quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

HOJE É DIA DO PAPILOSCOPISTA POLICIAL

DPC Ary Vital com peritos
DPC Ary e Doutora Stael Rejane


A Papiloscopia é a ciência que estuda a possibilidade de individualização das pessoas através do estudo das cristas de fricção da pele (as impressões digitais). Os estudos se propõem na organização de um sistema de identificação baseado nos desenhos papilares existentes nas extremidades dos dedos (dactiloscopia), na palma das mãos (quiroscopia), e na planta dos pés (podoscopia). Para sua utilização na investigação criminal, com isso, tem-se como objetivo, a individualização humana e a análise dos vestígios papiloscópicos encontrados nos locais de crime. Já foi comprovado cientificamente que de todos os modos de identificação, por ser mais eficiente, o mais usado pelos profissionais da área é o da dactiloscopia. 

O profissional pode atuar em duas vertentes diferentes: Externa quando executam seus serviços na área do crime como arrombamentos, danos, acidentes automobilísticos e até assassinatos na coleta de vestígios, bem como quando ocorre, na identificação de vítimas desconhecidas e, principalmente, nos casos em que os cadáveres já estão em estado de putrefação e Interna quando realizam seus serviços em Institutos de Identificação e laboratórios, por exemplo, na descoberta de crimes de falsificações em geral e na atuação de inteligência policial. A seleção e contratação desses profissionais são feitas por meio de concurso público realizado pela Polícia Civil. Exigindo-se para ocupação do cargo, ensino superior completo, podendo a pessoa ser graduada em qualquer área. Depois dessa explanação, agora meu toque pessoal (não pode faltar): A meu ver é uma das profissões mais interessantes que já pude ter contato nesses anos de polícia civil. 
Sempre aprendo algo novo quando acompanho o trabalho pericial e analiso os laudos confeccionados. São aulas, ensinamentos, lições de observação e descrição que me ajudam não somente na carreira policial, mas na vida. Lembro-me de quando ainda menino ouvia falar de Sherlock Homes e Dr. Watson desvendando assassinatos.  “É meu caro Watson, os pequenos detalhes são sempre os mais importantes”, gosto desta frase da literatura. 

Assim, eternizado pelo carismático e astuto personagem fictício da literatura policial britânica, Sir. Sherlock Homes e sua lupa de bolso destinada a desvendarem crimes aparentemente insolúveis, até mesmo para Scotland Yard, é com imensa honra e alegria que parabenizo todos os Papiloscopistas da nossa polícia civil. No ensejo, também agradeço imensamente ao Centro de Perícia Científicas Renato Chaves de Santarém e Itaituba, a todos seus funcionários, servidores, peritos, em especial, à Doutora Stael Rejane e Ângela Régis pelo apoio aos nossos trabalhos de polícia judiciária realizados neste município de Rurópolis. Muito obrigado. Ah! Doutora Stael, Feliz Aniversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário