terça-feira, 20 de outubro de 2015

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – DNJ 2015

Jovens de várias comunidades estavam presentes
Professora França e Fátima Sampaio com o Padre Jean Paul
O DNJ é uma comemoração da juventude que ocorre todos os anos, este ano não foi diferente, o mesmo teve como tema central: JUVENTUDE CONSTRUINDO UMA NOVA SOCIEDADE, e como lema: “Estou no meio de vós como aquele que serve”. (Lc 22,27). Em nossa paróquia o DNJ deste ano aconteceu na Comunidade Novo Paraíso que tem como Padroeiro Santo Antônio (mensagem ou Adepará) que fica a margem da BR 163 entre os dias 16/10 e 18/10 de 2015. O mesmo acolheu os jovens vindos das comunidades nossa paróquia (Paróquia Santíssima Trindade de Rurópolis), da Paróquia de São Raimundo Nonato de Santarém, jovens do Km 30, e alguns jovens de outras denominações religiosas de Nossa Cidade de Rurópolis (Igreja da Paz e Adventista de Sétimo dia).
Padre Jean Paul, com comunitários
Foi um momento de oração, confraternização, partilha e troca de experiência, o que tornou este evento bem dinâmico onde os jovens puderam manifestar toda a energia de sua juventude. Na sexta feira, foi o momento de acolhida, apresentações e acomodações.
No sábado teve a parte do estudo que foi divido em duas partes, primeiramente foi feito uma reflexão sobre os desafios que a juventude terá pela frente visando à construção desta nova sociedade, desafios esses que os próprios jovens colocaram, como por exemplo: Educação, Violência, Falta de oportunidade no mercado de trabalho, relação familiar e afetiva, tudo isso faz parte dessa juventude, mas em meio a isso foi possível mostrar caminhos para alimentar as esperanças dos jovens frente a essa realidade que afeta e desanima muitas vezes a juventude.
Em um segundo momento foi feito trabalho em duas oficinas.
Hora do rango
A primeira buscou trabalhar a temática: Ser metamorfose em um mundo padronizado. Nessa oficina o tema central foi à transformação. Esses jovens devem ser a transformação rumo a esta nova sociedade, transformação essa que exige da juventude um papel ativo, de protagonista e não simplesmente coadjuvantes. Não bastando querer a mudança, mas antes de tudo dar o primeiro passo, superar obstáculos, superar barreiras, sem deixar de ser aquilo que eles são, mas transformar a partir daquilo que eles sonham.
Na outra oficina foi trabalhado a temática: Amanha: livro aberto de paginas em branco, nesta oficina, o trabalho com os jovens buscou mostra para todos que eles são os protagonistas da própria historia, buscando aquilo que eles desejam e que os mesmo julgam ser o melhor para cada um. Isso por que para a juventude a possibilidade de mudar o caminhar é mais acessível, ou seja, haverá muitas decepções, muitos planos frustrados, mas estes não devem desmotivar os mesmo, e sim incentivar a juventude a buscar novos caminhos. E é nas paginas em branco que essa nova historia deve ser escrita.
A juventude interagindo
O professor Mario Sergio Cortella tem uma frase que ajudou bastante nessa reflexão, ela diz assim: “Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não pronta e vai se fazendo.”. Ou seja, nós seres humanos e principalmente a juventude, não são como os objetos materiais (fogão, geladeira televisão), que já nascem prontos e acabados, e que tendem a se deteriorar com o passar do tempo, a juventude ao contrario vai se construindo passo a passo, isso evidência que esta parcela da população é toda possibilidade, e possibilidade boa, assim, eles encontrarão obstáculo, os projetos feitos nem sempre acontecerá como o planejado, entretanto estes podem sempre virar a pagina da vida e construir algo diferente, algo que lhes darão prazer em fazer, isso porque a juventude, como bem dizia a Musica Tempo perdido de Legião Urbana: “tem todo o tempo do mundo”.
E neste processo a pessoa de Jesus Cristo é o diferencial, pois com a vida Dele ele ajudará a juventude a sempre buscar o que é essencial para a vida de cada um, e o essencial como ele mesmo fala é “que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). O encerramento aconteceu no domingo dia 18, onde tivemos a missa celebrada pelo Pe. João Paulo Komi Sikpe, SVD, e em seguida teve um grande almoço comunitário, a programação foi encerrada com o retorno dos jovens as suas comunidades de origem. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Texto e fotografias: Pároco Padre Jean Paul












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário