sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PARÓQUIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE TEM NOVO PÁROCO.

Dom Frei Vilmar Santin, entregando a estola ao novo Pároco Padre Jean Paul

Padre Jean Paul recebendo das mãos do Bispo o Livro dos Evangelhos

No último sábado, dia 22 de novembro de 2014, sob a bênção do Bispo da Prelazia de Itaituba, Dom Frei Vilmar Santin, O. Carm foi nomeado para responder como Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, o Padre Jean Paul Komi Sikpe, SVD. De acordo com o documento de Provisão nº 130, Padre Jean Paul foi nomeado Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, que tem jurisdição em todo o município, com todos os direitos e deveres que o Código de Direito Canônico e as prescrições da Prelazia lhe confere. 
Padre Jean Paul renovando suas promessas sacerdotais
A PROVISÃO entrou em vigor imediatamente e tem validade de três anos. Obedecendo a disciplina da Igreja, Padre Jean Paul emitiu a Profissão de Fé, recebeu das mãos do Bispo o Livro dos Evangelhos, renovou suas promessas sacerdotais, e recebeu as chaves da Igreja, do Batistério e do Confessionário. Uma das tarefas mais importantes do pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus. Por isso o Bispo leva o novo pároco até o Confessionário ou entrega-lhe a estola roxa. Após o recebimento da estola roxa, Padre Jean Paul fez o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé. Após esse cerimonial, os fiéis fizeram uma oração em intenção especial pelo Bispo e pelo novo Pároco. Veja mais fotos, clicando abaixo.
Informações e fotografias: Assessoria da Paróquia Santíssima Trindade.





 
Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.












































PRELAZIA DE ITAITUBA

Celebração Tomada de Posse de um 

Novo Pároco da Paróquia .......

 (Cf. “Cerimonial dos Bispos”, nn. 1185-1198)
1. Leitura do Decreto de Nomeação
     Após a saudação inicial, o celebrante pede que se proceda à leitura do documento de nomeação.
2. Profissão de Fé
Comentarista: Conforme determina a disciplina da Igreja, os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da Igreja devem emitir a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. É isso que fará o Pe. (ou Frei) ..........................................., antes de iniciar seus trabalhos como pároco.
O pároco faz sua Profissão de Fé.
          Eu, Pe. ..............................., creio firmemente e professo todas e cada uma das verdades contidas no Símbolo da Fé, a saber:
          Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus. E se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos, e o Seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.
          Com firme fé também creio tudo o que na palavra de Deus escrita ou transmitida se contém e que é proposto como divinamente revelado e de fé pela Igreja, quer em solene definição, quer pelo Magistério ordinário e universal.
          Firmemente também acolho e guardo todas e cada uma das afirmações que são propostas definitivamente pela mesma Igreja, a respeito da doutrina sobre a fé e os costumes.
          Enfim, presto minha adesão com religioso acatamento de vontade e inteligência às doutrinas enunciadas, quer pelo Romano Pontífice, quer pelo Colégio dos Bispos, ao exercer o Magistério autêntico, ainda que não tencionem proclamá-las por ato definitivo.

3. Proclamação do Evangelho
O Bispo entrega o Evangelho ao pároco, para que este o proclame.
Comentarista: O novo pároco recebe o Livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.
Celebrante: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas.
4. Renovação das Promessas Sacerdotais
Realiza-se após a homilia.
Comentarista: Neste momento o novo pároco será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue.
Celebrante: Filho caríssimo. Diante do povo que será entregue aos teus cuidados, renova o propósito que prometeste na Ordenação.
    Queres desempenhar sempre o teu encargo, como fiel cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?
Sacerdote: Quero!
Celebrante: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo, para louvor e glória de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?
Sacerdote: Quero!
Celebrante: Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, Sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com Ele consagrado a Deus para a salvação dos homens?
Sacerdote: Quero!
Celebrante: Queres com dignidade e sabedoria desempenhar o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a Fé Católica?
Sacerdote: Quero, com a graça de Deus!
Celebrante: Prometes reverência e obediência a mim e aos meus sucessores?
Sacerdote: Prometo!
Celebrante: Deus, que inspirou esse bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição.
Sacerdote:  Amém!
5. Entrega das chaves da Igreja, do Sacrário, do Batistério e do Confessionário
Comentarista: Agora o novo pároco receberá do Bispo diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão.
5.1 Chaves da Igreja
Comentarista: O pároco recebe as chaves da Igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar.
Celebrante: Recebe as chaves da Igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual foste constituído ministro.
5.2 Chave do Sacrário
Comentarista: A vida espiritual dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia. Por isso o novo pároco recebe a chave do Sacrário e o abre, fazendo uma breve adoração.
Celebrante: Lembra-te de que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zela com todo o cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia.
5.3 Batistério
Comentarista: Entre os ofícios do pároco está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo.
Celebrante: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.
5.4 Confessionário
Comentarista: Uma das tarefas mais importantes do pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse sacramento realiza-se a  reconciliação dos pecadores com Deus. Por isso o Bispo leva o novo Pároco até o Confessionário (ou: entrega-lhe a estola roxa).
Celebrante: Aqui está um lugar privilegiado para a administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.
6. Juramento de Fidelidade
     Realiza-se após a “entrega” do Confessionário ou da Estola roxa.
Comentarista: No início da Santa Missa o pároco fez sua Profissão de Fé. Agora fará o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé.
O pároco faz o Juramento de Fidelidade.
Eu, Pe. (ou Frei.................., ao assumir o ofício de Pároco na Paróquia ................, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento.
       Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios pelos quais estou ligado em função da Igreja, tanto universal, como particular, na qual, conforme as normas do Direito, sou chamado a exercer meu ofício.
       Ao desempenhar meu ofício, que em nome da Igreja me foi conferido, guardarei íntegro o depósito da fé, que com fidelidade transmitirei e explicarei; quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a esse depósito serão por mim evitadas.
       Seguirei e promoverei a disciplina comum de toda a Igreja e acatarei a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo daquelas que estão contidas no Código de Direito Canônico.
       Com obediência cristã seguirei o que me declaram os sagrados Pastores, como autênticos doutores e mestres da fé ou o que estabelecem como chefes da Igreja, e prestarei fielmente auxílio aos Bispos diocesanos, para que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja.
       Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos.

7. Oração dos Fiéis
     Convém que na Oração dos Fiéis haja uma intenção especial pelo Bispo e pelo novo Pároco; podendo-se também rezar na intenção do antecessor.
8. Rito da Paz
     No Rito da Paz pode ser chamado ao Altar o Conselho de Pastoral Paroquial para que, como representante da comunidade, receba o cumprimento da paz do novo Pároco.
9. Saudação por um Leigo
     Após a Oração da Comunhão, um leigo poderá fazer uma breve saudação ao novo Pároco, em nome da comunidade.
10. Palavras do novo Pároco
     O novo Pároco poderá fazer uma “breve alocução” à Comunidade (cf. “Cerimonial dos Bispos, n. 1197).
11. Cumprimentos ao novo pároco
     Terminada a Celebração, é conveniente que o novo Pároco permaneça na igreja, para receber os cumprimentos do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário