segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO CONSÓCIO TAPAJÓS SE REUNEM COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM ITAITUBA.

Adilson Silva em reunião com demais secretários


Os Secretários de Educação dos municípios que formam o Consócio Tapajós: Rurópolis, Itaituba, Aveiro, trairão, Novo Progresso e Jacareacanga, juntamente com os seus técnicos estiveram reunidos nos dias 06 e 07 de Novembro para pactuar com a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC) presente em Itaituba. O município de Rurópolis estava representado pelo secretário municipal de Educação Adilson da Silva e os técnicos Milene Ambrósio e Rodrigo Dill. Os Secretários de Educação do Consórcio Tapajós terão que apresentar ao Ministério da Educação as principais prioridades das obras já planejadas por cada Secretaria de Educação que serão construídas em seus receptivos municípios. O financiamento da Educação foi o ponto mais polêmico a serem discutidos, os seis municípios apresentaram problemas parecidos quando o assunto é o FUNDEB, os secretários de educação do Tapajós questionaram ao MEC que os recursos do FUNDEB não estão cobrindo as despesas com as folhas de pagamentos e a manutenção do ensino, foi solicitada uma oficina através do MEC que possa reformular os PCCRs dos municípios, porém de forma que contemplem a valorização dos profissionais da educação.  
Secretários de vários municípios se fizeram presentes
O secretário de Educação Adilson da Silva afirma que o objetivo maior dessa oficina proporcionada pelo MEC e o Consórcio Tapajós foi criar o Plano Regional de Educação da Região do Tapajós, visto que muitas obras e grandes impactos aconteceram na região do Tapajós, e nós sociedade organizada não pode ficar aguardando que tudo aconteça sem que façamos nada.  A grande importância que o Plano Regional de Educação da Região do Tapajós irá nos proporcionar serão a cooperação e responsabilidade firmada entre SEMEDs/SEDUC/MEC, e teremos outra vantagem que a cobrança do cumprimento do Plano, não será apenas de um município, mas sim dos seis municípios que compõem o consórcio Tapajós, com isso proporcionalizaremos o fortalecimento da região. Prosseguindo Adilson fala da importância da organização do Consórcio Tapajós e do setor educacional nas suas três instâncias de governo para que além do desenvolvimento energético, hidroviário e rodoviário é preciso garantir que a Educação, Saúde e infraestrutura de cada município estejam preparadas para os impactos que o desenvolvimento trará a região, e que acima de tudo que nós população do Tapajós faça parte desse desenvolvimento e como tal, venha nos trazer melhoria de qualidade de vida.   O Prefeito de Rurópolis Pablo Genuíno afirma ter ficado muito contente com as propostas apresentas pelos secretários de Educação do Tapajós e achou interessante que os principais pontos que foram debatidos como preparativo antes da oficina pelo Prefeito e Secretário de Educação de Rurópolis visando como fatores importantes a se fazerem presente no Plano regional de Educação do Tapajós consideram com as propostas dos outros municípios. O que mostra que os problemas são parecidos na região do Tapajós, o que muda às vezes é a proporção em que eles acontecem de município para município. O próximo passe será uma reunião entre o MEC e os Prefeitos da região do Tapajós.
Informações e fotografias: Assessoria da Secretaria de Educação. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário