sábado, 14 de fevereiro de 2015

CRÔNICA DA SEMANA: O SOL VAI VOLTAR AMANHÃ.



Logo cedo, quase chegando ao meu habitat natural (delegacia), um munícipe me parou na rua, estendeu-me a mão e com um aperto forte atrelado a um olhar direto me perguntou: “Doutor, como o senhor está?”(obviamente sabia a que fato que ele se referia, porém, o que mais me espantou foi seu sentimento de humanidade para comigo, pois, foi a primeira pessoa que me perguntou como “EU” estava depois de também ter vivenciado aquele dia non grato), então, respondi-lhe: “Graças a Deus, estou bem, obrigado por perguntar”. Ele falou: “Momentos difíceis”. Eu: “Para todos nós, mas graças à infinita proteção e bondade de Deus, todos nós estamos bem”. “Posso fazer mais uma pergunta?” - Ele me indagou. “Sim, claro” – Lhe respondi e ao mesmo tempo imaginei que ele se alongaria nesse assunto, contudo me surpreendeu perguntando: “O Senhor vai escrever a crônica da semana?”. Fiquei em silêncio. Nada respondi, apenas sorri. Ele apertou novamente a minha mão e com a certeza de que eu iria escrever me falou: “Vou esperar. Deus lhe proteja sempre”. E fiquei parado olhando pelo retrovisor do carro aquele senhor partindo aos poucos em sua bicicleta cargueira e se distanciando até dobrar a avenida. Poxa, quando dei por mim não tinham nem perguntado qual era o seu nome. 
Fico feliz por sem querer, apenas por fazer, ter conquistado um público. Lembrei-me de um daqueles textos de desfechos do Big Brother em que Pedro Bial reúne todos numa sala de espelhos enormes e belos sofás (Chique) para anunciar quem fica ou quem sai: “Como costumam fazer as lentes de aumento, o Big Brother deforma o retrato. Melhor dizendo que depois dessa superexposição, você se torna criaturas de si mesmo, desenhadas com ajuda do público, que projeta vocês os desejos mais inconfessáveis”. Depois dessa conversa com esse cidadão que não lhe perguntei o nome (erro imperdoável, Xilepe, xilepe, xilepe...50 chibatadas) vi, que as crônicas semanais, hoje criador e criatura se confundem numa recriação. E isto se aplica tanto para aquele que escreve quanto para aquele que a lê (Égua que viagem). E diante disso, sinto na pele exatamente o que o escritor francês Michel de Montaigne eternizou em seus textos: “As palavras pertencem metade a quem fala metade a quem ouve”. O dia estava chegando ao fim e nada... Nada... Nada... Nenhuma inspiração. Pensava: “não quero deixar meus leitores na mão, mas cadê o personagem da minha primeira sexta-feira 13?”. Nada... Nada... Nada. Até que tive um insight (Para tudo). Peraí, mas para escrever as crônicas uso a inspiração e não a intuição, pois esta eu utilizo para o trabalho policial. Relutei: “um insight? Mas, cadê a dona inspiração? Sempre foi ela minha, que toma chá comigo nestas horas de produção literal (Me questionei) e como um doido em sua lucidez, eu a chamava. De repente um silêncio tumular (corta a palavra tumular). Mas foi o que aconteceu (deixa a palavra tumular). E nessa briga de irmãos entre criador e criatura, percebi que os dois estavam ali juntos tomando chá comigo a convite da inspiração que cutucou Insight para eu escrever ou foi o contrário? Sei lá... por enquanto, pelo menos hoje, vou aproveitar e tomar um chá de camomila ouvindo Renato Russo e dedico a todos (sem exceção), em razão da semana difícil, esta canção que a deixo como mensagem:


Mais Uma Vez/ Renato Russo

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
 
Nota:

Bom Fim de Semana. Deus sempre no comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário