terça-feira, 29 de julho de 2014

PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE REALIZA TRÍDUO CATEQUÉTICO

Jovens interagindo


Padre Josef Mapang falando aos presentes

Na encíclica REDEMPTORIS MISSIO (Missão do Redentor) o SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II (Santo de Deus) SOBRE A VALIDADE PERMANENTE DO MANDATO MISSIONÁRIO Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 7 de Dezembro do ano de 1990, encontramos alguns números que dizem:
O envio «até aos confins da terra » (at 1, 8)
22. Todos os evangelistas, ao narrarem o encontro de Cristo Ressuscitado com os Apóstolos, concluem com o mandato missionário: « foi-Me dado todo o poder no céu e na terra Ide, pois, ensinai todas as nações (...) Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo » (Mt 28, 18-20; cf. Mc 16, 15-18;Lc 24, 46-49; 20, 21-23). Esta missão é envio no Espírito, como se vê claramente no texto de São João: Cristo envia os Seus, ao mundo, como o Pai O enviou a Ele; e, para isso, concede-lhes o Espírito. Lucas põe em estreita relação o testemunho que os Apóstolos deverão prestar de Cristo com a ação do Espírito, que os capacitará para cumprir o mandato recebido.

Líder comunitário fazendo sua explanação
23. As várias formas do « mandato missionário » contêm pontos em comum, mas também acentuações próprias de cada evangelista; dois elementos , de fato , encontram- se em todas as versões. Antes de mais, a dimensão universal da tarefa confiada aos Apóstolos: « todas as nações » (Mt 28, 19); « pelo mundo inteiro, a toda a criatura » (Mc 16, 15); « todos os povos » (Lc 24, 47); « até aos confins do mundo » (At 1, 8). Em segundo lugar, a garantia, dada pelo Senhor, de que, nesta tarefa, não ficarão sozinhos, mas receberão a força e os meios para desenvolver a sua missão; estes são a presença e a potência do Espírito e a assistência de Jesus: « eles, partindo, foram pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles » (Mc 16, 20)
Com essa iluminação, realizamos o tríduo catequético deste ano na quinta-feira dia 24 com almoço ate, domingo dia 27 de julho, refletindo o tema: Fraternidade e Tráfico Humano, norteando pelas quatro dimensões específicas da Congregação dos Missionários do Verbo Divino que são: BÍBLIA, COMUNICAÇÃO, JUPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA.
Hora do "Rango"
Para desenvolver esses temáticos, pedimos colaboração dos confrades: Ir. Blasius veio de Alenquer, Padre Lalo, veio de Trairão, as freiras que vieram de Santarém (Irmã Vizenilda, Irmã Diana e Irmã Romilda) além dos padres (Yosef Mapang e Jean Paul) e os leigos que participam da semana dos multiplicadores daqui da paróquia (França, Domingas, Edileuza e Creuza). Esse encontro de formação da Fé e Vida cristã ou conhecida como Tríduo Catequético, só aconteceu de maneira animada, dinâmica e proveitosa, graças ao engajamento ativo da equipe de animação e de todos os 155 participantes escritos no livro de ata, sem contar com as servidoras na cozinha coordenada pela comunidade Nossa Senhora Aparecida – Bela Vista e mais da comunidade São Raimundo Leitoso e Alto Transparana. 
Padre Jean Paul, Irmã Nilda(Belterra), Padre Yosef, Irmãs Romilda, Diana (Santarém) e Padre Lálo (Trairão).
Padre Lálo (Trairão) deixando sua mensagem
 Alguns desafios colocados: como a Bíblia nos ajuda a encontrar Deus na nossa vida? Como a Evangelização acontece através dos meios de comunicação? Somos chamados a estar atentos aos acontecimentos que ocorrem ao redor, a escutar os gritos da Humanidade e da Criação e a ver a vida com os olhos de Deus. Como promover e alimentar o Reino de Deus? Outros desafios são falta de pessoas batizadas comprometidas com a missão e com a causa de Deus e falta o espírito e ardor missionário dos jovens.
Irmã Diana (Stm) fazendo a oração final
Umas propostas concretas diante dos desafios: incentivar as famílias a fazer experiência do encontro pessoal com Cristo nas orações e celebrações, visitas nas famílias, um diálogo interpessoal e lutar pelos direitos humanos dos pobres.
Na noite de sábado realizamos uma bela e animada celebração, noite cultural e finalizando no domingo com planos e metas para Tríduo Catequético do próximo ano que será único em toda paróquia, nos dias 23 a 26 de julho de 2015, na área Nova Missão, comunidade São Raimundo Nonato – PANORAMA. Obrigado a todos. A saudade fica, mas ate breve. Lembrando que no sábado e domingo dia 2 e 3 de agosto, teremos curso Bíblico sobre Evangelho de MATEUS dado pelo padre Adrianinho vindo do sul do Brasil. Local será no Barracão da Igreja matriz de Rurópolis.
Texto: Padre Yosef Mapang – pároco.
Fotografias: H. Marinho





Para ver em tamanho grande, clique em cima das fotos.
Padre Jean Paul interagindo com os presentes


Grupo da animação

Irmã Romilda (Stm), Irmã Nilda (Belterra) e Irmã Diana (Stm)
Hora do "Rango"

A animação dos jovens
Santa Missa ministrada pelo Padre Yosef e Padre Jean Paul







Padre Yosef Mapang e irmã Nilda de Santarém





Padre Lálo (Trairão)
















Irmãs Romilda e Diana (Santarém)

Local, dia, mês e ano do próximo encontro.






Padre Jean Paul e senhora Domingas, puxando a animação.





Momento de oração
Momento de oração





Hora do "rango"


Hora do "rango"



Muita animação no encerramento



Nenhum comentário:

Postar um comentário