sábado, 26 de setembro de 2015

17ª CIPM COMEMORA EM GRANDE ESTILO O 197º ANIVERSÁRIO DA POLICIA MILITAR.

Major Alexandre, Tenente Vanilce com os militares agraciados com medalhas e divisas
Sargento André
Ontem, 25 de setembro de 2015, a Polícia Militar do Pará, comemorou cento e noventa e sete anos de existência. Essa Instituição Militar de Segurança Pública foi criada em 1818, no Governo do Conde Villa Flor, com a denominação de Corpo de Polícia, sob o comando de José Victorino de Amarante, do Corpo de Artilharia da Capitania do Grão-Pará e Rio Negro. A Polícia Militar do Pará (PMPA) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Pará. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. 
Vice Prefeito Anésio com o Sargento Siqueira

Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará. Aqui em nossa cidade temos os trabalhos da 17ª Companhia Independente de Policia Militar, sob o comando do Major Alexandre, um homem íntegro, que se faz respeitar pela sua humildade e dedicação a sua corporação. Hoje, a Policia Militar, faz parte e é respeitada pela sociedade, haja vista, o comportamento exemplar de seus militares, no tratamento com as pessoas, no se fazer respeitar sem uso da violência, e por seus comportamentos tanto na vida profissional como particular. 
Militares agraciados com divisas
Parabéns ao Major Alexandre e seus comandados, pelos trabalhos realizados em nosso município. Como não podia ficar em branco, a 17ª CIPM comemorou mais um ano de existência da Instituição, com uma grande programação realizada na sede social do Sporting Clube Rurópolis, onde contou com a presença de várias autoridades, e claro, os policiais da Companhia. Tendo como Mestre de Cerimônia o Sargento Antonio Carlos, foi dado inicio ao cerimonial. O mestre de cerimônia em primeiro lugar agradeceu a presença de todos, logo em seguida foi anunciada a presença do Comandante da 17ª CIPM Major ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA. 
"Tia Dalva" com esposo e neto
Logo que a autoridade adentrou ao local, todos os presentes se levantaram e permaneceram de pé e em silêncio, em sinal de respeito. A 1º Tenente QOAPM VANILCE MARIA VIANA BARBOSA Subcomandante, apresentou a tropa ao Major QOPM ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA. Após a apresentação da tropa, o mestre de cerimônia convidou a todos a se sentarem, comunicando que o comando da 17ª CIPM registrou e agradeceu a presença dos excelentíssimos senhores: Excelentíssimo senhor Anésio Coelho, Vice Prefeito, representando o titular Pablo Genuíno; Excelentíssimo presidente da Câmara Municipal de Ruropolis, Vereador Raimundo Nonato Sousa Silva; 
Composição da mesa
Excelentíssimo senhor Plínio Tsuji Barros, Defensor Público; senhor Robson Alves (proprietário do provedor  acesso net); o senhor H Marinho (blog sem polêmica); o senhor Rogério de Oliveira Lima (oficial ad hoc); a Vereadora Paula Genuíno; o Assistente Social José Pereira Neto; o senhor Samuel (presidente da feira municipal); a senhora Elis Rúbia (proprietária da auto escola objetivo); o senhor Ronaldo, gerente do Banco Amazônia, o senhor Paulo Roberto da Rocha Junior (engenheiro de segurança da CIMCOP) e o senhor Juliano Teixeira (gerente da BREDA). 
Major Alexandre e esposa com a vereadora Paulo Genuíno
Após o cumprimento do Comandante as autoridades presentes, foram realizadas a composição da mesa que contou com as autoridades seguintes: Major QOPM Alexandre da Silva Oliveira, comandante da 17ª CIPM; o Excelentíssimo senhor Anésio Coelho, Vice Prefeito, o Excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal, Vereador Raimundo Nonato Sousa Silva; o Ilustríssimo senhor Plínio Tsuji Barros, defensor público; Vereadora Paula Genuíno; O Assistente Social José Pereira Neto; senhora Márcia Britto; senhor Samuel, presidente da Feira Livre e senhor Antonio Gilberto Barros, representa do INCRA. 
MC Sargento Antonio Carlos e Sub Comandante Ivanilce
Após a composição da mesa foi entoado o hino do Estado do Pará. Após a abertura, foi feita uma merecida homenagem à senhora MARIA DALVA ALVES PORTUGAL com o diploma “AMIGO DA 17ª CIPM” entregue pelo Major Alexandre, e, além do diploma, foi lido um texto em nome de todo efetivo (texto abaixo, na íntegra).
OBRIGADO POR VC EXISTIR!
Você, uma criatura linda que Deus colocou em nossos caminhos. De inicio não entendemos bem o certo, hoje sabemos que você faz parte das nossas vidas, simplesmente por que divide conosco todos os momentos, alegrias, tristezas, ganhos perdas, nos abraça quando precisa e nos dá uma dura quando precisamos. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO







Wilhison e Carlos.
Você! Você é uma amiga especial, uma jóia preciosa, que jamais encontraremos em outro lugar, queremos guardar-te sempre em nossos corações. Aliás, como sairá de lá, se já tem um lugar essencial, que jamais poderemos tirar?
Tia Dalva, você é simplesmente alguém que nos ensinou a ver a vida com outros olhos, encheu de alegria nossos dias, ofereceu-nos seu ombro amigo, sem nos pedir nada, simplesmente nossa amizade.
Obrigado Tia Dalva!!!
Não temos nada que possa recompensar uma amizade tão linda assim!!!
É as homenagens e os agradecimentos de todo o efetivo da 17ª CIPM.
Após a homenagem, foi entregue da medalha de 20 anos (METAL PRATEADO), conforme BOLETIM ESPECIAL N° 02 – 25 SET 2015 DECRETO DE 21 DE SETEMBRO DE 2015 O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso XVII, da Constituição Estadual, e Considerando o disposto no Decreto Estadual nº 7404, de 8 de janeiro de 1971, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 7435, de 8 de Fevereiro de 1971; Considerando as informações constantes no Processo nº 201500008595; Considerando o Despacho Analítico nº 777/2015 da Procuradoria Geral do Estado, DECRETA: Art. 1º Fica concedida a Medalha de Bons Serviços Prestados aos Policiais Militares a seguir nominados, pertencentes à Polícia Militar do Pará - PMPA:
20 ANOS (METAL PRATEADO)
3º SGT PM  ANDRÉ LUIS SOUSA SILVA
O Doutor Plinio Tsuji, fez a entrega da Comenda.
O Sargento Siqueira, foi agraciado com a Medalha “CORONEL FONTOURA”, conforme Decreto:
           GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO DE 21 DE SETEMBRO DE 2015 O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos V e XVII, da Constituição Estadual e art. 3º do Decreto nº. 986, de 17 de setembro de 1980, e Considerando que a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar “CORONEL FONTOURA”, Graus “COMENDADOR” e “CAVALEIRO”, destinam-se a galardoar personalidades civis e militares que tenham prestado notáveis serviços à Polícia Militar do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio no âmbito nacional e estadual; Considerando as informações constantes do Processo nº 201500008598; Considerando o Parecer nº 776/2015 da Procuradoria-Geral do Estado, DECRETA: Art. 1º Fica concedida a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar “CORONEL FONTOURA”, às personalidades Civis e Militares a seguir nominadas: GRAU COMENDADOR

3º SGT PM JODIEL FARIAS DE SIQUEIRA

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se às disposições em contrário.
PALÁCIO DO GOVERNO, 21 DE SETEMBRO DE 2015.
SIMÃO JATENE
                        Governador do Estado


A Medalha foi entregue pelo Vice Prefeito Anésio Coelho, com direito a fundo musical realizado pelos policiais Wilhison e Carlos.
Após a entrega das medalhas, foi à fez da cerimônia da promoção de praças, que foi realizada em atenção a Portaria a seguir:
• ATO DO COMANDANTE GERAL PORTARIA Nº 050/2015 – CPP: O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, no exercício de suas atribuições legais dispostos no § 1º, art. 2º da Lei nº 8.230, de 13 de julho de 2015, c/c § 1º, art. 2º do Decreto Estadual nº 1.337, de 17 de julho de 2015 (Regulamento da Lei de Promoção de Praças da PMPA), e as deliberações da Comissão de Promoção de Praças (CPP), realizada em 21 de setembro de 2015. RESOLVE: 
Art. 2º Promover à graduação de 2º SARGENTO na Qualificação Policial Militar Particular de Praças - QPMP-0 (Combatente), pelo critério de antiguidade, os seguintes policiais militares:
3º SGT RG15346 ANDÉ LUIS SOUSA SILVA .
3º SGT RG 23786 JODIEL FARIAS DE SIQUEIRA
Art. 2º Promover à graduação de 3º SARGENTO na Qualificação Policial Militar Particular de Praças - QPMP-0 (Combatente), pelo critério de antiguidade, os seguintes policiais militares:
CB PM RG 14949 EVERALDO VIEIRA DA SILVA
CB PM RG 21048 EDER SILVA PINHEIRO
CB PM RG 20270 EVANJO JOÃO BARBOSA DE BRITO
CB PM RG 21977 REGIANE CRISTINA DA SILVA RODRIGUES
Art. 2º Promover à graduação de Cabo na Qualificação Policial Militar Particular de Praças - QPMP-0 (Combatente), pelo critério de antiguidade, os seguintes policiais militares:
 SD PM RG 33748 ANTÔNIO JOSÉ SILVA SOUSA
SD PM RG 33866 ROBERTO SÁ DE OLIVEIRA
SD PM RG 33876 ALCKCHARLES COSTA DOS SANTOS
SD PM RG 33981 ALEXANDRO DA CUNHA BARBOSA
SD PM RG 33877 ARLISSON MOTA DA SILVA
SD PM RG 33872 MARCIO JEAN VASCONCELOS PICANÇO
SD PM RG 33875 VANDER LUCIO REIS DOS SANTOS
SD PM RG 36069 JOSÉ MARIA DE MIRANDA GAMA JÚNIOR
SD PM RG 36142 VALDINEI COSTA DE JESUS

Os agraciados foram chamados, juntamente com os seus padrinhos e madrinhas, para a realização da troca de divisas. Após a troca, foi entoada a canção da Policia Militar do Pará, também realizada pela dupla Wilhison e Carlos. Após a canção, Major Alexandre fez o seu discurso, seguido pelo Vereador Nonatinho, e o Vice Prefeito Anésio Coelho. Após os discursos, Major QOPM Alexandre da Silva Oliveira, Comandante da 17ª CIPM, agradeceu mais uma vez a presença de todos e os convidou para um jantar servido logo após o termino da cerimônia. O 1º Sargento Antonio Carlos Monteiro Costa, mestre de cerimônia, deu por encerrado a parte oficial do evento e todos rumaram para degustar do farto 0800. Após o jantar, entrou em ação, vindo diretamente de Santarém, a dupla Patrik & Celma, que como sempre deram um show, levando aos presentes muita música boa, que todos gostaram e dançaram até altas horas. VEJA AS FOTOS CLICANDO ABAIXO. 


HISTÓRIA DA POLICIA MILITAR DO PARÁ

A Polícia Militar do Pará (PMPA) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Pará. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará.
História
É uma Instituição Militar de Segurança Pública, criada em 1818 no Governo do Conde Villa Flor, com a denominação de Corpo de Polícia, sob o comando de José Victorino de Amarante, do Corpo de Artilharia da Capitania do Grão-Pará e Rio Negro. 

Teve destacada participação em muitos momentos críticos na história do Estado do Pará e do Brasil. Entre tais movimentos bélicos se destacam: a Cabanagem; a Guerra do Paraguai; a Campanha de Canudos; o combate aos revolucionários tenentistas nos levantes de 1922, 1924, 1926 e 1930. Na Guerra do Paraguai encaminhou duas tropas para combater em solo paraguaio, denominadas de 1º e 2º Corpo Paraense de Voluntários da Pátria. Na Campanha de Canudos, nos sertões da Bahia enviou o Regimento Militar do Estado uma força armada comandada pelo Coronel Sotero de Menezes e no subcomando o Ten Cel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura.
 Nesse episódio, no dia 25 de setembro de 1897, o Coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura consagrou-se no comando do 2º Corpo de Regimento Militar do Estado, ao abrir caminho para vitória das forças expedicionárias contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Em 1900, o Coronel Fontoura assumiu o comando da corporação, tido como o seu segundo Comandante Geral e o herói de Canudos. Deixou o cargo de Comandante Geral em 1911 e, em 1925 foi definido como o Patrono da Corporação. Tradicionalmente se comemora em 25 de setembro o Dia da Força Pública, alusão ao combate de 25 de Setembro de 1897, no Arraial de Canudos, ocasião em que há outorga da medalha do mérito Coronel Fontoura. Os períodos de 1920 a 1930 envolveram tropa policial paraense nos esforços de combater os militares do 
Exército, declaradamente tenentistas, vindo em um desses combates a morrer um tenente da PM e o Capitão do Exército Assis de Vasconcelos (nome de uma Avenida em Belém). Com a vitória do movimento tenentista, em 1930 a Força Pública do Estado foi extinta, sendo substituída em suas funções pela Guarda Civil, contudo dois anos depois o interventor Magalhães Barata teve de acionar os ex-integrantes da Força Pública para conter o motim em que se encontravam os Guardas-civis. Mais dois anos se passaram até que a Polícia Militar foi recriada e instalada no prédio que situado na Avenida Alcindo Cacela esquina com Rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação, em Belém. 
O período de 1935 a 1964 a Polícia Militar foi se consolidando no Estado como uma espécie de Exército Estadual e, com o Golpe Militar de 1964 ganha relevância no sufocamento de greves e manifestações estudantis e de trabalhadores que lutavam contra o Regime Militar. Até os anos de 1980 a PM não teve a preocupação de servir à sociedade paraense, mas sim de defender o Estado e os poderes constituídos, mas nesse ano, com a visita de um grupo de oficiais da PM ao Japão, o Tenente Coronel PM Rocha, traz a idéia de implantar na Capital do Pará o sistema de Kobans vistos por ele no Japão e denominados de Police-Box. Assim, em 1980, a PM do Pará cria o sistema de PM-BOX (cabines de fibras, com rádio HT e alojamento), onde os policiais militares começam a espalhar a segurança na capital do Estado.
 O Sistema de PM-Box se torna um modelo de policiamento e ao longo dos anos de 1990 inicia-se o pensamento de implantação do policiamento comunitário, através do Projeto POVO (policiamento ostensivo volante) que, no início do século XXI transmuta os PM-Box em PAPC e DEPC (Posto Avançado de Polícia Comunitária e Destacamento Especial de Polícia Comunitária). Os anos de 1990-2010 demarcam a mudança de paradigmas da PMPA, onde o policiamento comunitário foi ganhando destaque, como também o policiamento especializado e de missões especiais. Triste episódio que marcou a história da PMPA foi o conflito armado dessa tropa com o movimento dos trabalhadores sem terra, em Eldorado dos Carajás, em 1996, com saldo de 19 trabalhadores mortos e vários policiais militares feridos, dentre os quais um perdeu a visão. Esse episódio, contudo, trouxe à PMPA modificações substanciais em sua estrutura, pois motivou a criação do Comando de Missões Especiais, grande comando militar estadual que congrega todas as tropas de intervenção como o Batalhão de Choque, a Cavalaria, o Canil e a Companhia de Operações Especiais, entre outras OPM.

DENOMINAÇÕES: Guarda Militar de Polícia - 1820; Corpo de Municipais Permanentes - 1831; Corpo de Polícia do Pará - 1836; Corpo Principal de Caçadores de Polícia - 1847; Corpo Paraense de Voluntários da Pátria - 1865; Corpo Militar de Polícia do Pará - 1885; Regimento Militar do Estado - 1894; Brigada Militar do Estado - 1905; Força Pública do Estado Pará - 1930; Polícia Militar do Estado do Pará - 1935.














































































































































































"quarto prato" é mole???


















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário