quinta-feira, 26 de março de 2015

CF 2015 FRATERNIDADE: Igreja e Sociedade.

Senhor Egídio - Palestrante


Padre José Boeing participou do encontro
Lema: “Eu Vim para servir” Mc 10,14
“quero uma Igreja solidaria, servidora e missionária, que anuncia e saiba ouvir. A lutar por dignidade, por justiça e igualdade, pois “Eu Vim para Servir” . (refrão de Hino da Campanha da Fraternidade 2015)
Como de costume foi feito o Estudo da CF 2015 na nossa Paroquia nos dias 14 e 15 de Fevereiro de 2015. O ano passado (2014) a Campanha da Fraternidade falava sobre a Liberdade. Esse ano de 2015 a Igreja quer contemplar o lado nobre de tudo ser humano: o Serviço. Sobretudo esse serviço deve ser dentro de nossa sociedade. Porque de fato como Igreja, recebemos de Jesus Cristo o Mandato Missionário: “Ide, pois fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28,19-20). Certamente essa Campanha da Fraternidade “Fraternidade: Igreja e Sociedade” nesse tempo da quaresma nos recordou a vocaçãoe a missão de todo o cristão, das nossas comunidades de fé.
O objetivo geral dessa Campanha da Fraternidade é: “aprofundar, á Luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concilio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”. Essa CF 2015 tem alguns objetivos específicos como: fazer memoria do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual; Apresentar os valores espirituais do reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes; Identificar as questões desafiadoras na evangelizaçãoda sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espirito e do dialogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas, etc....

Com a coleta da Solidariedade no domingo de Ramos vamos mostrar também nossa maneira de ser solidário. Continuaremos refletindo na nossa paroquia sobre o nosso compromisso como cristão na nossa sociedade. Certamente começando pelo nosso município, nos momentos da semana da Paz, da festa da Paroquia etc....
Oração da CF 2015
Ó Pai, Alegria e Esperança de vosso povo, vos conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da História.
A Exemplo de Jesus Cristo r ouvindo sua palavra que Chama a conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz.
Enviai o vosso Espirito da Verdade para que a sociedade se abra a aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor Nosso. Amem! 
Pe. Jean-Paul Komi SIKPE, SVD




 









Nenhum comentário:

Postar um comentário