terça-feira, 2 de junho de 2015

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA EUCARISTIA RECEBEM FORMAÇÃO

Frei Romualdo, com os Ministros da Eucaristia
Pároco Padre Jean Paul e Frei Romualdo
Seguindo o planejamento da Paróquia Santíssima Trindade de Rurópolis, esse final de semana foi realizado na casa pastoral paroquial uma formação para os ministros Extraordinários da Eucaristia.  O facilitador dessa formação foi o Frei Romualdo M. Borges, Carmelita, responsável das pastorais da Prelazia de Itaituba. Iniciou dia 30 de Maio as 15h00min e terminou no domingo as 17:00h.
Algumas perguntas foram feitas para um esclarecimento: quem são Os Ministros Extraordinários? O que fazem? Como e onde atuam?
Depois muitas explicações respondendo as perguntas, ficaram claro que a função do ministro da Eucaristia vai além do serviço da entrega da comunhão.
Ministros da Eucaristia
Abrindo mais o conhecimento, foi falado também sobre os Ministérios Extraordinários que existem na Igreja Católica Apostólica Romana, como: ministérios extraordinários dos Enfermos, Testemunha qualificada do Matrimonio, Batismo, da Palavra, Exéquias.
Algumas Recomendações para um bom serviço nesses ministérios é de não perder de vista:
•          Quem chama é a Igreja na pessoa do sacerdote
•          O ministério extraordinário deve ser exercido por um tempo pré-determinado
•          O auxilio que prestam é sempre em caráter supletivo e não como substituição. Importante estar em profunda sintonia com o pároco. Que ele nunca seja o último a ficar sabendo das coisas.
Voluntárias responsáveis pelo 0800
•          Usar vestes apropriadas e que não confundam com os ministros ordenados.
•          Os textos usados nas celebrações devem ser distintos dos usados pelos sacerdotes
•          Ele é aquele que ajuda a fazer acontecer a comunhão das pessoas e das famílias entre si, do povo com o padre e com o povo, e também a comunhão entre as lideranças da comunidade. “Decorrente desse testemunho, ele distribui a Eucaristia, Sacramento da Comunhão”.
Esse curso terminou com uma Leitura Orante (Lectio Divina) do Evangelho de Domingo da Santíssima Trindade (Mateus 28,16-20).
Agradecemos as pessoas que colaboraram, sobretudo na cozinha e também os Ministros Extraordinários da Paróquia Santíssima Trindade, que assumiram esse compromisso para ajudar o povo de Deus. VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.

Texto e foto da manchete: Padre Jean-Paul Komi Sikpe, SVD







Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário