quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

RURÓPOLIS SEDIA A AUDIENCIA PÚBLICA REFERENTE AO IMPACTO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO DOS TRANSBORDOS DE CARGAS NA COMUNIDADE DE SANTARENZINHO.



No dia de hoje, quarta-feira (28/01/15), foi realizada no barracão do Produtor Rural de Rurópolis, a Audiência Pública referente ao impacto ambiental da construção dos portos na Comunidade de Santarenzinho, área rural deste município. A audiência foi coordenada pela empresa AMBIENTARE, sob o comando da senhora Fabíula Wickert e do senhor Felipe Fleory, gestor de projetos. O senhor Felipe fez a abertura do evento e ministrou uma palestra. O motivo da audiência foi disponibilizar todas as informações relativas ao projeto de estudos de impacto ambiental das estações de transbordo de cargas que serão construídos na Comunidade Santarenzinho, à margem direita do Rio Tapajós, pelas empresas de cargas ETCs Bertolini, Odebrecht Transport e a Cianport. 
O prefeito Pablo Genuíno, disponibilizou sua equipe de governo para participar da audiência, haja vista, a importância que representa para o município essas construções. Estiveram presentes: David Silva Santos, Secretário de Administração; Jair Cunha, Secretário de Meio Ambiente; Igor Touta, Secretário de Finanças; Anderson Amorim, Secretário de Agricultura; José Pereira Neto, Assistente Social e outros técnicos de diversos setores da Prefeitura. Houve também a presença da Promotora, Doutora Elaine, representando o Ministério Público. 
Vários outros órgãos enviaram seus representantes, dentre eles, a Associação Comercial representada pelo senhor Peres Moura; O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representada pelo senhor Marciano Lira, ressaltando também a presença dos vereadores Jonas Lourenço e Luiz Medeiros. Depois de Vídeos e das palestras, a palavra foi franqueada, e várias pessoas de diversos seguimentos, puderam expor seus pontos de vistas e fizeram várias perguntas sobre o que pode acontecer de bom e de ruim com a implantação desses portos.

O senhor Felipe procurou responder dentro dos estudos que já foram feitos sobre os impactos e o que essas obras podem trazer ao município, como também os benefícios que elas vão trazer. 
De acordo com o palestrante, na construção serão gerados oitocentos empregos diretos e na operação, depois que os portos tiverem construídos, serão criados aproximadamente trezentos empregos diretos, salientando ainda, que a maioria da mão de obra será local.
 O senhor Douglas Odoni, gerente da Odebrecht, falou que os portos entrarão em operação somente em 2017, devida estarem em fase de licenciamento ambiental. Explicou ainda, que não será uma construção de portos e sim um transbordo de cargas. 

Já o senhor Luciano, responsável pela área ambiental da Odebrecht, finalizou mostrando as vantagens que os transbordos vão trazer para a região, com aquisição de produtos locais, principalmente para a alimentação. 
O município ainda será beneficiado com o imposto sobre serviços o ICMS. É bom lembrar, que a audiência estava sendo acompanhada pelo corpo técnico da SEMA, representada por Danielle Faisal, bióloga; Gustavo Rosa, Geólogo e Lígia Passinho, socióloga. Estiveram presentes também e interagiram com as pessoas, o senhor Douglas Odoni, gerente de Projetos Logísticos da Odebrecht Transport; Luciano Bonaccine, responsável pela área ambiental da Odebrecht e o senhor Laercio Sarubi, assessor de diretoria da Bertolini. O comércio local também marcou presença através de vários empresários e também a sociedade civil organizada, representada por várias entidades. A próxima audiência pública será no dia 04 de fevereiro do corrente ano, no povoado de Campo Verde, no Km 30, sentido Itaituba / Rurópolis.VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO.
Informações e fotografias: Manuel Cleudes





 Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário