sexta-feira, 23 de outubro de 2015

DIREITO DE RESPOSTA AO SINTEPP

Há alguns dias atrás, postamos uma “Nota de Esclarecimento” enviada pela Secretaria Municipal de Educação, hoje, sexta-feira (23), recebemos a visita do Professor Nascimento Ferreira de Souza, Presidente do SINTEPP/Rurópolis, contestando o que estava escrito no documento emitido pelo professor Adilson da Silva, Secretário Municipal de Educação, e, solicitou-nos  que  fosse dado o direito de resposta. Em atenção ao direito amparado pela nossa Constituição, estamos postando abaixo a Nota de Esclarecimento emitida pelo SINTEPP.             

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARÁ
CNPJ 07.868.425/0001-66
Subsede de Rurópolis

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Professor Nascimento - Presidente do SINTEPP Rurópolis
A Coordenação local do SINTEPP tomou conhecimento de um documento tornado pública pelo Secretário Municipal de Educação, Sr. Adilson, intitulado “Nota de Esclarecimento”, documento com timbre da Prefeitura, o qual imputa responsabilidades ao nosso sindicato e por isto vem a público contrapô-lo com a verdade.
                        Realmente o SINTEPP impetrou mandado de segurança contra ato ilegal do Secretário de Educação, e ele sabe bem do que se trata, e sabe que não lhe assiste razão. E explicaremos os motivos.
                        Todos os integrantes da categoria de educadores públicos municipais sabem que o SINTEPP realizou assembléias de eleição para representantes da categoria para o Conselho Municipal do FUNDEB. Assim, em assembléias foram eleitos Robson Amaral dos Santos e Olivia de Souza Matos, titular e suplente representantes de professores, respectivamente, e Claudivan Lima Machado e Vanda Maria Amorim Sobrinho, titular e suplente representantes de servidores, respectivamente.
                        Ocorre que o Secretário não aceitou a indicação feita pelo SINTEPP e determinou ao Sr. José Lino, ex-presidente do Conselho do FUNDEB a missão de realizar eleição para representantes de professores e servidores para o Conselho. Assim, tirou do sindicato o direito de organizar esse processo e conferiu esta competência para alguém sem mandato, portanto, sem poderes públicos para realizá-lo. Ou seja, o mandado do Sr. Lino terminou no mês de julho de 2015, portanto já não tinha poderes de conselheiro do FUNDEB, muito menos poderes de presidente do Conselho.
                        Sr. José Lino, por má-fé, baixou um edital de eleição que foi distribuído nas escolas municipais, chamando a categoria para participar de uma eleição organizada por ele, para ocorrer no dia 04 de outubro desse ano. Este edital foi assinado pelo Sr. José Lino como presidente do FUNDEB, o que não procede, pois José Lino sabia que seu mandado já havia encerrado.
                        A Promotora de justiça agora aposentada, Elaine Nuayed, também concluiu que o Secretário Adilson não poderia permitir que José Lino se passasse por presidente do Conselho do FUNDEB, e que, então, este senhor não poderia realizar eleição nenhuma para conselheiros.
                        Ora, os atos atacados pelo SINTEPP são atos do Secretário Adilson, que decidiu arbitrariamente que José Lino iria fazer eleição como Conselheiro do FUNDEB que ele não é.O SINTEPP não tem poder de polícia e toda vez que ocorrer uma ilegalidade terá que recorrer ao juiz da comarca para sua correção.
                        Quando verificaram essa ilegalidade, os coordenadores do SINTEPP encaminharam urgentemente um ofício ao Secretário, alertando da ilegalidade e suas conseqüências. Porém, ele resolveu insistir no seu erro. Assim, a culpa de existir um processo do SINTEPP na justiça é exclusivamente do Secretário de Educação déspota.
                        Temos visto que a linha do Governo Pablo Genuíno na pasta da educação tem sido ditada pelo Secretário de forma arbitrária e antidemocrática, dando ao Prefeito os reflexos que isso gera, e o maior deles é a impopularidade.
                        O Secretário de Educação agiu com declarada incompetência ao atribuir atividade de conselheiro para quem nem tem mandato. Em nenhum momento o Secretário chamou os coordenadores do SINTEPP para encontrar uma saída de conciliação para consertar o seu erro. E agora, simplesmente, pretende jogar as conseqüências de seus erros nas costas dos coordenadores sindicais por meio de um documento oficial da Prefeitura.
                        O SINTEPP defende que cumpriu seu papel legal ao realizar assembléias para escolha dos representantes da categoria que deveria indicar para o Conselho do FUNDEB, e que o Secretário deve realizar a nomeação dos mesmos urgentemente para evitar os prejuízos que ele mesmo alega na sua “Nota de Esclarecimento”.
                        O cidadão ruropolense mais desavisado vai se perguntar por que o Secretário de Educação está fazendo tanta questão de não aceitar os representantes eleitos pelo SINTEPP. Saiba que existem interesses do Governo nessa atitude do Secretário Adilson. Para entender isso é necessário saber que o impasse momento em que o representante do Governo, Genildo Viana (Diretor de Expedição de Documento Escolar) percebeu que o Governo não teria a maioria dos conselheiros para eleger o Presidente do FUNDEB de Rurópolis. Assim, tornou-se importante a ele não permitir a nomeação dos conselheiros e a eleição do presidente do Conselho, de modo que se criou todo tipo de argumento para forçar uma nova eleição, onde pudesse apoiar e articular a eleição dos novos representantes dos educadores para votar no candidato do governo para presidente do Conselho do FUNDEB.
                        Ao Secretário de Governo, somente podemos aconselhar: Sr. Adilson, assume seu erro e as suas conseqüências; respeite a autonomia do Conselho que irá fiscalizar a aplicação das verbas do FUNDEB; nomeie os representantes indicados pelo SINTEPP e permita a atuação independente do Conselho do FUNDEB.
                        O SINTEPP está apenas exercitando a defesa da legalidade, onde a Lei do FUNDEB diz que é a categoria, através do seu sindicato, que indica os representantes e suplentes de professores e servidores para o Conselho do FUNDEB.
                        O SINTEPP sim, não poderá fazer outra coisa se não for esperar a decisão do mandado de segurança. Mas o Secretário Adilson pode a qualquer momento resolver essa situação apenas nomeando os representantes já indicados pela assembléia do SINTEPP e comunicado à Secretaria por meio de ofício.
                        Diante disso, vai também um humilde conselho ao Prefeito Pablo: em nome dos interesses da população, determine ao seu Secretário de Educação que tome as providências para resolver a situação e evite prejuízos para a população. Prefeito: abra mão da Presidência do Conselho do FUNDEB.
                         De nossa parte podemos dizer que a insistência do Secretário em não nomear os nossos representantes é a única razão para esse impasse. O SINTEPP fez a sua parte, e não aceitará que o Secretário despreze sua autonomia sindical.
                        É isso que está por trás dessa questão. Lamentamos a forma como o Secretário de Educação quer manipular a população distorcendo as informações. Isso não é política, isso é politicagem. Mas estamos aqui para fazer o contraponto.
                        Resta saber se o Secretário vai levar essa situação às últimas conseqüências em nome da vaidade e do interesse puramente político, prejudicando a população. É mais responsável agir enquanto a tempo de evitar prejuízos.


                                                                   A Coordenação   

Nenhum comentário:

Postar um comentário