sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ISMAEL DOS SANTOS É O CARA!

Ismael Gomes dos Santos

Ismael e suas ferramentas de trabalho

Hoje, sexta-feira(10/01/2014), vamos fazer uma coisa diferente do que fazemos sempre. São várias as matérias elogiando autoridades ou “doutores” dentro do cumprimento de seus afazeres. Nesta matéria, estaremos homenageando o senhor ISMAEL GOMES DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, 53 anos, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, filho de João Bispo dos Santos e Maria Águida dos Santos, que migraram para o Estado Pará, no início da colonização local; firmaram residência neste município, por esse motivo, é uma família pioneira na região. Ismael é GARI, funcionário da Prefeitura Municipal de Rurópolis, e presta serviço na Praça Cívica. Nas minhas caminhadas, sempre encontro Ismael na “batalha” e admiro o quanto ele é cuidadoso e cumpridor de suas obrigações. Todas as madrugadas, lá está ele, limpando, varrendo, tirando todo o lixo e a sujeira existente naquela praça, lixo e sujeiras estas, que os “estudados” e com uma profissão “melhor”, apesar das várias lixeiras distribuídas naquele local, sentem o prazer ou a insensatez de jogar no chão. Mas para isso está lá o Ismael, firme e forte, e orgulhoso do que faz. Parabéns Ismael, pelo seu trabalho, e que continue sendo sempre esse homem do bem, trabalhador, honesto e que você tenha muita saúde. Só falta arrumar uma namorada...VEJA A MATÉRIA COMPLETA, CLICANDO ABAIXO.







Gari - Profissional responsável pela higiene e estética das ruas das cidades, dos jardins, das praças e logradouros públicos.
Com ambiente de trabalho sofrível, desempenha suas atividades munidos de carrinho, pá e vassoura em prol do asseio e beleza da cidade. Além das adversidades do ambiente de trabalho, enfrenta diariamente o preconceito e o desrespeito de muitas pessoas, sem perder o ânimo diante destas.
Como surgiram os apelidos gari e margarida e sua aceitação pela população brasileira?

Qual a origem do nome gari? Como surgiu o apelido margarida?

A maioria dos brasileiros - e até mesmos muitos dos que trabalham no setor - desconhecem como eles foram incorporados ao dia-a-dia pela população. Mas essa dúvida termina quando é preciso identificar um coletor, que remove o lixo, ou uma varredora, que limpa as ruas. Aí é só chamar o gari ou a margarida e tudo se resolve. 

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.
Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a "turma do Gari" para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.
Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande, no Rio de Janeiro, uma fábrica de utensílio para limpeza urbana que leva o nome de fábrica Aleixo Gari.
 

Margaridas

No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô. Naquela época, o então gerente da filial Piracicaba, José Mauro Porto, foi designado pela diretoria de Operações da VEGA para incluir as mulheres no serviço de limpeza pública. A experiência pioneira foi feita com absoluto sucesso e, logo em seguida, repetida em outras regiões, na Capital. Antes mesmo de o teste ser feito em São Paulo, havia uma preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais, como varredora e servente. 

Pensou-se na cor branca, que é sinônimo de limpeza, e na flor, que representa a mulher. Imediatamente, margarida foi considerada o mais adequado, inclusive porque nesse nome está contida a palavra gari. Dias depois, a mídia e a sociedade em geral aceitaram - e elogiaram - o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho. A VEGA abriu um novo mercado para as mulheres, que desde então se dedicam à atividade com interesse, merecendo o respeito dos pedestres que passaram a ter um motivo a mais para evitar sujar as ruas e manter a cidade limpa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário