quinta-feira, 26 de março de 2015

11- ENPJ Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (MANAUS, 15 A 25 DE JANEIRO DE 2015.

ENPJ em Manaus


“Desamarrem as canoas, põe a mochila nas costas. Lá fora ainda faz noite, a luz vem no horizonte e um novo sol vai brilhar. Tome o remo nas mãos, temos que navegar! Na fraternura, seguir o Jovem Bom Pastor Pelas trilhas, com nossa bandeira ao som da canção, na viola e tambor.” (trecho de hino de 11° ENPJ )
A Juventude da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil tem uma historia interessante. Devido a sua organização como pastoral a historia fica mais interessante. Fui participar na segunda semana de Janeiro de 2015 o 11º ENPJ, em Manaus capital de AMAZONAS. O Lema desse Encontro Nacional da Pastoral da Juventude: Mestre, onde Moras? Vende e Vede! (Jo 1,38-39). O Tema desse encontro foi: “No Encontro das Águas, Partilhamos a Vida, o Pão e a Utopia. Foram mais de dez dias de convivência de partilha”. Um espaço para celebrar a caminhada da Pastoral da Juventude. Posso dizer que foi uma semana que foi construído tempo para tudo: partilhar nossas vidas e historias, rezar, celebrar a memoria de nossos e nossas Mártires, fazer missão em áreas missionárias de Manaus, Estudar e debater, festejar, propor alternativas a nossa caminhada, refletir sobre nossa missão na edificação do Reino...
Padre Jean Paul
Na missa de abertura a pergunta era: “Mestre onde mora” e Jesus respondeu “vinde e Vede”. Na missa de envio fomos convidados a fazer como os apóstolos “E ele seguiram Jesus”.
De fato no Encontro das Aguas (os Rios Negro e Solimões) partilhamos a vida e o pão, nossa força e alimento, a utopia de mundo irmão. Fui muito contagiado pela energia das Juventudes do Brasil. Um dos momentos mais emocionante foi a leitura da carta de Papa Francisco encorajando as juventudes participantes. 
Da nossa Prelazia (Itaituba) éramos três delegados: uma jovem de Itaituba e uma jovem de Castelo de Sonhos.
Já de 20 a 22 de Marco de 2015 foi partilhado esse momento com as lideranças dos grupos de base da Prelazia no um encontro na paroquia de Castelo de Sonhos.
Padre Jean Paul com participantes do ENPJ
“Rema ligeiro, remador, traz as canoas da Paz, as cuias do amor. Vamos fazer missão jovem, no chão da Amazônia, fazer puxirum.” Com esse cântico convido jovens de nossa prelazia para ser protagonistas de sua historia. Especialmente jovens de nossa paroquia de Santíssima Trindade de Rurópolis.
Oração do 11° ENPJ
Deus, criador e doador da vida e da liberdade, nós vos bendizemos pelos jovens e pelas jovens do nosso imenso Brasil, que se encontram para partilhar a vida, o pão e a utopia.
Discípulos e discípulas de teu Filho, Jesus Libertador, somos muitos e muitas, e estamos em toda parte nesta terra dos Brasis, remando contra as correntezas de morte, procurando tua face no rosto do irmão e da irmã. Procuramos-te em todas as partes e ao te encontrar perguntamos: “Mestre, onde mora?” E Tu, num sorriso sereno e cativo, responde-nos: “Vinde e vede”.
Guiados e guiadas pelo teu Espirito Santo, Mae de Sabedoria, queremos celebrar as alegrias e as esperanças das Juventudes do Brasil e trabalhar na construção da Civilização do Amor. Assim, pedimos a forca necessária para lutar e defender a vida de teu povo, principalmente da juventude marginalizada, vitima de uma cultura de violência e extermínio. Rogamos ainda pela Igreja do Brasil, para que reavivada pelo ardor missionário e pela alegria do anuncio do evangelho, ponha-se cada vez mais, em atitude de saída, sendo acolhedora, atenta e aberta para amar e servir teus filhos e tuas filhas jovens.
Com a forca e intercessão de Maria Índia, Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, também pedimos, que o 11° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude seja sal, fermento e luz na caminhada da juventude brasileira.
Amem, Axé, Awere, Aleluia. 
Pe. Jean-Paul Komi SIKPE, SVD













































Nenhum comentário:

Postar um comentário