segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NOTICIAS DA PRESENÇA DO PADRE JOSÉ BOEING

Padre José Boeing


JOSÉ BOEING, padre, advogado e é missionário do Verbo Divino. Com alegria ele está partilhando sua vida nestas terras de Rurópolis e Placas nestas duas semanas. Ele chegou dia 27 de setembro. Padre José Boeing, diz que toda vez que vem  a Rurópolis se sente em casa, pois morou aqui em 2001, logo após o término do seu curso de direito na FIT em Santarém. Mas em 2002 foi eleito Coordenador da Comissão Verbita de Justiça e Paz da América Latina e teve que voltar para Santarém. Mas tem boas recordações do povo desta região. Padre José Boeing, nasceu na cidade de Manoel Ribas, Estado do Paraná, na região do Vale do rio Ivaí. Estudou em Curitiba e São Paulo e foi ordenado padre missionário no dia 01 de dezembro de 1990. Está trabalhando desde 1991 na Região do Baixo Amazonas. É o atual superior dos Verbitas na Amazônia. Esta semana, além das celebrações aqui na cidade, fará visitas nas Comunidade da Santarém - Novo Paraíso. Dia 2 - Comunidades de Frei Rainerio, Nicéia e Piçarreira e dia 3 Comunidade do Espírito Santo. Dias 4, 5 e 6 de outubro estará participando das festividades de São Francisco, padroeiro de nosso município.  Dias 8 e 9 estará nas comunidades da Transamazônica sentido Rurópolis-Itaituba. Dias 10,11, 12 e 13 estará na cidade de Placas para participar das festividades de Nossa Senhora Aparecida, padroeira daquele município e da Cavalgada. Padre José Boeing, dentro de seu projeto missionário vai entregar seu cargo de superior, depois de exercer durante dois mandatos, ou seja, de 2008 a 2010 e 2011 a 2013. Em 2014 e 2015 irá fazer o mestrado na área de Direito Ambiental com a pesquisa sobre Direitos Humanos e sustentabilidade em Belo Horizonte. A área de pesquisa será  a população que vivem no entorno da Rodovia Santarém/Cuiabá (BR 163) entre Santarém a Castelo do Sonho(Estado do Pará). Por isso em 2015 estará várias vez por estas terras fazendo pesquisa e visitando o povo e as comunidades rurais desta região. Agradece a atenção e deseja muita paz e saúde para todos. Pe. José Boeing, svd Superior Regional do Missionário do Verbo Divino na Amazônia. Padre, o senhor é, e sempre será bem vindo em nosso município. Esperamos que o senhor tenha uma boa estada e que volte sempre, pois homem de Deus como o senhor, com a capacidade que tem em transmitir a sabedoria divina, sempre é bem vindo em qualquer lugar. Sou seu fã, e nosso humilde blog estará sempre a sua disposição quando porventura quiser transmitir alguma mensagem aos paroquianos.

ESCOLA ALMIR GABRIEL REALIZA O PROJETO FLORESTABILIDADE - RECURSOS NÃO MADEIREIROS

Autoridades e palestrantes que participaram do encontro

Castanha - um dos produtos apresentados

A Escola Almir Gabriel, realizou hoje dia 30 de setembro a Culminância do projeto, Florestabilidade, recursos da floresta, o qual teve como objetivo conhecer e mostrar a importância do manejo florestal não madeireiro, conservação de várias espécies nativas da região amazônica, como também geração de renda e diferentes formas de usos desses produtos. A diretora Celiene deu as boas vindas e em seguida passou a palavra a Professora Neuzandes, coordenadora do Projeto, a qual deu seguimento às atividades convidando a compor a mesa, a tenente Erika, engenheira florestal do 8° Bec, O senhor Jair Cunha, secretário de Meio Ambiente e o senhor Jean Sanches, coordenador da Ceplac. Após compor a mesa apresentou-se a música Saga da Amazônia em slides, a letra da música sendo interpretada por imagens. O segundo momento foi à palestra de duas alunas do ensino médio, falando sobre os riscos que a fauna corre ao longo da BR163, por conta do fluxo de veículos, muitas vezes em alta velocidade causando atropelamento. O que foi reforçado na fala da tenente Erika, a qual deu continuidade ao evento apontando sobre os cuidados que temos que ter com a fauna e o papel do DNIT (órgão responsável pôr essa questão). A tenente elogiou o projeto, falou de várias espécies além das que estavam sendo apresentadas, tipo a andiroba e colocou a importância de conscientizar as crianças sobre as questões ambientais. Veja a matéria completa e mais fotos, clicando abaixo.
Texto e fotografias: Professora Neuzandes

PREFEITO DE RURÓPOLIS. PABLO GENUÍNO INCENTIVA E APOIA O PROGRESSO NA REGIÃO.

Prefeito Pablo Genuíno e autoridades que fazem parte do Consórcio Tapajós
Descerrando a placa de inauguração do Consórcio


O prefeito Pablo Genuíno, primeira Dama katyussy,  vice Anésio Coelho,  secretários e vereadores, estiveram em Itaituba para a inauguração da sede do Consorcio Tapajós e  participar de um seminário com uma audiência pública, sobre os impacto socioeconômicos e ambientais do Complexo Tapajós. A audiência pública trouxe diversos questionamentos como perguntas e muita discussão, sobre o Consorcio Tapajós. Mais do que uma audiência pública, foi também um esclarecimento para a população de um modo geral. Foram discutidos todos os termos pelo qual se devem construir as hidrelétricas do Complexo Tapajós. 
Se fizeram presentes várias entidades e órgãos estadual e federal, representantes do ministério de minas e energia, gabinete da presidência da republica, ministério de meio ambiente, Eletronorte, Eletrobrás, ministério público poder judiciário, prefeituras e câmaras da região. O prefeito Pablo Genuíno  no uso de suas palavras, após cumprimentar  a mesa, falou da importância que se tem da criação das hidrelétricas em nossa região, o prefeito disse ainda que isso é um momento ímpar para nosso povo: “Nós não podemos deixar que nossas riquezas seja exploradas sem deixar benefícios para a população local, precisamos se unir para que o progresso aconteça de forma coletiva. Sabemos dos empecilhos mas não podemos ficar de braços cruzados, acreditamos no desenvolvimento da nossa região e estamos trabalhando para que isso aconteça” finalizou o prefeito. Veja mais fotos clicando abaixo.
Texto e fotografias: Marinaldo Braga





sábado, 28 de setembro de 2013

RECORDANDO O PASSADO...

SPORTING CLUBE DE RURÓPOLIS
Essa equipe, na minha humilde opinião, foi uma das últimas que realmente sabia e conhecia o que era jogar futebol. No passado, tivemos equipe com grandes jogadores, equipes que batiam de frente com qualquer equipe da região. Santarém, Itaituba, Belterra, etc., tinha que se virar para pelo menos empatar. Nos anos 70, 80 e até 90 ainda tinha alguns remanescentes, depois só pinta, droga e cachaça. Que tal voltarmos a termos a infância ingênua do passado, que todos se divertiam, mais cuidavam também da saúde e do corpo?

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

POLÍCIA MILITAR REALIZA AVERIGUAÇÃO DE DENÚNCIA DE TENTATIVA DE FURTO NO TRAVESSÃO DO IGARAPÉ PRETO E PRENDE EM FLAGRANTE "ÍNDIO" POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

"ÍNDIO"


O SUBTENENTE PM QUEIROZ, juntamente com sua equipe composta pelos policiais militares SD'S PM MACIEL, JÚNIOR e RANGEL, na data de hoje, 26/09/2013, por volta das 11 horas, chegaram à Vicinal do Igarapé Preto, na área de jurisdição da 17ª CIPM, zona rural deste município, sendo que foram averiguar denúncias de que ali havia um indivíduo que teria cometido tentativa de furto em um estabelecimento comercial de uma mulher de nome Berenice, localizado naquela vicinal e ainda denúncias de importunações de alguns homens desconhecidos na escola local durante o horário das aulas. 
Sub Tenente PM Queiroz e SD´s PM Maciel, Júnior e Rangel
Um dos suspeitos de estarem cometendo tais atos é o homem conhecido por "Índio", o qual foi localizado cerca de dois quilômetros depois da escola local em uma residência que serve de alojamento de alguns homens que são funcionários do senhor conhecido por Francivaldo, e ali "Índio" estava do lado de fora do mencionado alojamento cozinhando, segundo o mesmo, para os demais colegas que estavam no mato, sendo o mesmo abordado, revistado e acabou por confirmar que tentou furtar o estabelecimento da vítima, senhora Berenice, por volta das 8 horas do último domingo. No interior do alojamento foi localizada e apreendida uma arma de fogo tipo espingarda, marca Rossi, calibre 20, nº 4269, juntamente com duas munições de mesmo calibre intactas. 


"Índio", o qual soube-se tratar de DELVAIR NOGUEIRA DA CRUZ, de 18 anos de idade, paraense, solteiro, nascido em 23 de outubro de 1994, não apresentou documento legal da arma. Durante a abordagem policial o mencionado nacional não apresentou nenhum documento de identidade com foto, mostrando apenas uma cópia simples de uma certidão de nascimento. Em seguida foi dada voz de prisão ao mesmo por posse irregular de arma de fogo, o qual não reagiu e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Rurópolis para a lavratura do respectivo auto de prisão em flagrante. O homem conhecido por Francivaldo não foi encontrado no local, assim como os outros indivíduos, que segundo "Índio", estavam na mata.
Informações e fotografias: Policia Militar
 

COMEÇOU AS FESTIVIDADES EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

São Francisco de Assis - Padroeiro do município


 
Ontem, quarta-feira (25/09/2013), começou as festividades em homenagem  a São Francisco de Assis. São Francisco de Assis é o santo padroeiro do município de Rurópolis. Ontem foi realizado um culto na Igreja Católica Matriz, Paróquia Santíssima Trindade, local sede da Comunidade São Francisco de Assis, iniciando-se assim as festividades religiosas. Esse ano, a programação será diferente e obedecerá a programação abaixo. Veja toda a programação que será ofertada aos fiéis e clicando abaixo, veja um resumo da história de São Francisco de Assis e sua oração.












quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O PREFEITO ESTÁ NA SUA COMUNIDADE

Prefeito Pablo Genuíno em visita a Posto de Saúde


O prefeito Pablo Genuíno, vereadores e secretários,  estiveram cumprindo suas agenda de trabalho do programa ‘PREFEITO ESTA NA SUA COMUNIDADE’. Um  programa de trabalho da prefeitura municipal de Rurópolis,  que visa levar os trabalhos de pavimentações, recuperação de ruas, com colocações de bueiros, galerias e reposições de lâmpadas em todos os bairros e comunidades.  neste dia 25 o prefeito, vereadores e secretários, estiveram nas comunidades do km 85, km 75, e km 70,  todas essas comunidades estão sendo devidamente recuperadas, pavimentações, colocações de piçarras, coletas de lixos e recuperação do sistema de iluminação publica. A meta do programa de trabalho  o “PREFEITO ESTÁ NO SEU BAIRRO” e na sua comunidade, visa atender todo o município ainda esse ano, levando trabalho, melhorias e desenvolvimento para a população de Rurópolis. O prefeito Pablo Genuíno visitou também as escolas e postos de saúde. Segundo o prefeito, já esta fazendo a reformas em algumas escolas e vai continuar  os trabalhos  de construção e reforma nas escolas e também nos postos de saúde.  O prefeito disse ainda, que o município esta vivendo um novo tempo, isso nos estamos mostrando com trabalho e respeito pelo povo de Rurópolis. Disse o prefeito do povo ,PABLO GENUÍNO.
Texto e fotografias: Marinaldo Braga





terça-feira, 24 de setembro de 2013

PARÓQUIA SANTISSIMA TRINDADE PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS HUMANOS: GRITO DOS EXCLUÍDOS 2.013

Padre Jean acompanhado de parte de seus convidados

Neste sábado (21/09/2013), a Paróquia Santíssima Trindade, promoveu um seminário sobre os direitos humanos, com o tema “GRITO DOS EXCLUÍDOS 2013”. O evento foi realizado nas dependências do Barracão Paroquial, com início à 08:00 horas e término às 14:00 horas. Foram convidados como palestrantes, o Professor Egídio, representante da Comissão Pastoral da Terra, Prelazia de Itaituba; senhora Domingas Bonfim, representante da Comissão de Justiça e Paz; Maria de Lourdes – Pastoral da Juventude; senhora Patrícia – Pastoral da Criança; senhora Maria França – Pastoral de Meio Ambiente; Professor Nascimento – SINTEP; Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho – Delegado de Policia Civil e Doutor Plinio Tsuji Barros – Defensor Público. Pessoas de vários seguimentos da sociedade estiveram presentes, afim de ouvir e interagir com os palestrantes. Na oportunidade, o Padre Jean Paul, representando a paróquia, leu alguns trechos da Bíblia Sagrada e abençoou o encontro e as pessoas presentes. Veja na íntegra o que os palestrantes falaram, clicando abaixo.
 EM TEMPO: Peço desculpas pelo atraso em postar a matéria, mais infelizmente não foi possível antes. Primeiro, motivo doença, segundo tempo, pois essa não é minha fonte de renda e tenho que batalhar para sobreviver e esses dias, graças ao Homem lá de cima, estou super enrolado para cumprir com os meus compromissos profissionais. Mais... "antes tarde do que nunca".

sábado, 21 de setembro de 2013

MÉDICOS CUBANOS JÁ SE ENCONTRAM EM NOSSA CIDADE.

Dra. Xiomara, Dr. Tudor, Dr. Wilben, Prefeito Pablo, Dr. Raimundo e Sec. Otoniel.

Funcionários da saúde e convidados

Como foi anunciado pelo Sem Polêmica e confirmado pelo prefeito Pablo Genuíno, já se encontra em nossa cidade, os médicos cubanos que irão prestar serviços em nosso município. Os médicos chegaram hoje pela manhã e foram recepcionados pelo Prefeito Pablo Genuíno, Secretário Municipal de Saúde, senhor Otoniel e o diretor clínico do Hospital Municipal, Doutor Roberto Tudor Trellar. Na oportunidade, foi oferecido um almoço, onde compareceu vários servidores da saúde, como também outras autoridades convidadas a darem boas vindas a tão ilustres e necessários profissionais. 
Dr. Tudor e Prefeito Pablo
Conversando com o Prefeito Pablo, o mesmo nos falou que como já havia dito antes, essa é mais uma vitória de seu governo e que está feliz em poder dar ao pessoal da área urbana e rural, principalmente aquelas pessoas carentes, um atendimento médico de qualidade. Disse ainda que esses profissionais estão vindo para  somar com os que já temos aqui, e com isso, dar uma melhor atenção a demanda existente no hospital municipal e nos postos de saúde. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, senhor Otoniel, e o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Doutor Roberto Tudor, os médicos recém chegados, segunda-feira serão apresentados aos munícipes, ocupando os postos onde ficarão lotados: Doutor Raimundo Segundo Verbécio Viltre, ficará lotado no Distrito Divinópolis; Doutor Wilben Mancebo Bueno, ficará lotado na Comunidade Água Azul – Km 85 e Doutora Xiomara Judith Avillar Carracedo, ficará lotada na sede do município, no Posto Genuíno.
Fotografia: Conceição.
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RECORDANDO O PASSADO...

EQUIPE MASTER DE RURÓPOLIS

EM PÉ: Vildo, Reinaldo, Chagas, Marinho, Valdinor, Bagunça, Valdir Dil e Jó.
AGACHADOS: Pedro Martelo, Galvão, Felipe Cardoso ("O FILHO DO VENTO"), Velho Rê, Paraíba, Camilo e Sales. Postagem a pedido do ex-atleta Ecles Veríssimo - o "BAGUNÇA", fazendo uma homenagem ao seu querido sogro Felipe Cardoso, o "FILHO DO VENTO" apelido dado, haja vista, sua velocidade na posição de ponta direita "nato".