deus por ter guiado meus caminhos e me ter dado sabedoria para as tomadas de decisões no ano de 2014. Parabenizo e registro meus agradecimentos também a equipe de policiais civis desta delegacia, EPC Ronivaldo, IPC Hércules e Sergio pelo apoio na condução dos trabalhos de polícia judiciária. Agradeço aos meus administrativos Geovana e Raeudson pela contribuição. Agradeço ao Comando da Polícia Militar local e a todos os policiais militares por nossa integração, nosso respeito mútuo, nosso comprometimento e pela nossa luta diária em combater a criminalidade. De consciência limpa, com tranqüilidade e transparência, nesses anos, com disciplina, força, fé e comprometimento, eu procurei fazer o melhor pelo município”. Finalizou o delegado. 
  

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE E SEMTRAS PROMOVEM CAMINHADA COM OS JOVENS SEMPRE RENOVADOS.

Caminhada pelas ruas da cidade


Foi aberto hoje, quinta-feira (29/01/15), as atividades dos Jovens Sempre Renovados. O grupo fez uma boa caminhada pelas ruas da cidade, coordenada pelo professor João Carlos de Oliveira e o comando do carro de som do badalado DJ Eliésio Pop Star que selecionou músicas vibrantes e aqueceu as pessoas que faziam parte da caminhada. A caminhada serviu também para o lançamento do Programa Municipal de Controle da Hanseníase. O grupo ainda caminhou pela a Avenida Brasil, até o Trevo da cidade, onde foram tirados fotos coletivas, que serão encaminhadas ao Ministério da Saúde. 
Vamos participar da campanha
Além de fazer o lançamento do controle de hanseníase no município, o objetivo da caminhada, foi também despertar e descontrair as pessoas da terceira idade. O complemento da caminhada, foi pela Avenida Presidente Médici, até a nova área de lazer que está em fase de conclusão, anexa a Secretaria da Assistência Social, que fica na Avenida Ministro Mário Andreazza, esquina com a Rua Ayrton Senna. Com o grupo já concentrado na área do barracão, foi realizado um rápido alongamento físico, ministrado pelo professor João Carlos e em seguida foi ministrado à palestra sobre o controle da hanseníase, pela enfermeira Ataiana Trzeciack. Após a palestra, foi servido um delicioso lanche com frutas naturais aos participantes. Falando sobre o barracão, os serviços estão em fase de acabamento e será mais um espaço que está sendo construída para dar mais conforto para o Grupo Jovem Sempre Renovado, com uma ampla área coberta, com banheiros mais apropriados, uma cozinha mais ampla. O prefeito Pablo Genuíno está procurando dar mais conforto ao grupo. A inauguração dessa área será em breve.
Texto e fotografias: Manuel Cleudes ( o Téo Cic)






quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

RURÓPOLIS SEDIA A AUDIENCIA PÚBLICA REFERENTE AO IMPACTO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO DOS TRANSBORDOS DE CARGAS NA COMUNIDADE DE SANTARENZINHO.



No dia de hoje, quarta-feira (28/01/15), foi realizada no barracão do Produtor Rural de Rurópolis, a Audiência Pública referente ao impacto ambiental da construção dos portos na Comunidade de Santarenzinho, área rural deste município. A audiência foi coordenada pela empresa AMBIENTARE, sob o comando da senhora Fabíula Wickert e do senhor Felipe Fleory, gestor de projetos. O senhor Felipe fez a abertura do evento e ministrou uma palestra. O motivo da audiência foi disponibilizar todas as informações relativas ao projeto de estudos de impacto ambiental das estações de transbordo de cargas que serão construídos na Comunidade Santarenzinho, à margem direita do Rio Tapajós, pelas empresas de cargas ETCs Bertolini, Odebrecht Transport e a Cianport. 
O prefeito Pablo Genuíno, disponibilizou sua equipe de governo para participar da audiência, haja vista, a importância que representa para o município essas construções. Estiveram presentes: David Silva Santos, Secretário de Administração; Jair Cunha, Secretário de Meio Ambiente; Igor Touta, Secretário de Finanças; Anderson Amorim, Secretário de Agricultura; José Pereira Neto, Assistente Social e outros técnicos de diversos setores da Prefeitura. Houve também a presença da Promotora, Doutora Elaine, representando o Ministério Público. 
Vários outros órgãos enviaram seus representantes, dentre eles, a Associação Comercial representada pelo senhor Peres Moura; O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representada pelo senhor Marciano Lira, ressaltando também a presença dos vereadores Jonas Lourenço e Luiz Medeiros. Depois de Vídeos e das palestras, a palavra foi franqueada, e várias pessoas de diversos seguimentos, puderam expor seus pontos de vistas e fizeram várias perguntas sobre o que pode acontecer de bom e de ruim com a implantação desses portos.

O senhor Felipe procurou responder dentro dos estudos que já foram feitos sobre os impactos e o que essas obras podem trazer ao município, como também os benefícios que elas vão trazer. 
De acordo com o palestrante, na construção serão gerados oitocentos empregos diretos e na operação, depois que os portos tiverem construídos, serão criados aproximadamente trezentos empregos diretos, salientando ainda, que a maioria da mão de obra será local.
 O senhor Douglas Odoni, gerente da Odebrecht, falou que os portos entrarão em operação somente em 2017, devida estarem em fase de licenciamento ambiental. Explicou ainda, que não será uma construção de portos e sim um transbordo de cargas. 

Já o senhor Luciano, responsável pela área ambiental da Odebrecht, finalizou mostrando as vantagens que os transbordos vão trazer para a região, com aquisição de produtos locais, principalmente para a alimentação. 
O município ainda será beneficiado com o imposto sobre serviços o ICMS. É bom lembrar, que a audiência estava sendo acompanhada pelo corpo técnico da SEMA, representada por Danielle Faisal, bióloga; Gustavo Rosa, Geólogo e Lígia Passinho, socióloga. Estiveram presentes também e interagiram com as pessoas, o senhor Douglas Odoni, gerente de Projetos Logísticos da Odebrecht Transport; Luciano Bonaccine, responsável pela área ambiental da Odebrecht e o senhor Laercio Sarubi, assessor de diretoria da Bertolini. O comércio local também marcou presença através de vários empresários e também a sociedade civil organizada, representada por várias entidades. A próxima audiência pública será no dia 04 de fevereiro do corrente ano, no povoado de Campo Verde, no Km 30, sentido Itaituba / Rurópolis.VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações e fotografias: Manuel Cleudes





PARABENS MÃE PELO SEU ANIVERSÁRIO.

A aniversariante apagando a vela
O marido recebendo o primeiro pedaço do bolo


Ontem, terça-feira (27/01/2015), foi comemorado o aniversário de minha querida mãe, senhora Rosângela Fraga dos Santos. Através desse blog, quero fazer essa pequena homenagem a essa mulher a quem tanto amo, e que na data de ontem, esteve completando quarenta anos de vida. Foi uma comemoração simples, onde estiveram presentes apenas os familiares e amigos mais próximos. Na comemoração, teve o belíssimo bolo, salgados, e no jantar aquele delicioso churrasco, acompanhado (já que ninguém é de ferro) daquela cervejinha estupidamente gelada. Na animação, música ao vivo, com o artista “Baiano”, amigo da família. Foi uma festa simples, mas feliz, para comemorar o aniversario dessa mulher guerreira e batalhadora que eu e minha família amamos demais.
Texto e fotografias: Anderson Fraga (o famoso Téo Gordinho)



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

POR ACASO II

Vicentinho e sua Pop

Uma "figura"

No final da manhã de hoje (27/01/2015) procurou a delegacia de polícia civil, o ex-vereador do município, o popular Vicentinho da Cachoeira informando que sua motocicleta do tipo Honda pop preta, ano 2014, teria sido furtada, em questão de minutos, de frente de um comércio local, enquanto o mesmo realizava suas compras. Policiais Civis estiveram no local e durante as investigações e pela observação do local do fato, constataram, mais uma vez, que se tratava de troca involuntária, onde, um agricultor ao sair da mesma loja às pressas acabou subindo na moto alheia por engano. Localizada a motocicleta e identificado seus legítimos proprietários as Pops foram destrocadas e sorrisos aliviados seguidos de apertos de mãos trocados.
Vicentinho da Cachoeira voltou à delegacia e agradeceu ao delegado Doutor Ariosnaldo Vital Filho e seus investigadores Hércules e Sérgio, dizendo: “Doutor, obrigado. Vá desculpando qualquer coisa, mas essa moto era da mulher”. E eu digo: Que nada Vicentinho, obrigado pela amizade e aquele abraço!
Informações: Policia Civil