sábado, 7 de setembro de 2013

RURÓPOLIS ANTECIPA A COMEMORAÇÃO DO 191º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDENCIA DO BRASIL E FAZ O DESFILE ESCOLAR NO DIA 05.

Grupo Jovens Para Sempre
Desfile estudantil


Haja vista, neste ano, sete de setembro cair em um dia de sábado, e por contarmos com um grande número de protestantes residentes em nosso município, principalmente estudantes, é que a prefeitura municipal através do Prefeito Pablo Genuíno, juntamente com a Secretaria de Educação, que tem como titular o professor Adilson da Silva, resolveram antecipar o desfile estudantil alusivo as comemorações da Independência do Brasil, para o dia 05. Quinta-feira (05/09/2013), foi realizado o desfile estudantil, onde todas as escolas urbanas participaram e o público em geral compareceu em peso para participar de mais este evento. Veja a matéria completa, clicando abaixo.




 Para ver em tamanho grande, clique em cima da foto.
Prefeito Pablo Genuíno, parabenizando o Secretário de Educação Adilson da Silva, pela organização do evento

07 DE SETEMBRO – 191º (Centésimo Nonagésimo primeiro) aniversário da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Estamos neste dia 07 de setembro de 2013, comemora-se os 191º (centésimo nonagésimo primeiro), anos da Independência do Brasil e por esse motivo lembraremos agora um pouco dessa história tão marcante e significativa para o nosso país.
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política pelo Brasil. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.
D. Pedro recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou em 09 de janeiro de 1822, "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".
Após o Dia do Fico, D. Pedro, tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole portuguesa, pois preparavam caminho para a Proclamação da Independência do Brasil. O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos na colônia (Brasil), pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social.
Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole (Portugal).
Oficialmente no dia 07 de Setembro de 1822 estando às margens do Riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o Bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, o príncipe regente expressou sua decisão bradando a famosa frase “Independência ou morte”! Ato este, que acabou ficando mais conhecido historicamente como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo.
Hoje em dia, as comemorações do Dia da Independência do Brasil ocorrem em todo o território nacional, com a realização de desfiles, solenidades públicas, espetáculos musicais e diversos tipos de manifestações patrióticas.
Em nosso município comemorar o Dia da Independência, significa para cada um de nós, um momento de reflexão acerca das nossas atitudes perante a sociedade e, mais importante significa saber como estamos agindo a favor da independência do nosso país, da nossa cidade e da nossa escola.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Rurópolis, que tem como atual Gestor do Sistema Educacional, o professor Adilson da Silva e, que a    partir de
2013 passa a adotar o seguinte slogan: SEMECD – FORMANDO CIDADÃOS, formação essa, que parte de propostas inovadoras, num ambiente democrático e de valorização humana. Assim, desejamos que o sentimento de comemoração de comemoração alusiva ao Dia da Independência do Brasil, possa ficar marcado no peito da cada cidadão ruropolense. INFORMAÇÕES: SEMECD

Como inicio a programação alusiva ao desfile da Independência, realizada na Praça Cívica, foi convidado todos os presentes para entoar o Hino da Independência do Brasil.  Em seguida, foi feita a apresentação de abertura do desfile das escolas, demais autarquias da Administração Pública ruropolense, bem como os Clubes de Desbravadores Pioneiros da Selva, Pioneiros do Advento e Clube de Aventureiros Maranata. Os primeiros a se apresentarem foi os alunos da Creche Municipal “O Cantinho da Criança” que teve como tema de trabalho neste ano de 2013 e tema do desfile “TODA CRIANÇA APRENDE COM UMA EDUCAÇÃO QUE SURPREENDE” .A Creche Municipal “O Cantinho da Criança”, foi fundada em 25 de outubro de 2001, na administração do Prefeito José Paulo Genuíno, tem como diretora a professora Rita Catarina Carvalho de Souza, e como coordenadora pedagógica a professora Elizeth Soares de Sousa, neste ano de 2013 conta com o número de 239 discentes matriculados com idades entre 03 e 05 anos. A mesma funciona em dois turnos. A Creche Municipal tem como MISSÃO promover uma educação voltada às reais necessidades do educando contribuindo para a formação plena do cidadão ruropolense.
è TEVE COMO ORDEM DO DESFILE:
  1. Faixa com o nome da escola: O CANTINHO DA CRIANÇA.
  2. Tema: “Toda Criança Aprende Com Uma Educação Que Surpreende”.
  3. Bandeiras: Brasil, Pará, Rurópolis e Creche Municipal.
  4. Bailarina
  5. Projeto Peixe Vivo: Vamos Preservar!
  6. Rainha e Princesas
  7. Danças (carimbo e quadrilha)
  8. Índios
  9. Pelotão com o fardamento da Creche.









A segunda escola  que se apresentou na avenida, foi a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “O Mundo da Criança”. A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil “O Mundo da Criança”, localizada na Avenida J. K. com a Rua José Rodrigues da Costa, nº. 230, Centro, foi fundada em 1997, com atendimento apenas a educação infantil e no ano de 1999 iniciou o ensino fundamental. Hoje, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental O Mundo da Criança está sob a Direção da professora Isabel Fraga dos Santos, na vice direção Valdilene Cunha de Oliveira, na Orientação Pedagógica a professora Celiane Neres do Vale, e como Secretária Edicélia de Oliveira Rosa. E conta com um quadro funcional de 03 agentes administrativos, vinte e quatro professores, dez serventes, três vigias e dois porteiros que desempenham suas funções da melhor maneira possível. A escola funciona em dois turnos, sendo no turno matutino com duzentos e oitenta e dois alunos e no turno vespertino com duzentos e setenta e dois, sendo no total de quinhentos e cinquenta e quatro discentes matriculados.
TEVE COMO ORDEM DO DESFILE
1° Ordem: Faixa com nome da escola: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL O MUNDO DA CRIANÇA
Tema: O SEGREDO DA EDUCAÇÃO RESIDE NO RESPEIRO AO ALUNO.
2° Ordem: Porta bandeiras
·        Bandeira do Brasil
·        Bandeira do Estado
·        Bandeira do Município
·        Bandeira da Escola
3° Ordem: Educação Infantil representando o circo
Faixa: O MUNDO É UM CIRCO ONDE TODOS OS SERES SÃO ARTISTAS.
4° Ordem: Pelotões representando as profissões
5° Ordem: Pelotões de alunos fardados
6° Ordem: Fechando o desfile da escola o pelotão representando todos os Estados brasileiros
 Faixa: A MISCIGENAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS ENGRANDECE A CULTURA RUROPOLENSE. 


















FANFARRA CLUBE DE DESBRAVADORES – PIONEIROS DO ADVENTO





O terceiro desfile, foi da  Escola Adventista do Município de Rurópolis. Os Adventistas do Sétimo Dia possuem um dos mais vastos sistemas educativos de ideologia protestante em todo o mundo. Ao todo são mais de 5.590 (cinco mil quinhentos noventa) escolas, colégios e universidades.
Em Rurópolis, a Escola Adventista está localizada na Avenida Edson Arantes do Nascimento s/n, centro. Atualmente têm no seu corpo docente 13 funcionários e 86 alunos matriculados, tendo como Diretora a Srª Uhelitânia Sales Alves. Lá, trabalha-se com a missão de oferecer Educação Integral e de qualidade. Formando seres pensantes, cidadãos úteis à sociedade à pátria e a Deus.
Em 2013 a escola traz como tema: Os oito Remédios da Natureza.
Vivemos hoje em condições de grande correria. A agitação do dia-a-dia, trabalho, escola, alimentação fora de hora e irregular, estress, privação do sono. O fruto de tudo isso? Comprometimento com a qualidade de vida do aspecto físico, mental e espiritual desencadeando doenças.  A rede educacional Adventista acredita que:
 "Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício físico, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios... A natureza não sendo estorvada, faz seu trabalho sabiamente e bem. Aqueles que perseveraram na obediência a suas leis, ganharão em saúde de corpo e alma. 
Trabalhando O Compromisso com o seu Futuro, temos uma linha metodológica restauradora, objetivando restaurar no educando a imagem de Deus, o nosso Criador. 
Faixas:
1ª - Repouso (Jardim I) - O descanso fortalece o sistema imunológico e pode adicionar anos a sua vida.
2ª – Ar Puro (Jardim II) - Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem.
3ª – Exercício Físico (1° Ano) - O exercício ao ar livre devia ser prescrito como necessidade vital, pois previne muitas doenças, aumenta a eficiência dos pulmões, promove a digestão, etc.
4ª – Água Pura (2° Ano) - Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do Céu. A água é indispensável a todos os seres vivos.
5ª – Luz solar (2° Ano) - A luz solar pode ser curativa ou destrutiva, dependendo de como a usamos. Desfrute o sol sabiamente e sua luz aumentará sua vitalidade e saúde. 
6ª – Abstinência ou temperança (3° Ano) - Temperança ou abstinência significa a negação do eu, ou domínio próprio, ou seja, usar moderadamente o que é bom e não usar nada que é prejudicial ao corpo.
7ª – Alimentação Saudável (4° Ano) - A dieta original dada pelo Criador dos seres humanos, consistia de frutas, vegetais, grãos e nozes ou amêndoas. As doenças e sofrimento que prevalecem em toda parte são normalmente causadas por erros populares na dieta.
8ª – Confiança em Deus (5° Ano) - Fé e confiança em Deus dão suporte a todas as leis de saúde. É a mais essencial lei para a prática diária. Viver de forma saudável? Existe alternativa! Você pode mudar. Estabeleça novos hábitos e confie no poder de Deus.
Ø  QUEBRANDO O SILENCIO
Quebrando o silencio é um projeto dos adventistas do sétimo dia. O projeto e uma manifestação contra a violência que se faz contra a mulher, o idoso e as crianças.
Hoje em toda a América do Sul, nos posicionamos veementemente contra qualquer uma destas formas de violência.
Convidamos, portanto que se unam a nós e quebre o silencio você também.
---------------------------------------------------------------------------------------------
CLUBE DESBRAVADORES PIONEIROS DO ADVENTO
O Clube Pioneiros do Advento é um Departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Está localizado na Igreja Adventista Boa Vista no Bairro Vila Nova. Tendo como diretor Weliton Márcio, o Clube conta com um total de 42 desbravadores matriculados. Fundado no dia 01/12/2001.
O Clube de Desbravadores tem a filosofia de desenvolver o aspecto físico, mental, espiritual e social.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
CLUBE DESBRAVADORES AVENTUREIROS MARANATA
O Clube de Aventureiros Maranata foi criado no dia 28 de fevereiro de 2005 na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central Boa Vista. Acolhendo crianças de 6 a 9 anos e as ensinando valores que contribui na sua vida FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.
E o VOTO é: Por amor a Jesus Farei Sempre o meu Melhor.
Atualmente o Clube está sob a direção da Srª Vanilda Sousa dos Santos Macedo e conta com 15 membros.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
CLUBE DESBRAVADORES PIONEIROS DA SELVA
O Clube de Desbravadores Pioneiros da Selva foi fundado no dia 16 de dezembro de 1998, na Igreja Adventista do 7º Dia – Central de Rurópolis, teve como seu primeiro instrutor o Sr. Sidcley Vieira Freitas. Atualmente é dirigido pelo Sr. Luiz Carlos.
O clube trabalha com jovens de 10 a 15 anos e tem como objetivo aprimorar as faculdades físicas, mentais e espirituais e assim formando bons cidadãos não só para a sociedade mais também para o reino dos céus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
CLUBE DESBRAVADORES FONTE DE ESPERANÇA
O Clube de desbravadores Fonte de Esperança da Igreja Adventista do 7º Dia, sediada na Vicinal da Cachoeira, foi fundado no dia 23 de fevereiro de 2013, tendo como fundador o Pastor Eder Alves, hoje tem como diretores: Markson Sousa Martins, Conceição da Silva Martins e Carliene Nunes, o clube conta com a participação ativa de 25 membros. O clube tem como objetivo anunciar a breve volta de Jesus, tirando assim adolescentes do mundo das drogas e outros males.

















A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre José de Anchieta.
Escola Pe. Jose de Anchieta, foi construída no ano de 1992, através de um convenio com a SEDUC na administração do Sr Zericé Da Silva Dias. O primeiro nome da escola foi ‘Flor de Acácia ‘’ hoje chama- se Pe.José de Anchieta.
Tendo como coordenador escolar o Professor EZEQUIAS DE SOUSA OLIVEIRA e coordenadora pedagógica SILVANE DOS SANTOS SOUSA. Temos também seis professores dois Agentes Administrativos, e três vigilantes e no momento funciona com 122 alunos.
TEMA DA ESCOLA: Educação: base da cidadania.
*Porta bandeiras,
* Futuros profissionais

* Pilotão de farda, 
* Educação infantil. 
 





A próxima escola  que se apresentou na avenida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela foi fundada em 11 de março de 1985, está localizada na Rua Mirian Borges, s/n. bairro do Leitoso. A escola conta com esfera administrativa: Municipal sob a gestão escolar da professora Marlene Claudia da Silva. A escola conta também com a colaboração de 14 professores e 14 funcionários na equipe de apoio, somando um total de 28 educadores.
 A instituição oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano tendo clientela total atendida em 2013 de 191 alunos.
FORMAÇÃO DA ESCOLA TEOTÔNIO VILELA
·         Faixa com o nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela Teotônio Vilela.
·         Oito Portas Bandeiras: 02 Com a Bandeira do Brasil, 02 Com a Bandeira do Pará, 02 Com a Bandeira do Município, 02 Com a Bandeira da Escola.
·         Alunos Com A Faixa Tema da Escola: Água Fonte de Vida.
·          Pelotão Com Uniforme Da Escola.
·         Alunos Com a Faixa: Água Gotas de Amor.
·         Pelotão Com Uniforme Da Escola (Jardim, 1º E 2º Ano).
·         Pelotão Com o Uniforme de Concluintes.
·         Alunos Com Uma Faixa do Projeto Mais Educação.
·         Pelotão Uniformizado Com a Farda do Projeto Mais Educação.








A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bela Vista”.
A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bela Vista foi construída na gestão do prefeito José Paulo Genuíno e inaugurada em 02 de abril de 2000, com um numero de 06 turmas somando um total de 132 alunos e 12 funcionários, tendo como coordenador o professor Oseias de Sousa Oliveira.
Sua clientela de alunos tem aumentado a cada ano e no ano letivo de 2013 a Escola Bela Vista conta com uma clientela de 612 alunos e um quadro de 54 servidores, assim distribuídos: Um Gestor (Profº Oseias de Sousa Oliveira), 01 vice- gestora (Profª Mírian Costa Carnaúba Oliveira), 01 coordenadora pedagógica (Profª Helena Silva Santos), 01 Secretária (Iranilde Ferreira da Silva), 30 Professores, 04 Agentes Administrativos,  12 Auxiliares de Serviços Gerais e 04 Vigilantes.
PROGRAMAÇÃO DO DESFILE DA ESCOLA
 A escola Bela Vista esta trabalhando o projeto voltado para a valorização da preservação do Meio Ambiente, como o projeto “TROQUE O LIXO PELO VERDE” projeto este que visa mostrar a importância da utilização do lixo e também, a importância de manter o ambiente escolar limpo e preservado.      Dessa forma, os alunos e funcionários da Escola Bela Vista trazem para avenida o seguinte tema:
A EDUCAÇAO É A ÚNICA FORMA CAPAZ DE MUDAR O SER HUMANO”
ORDEM DOS PELOTÕES:
·         NOME DA ESCOLA
·         TEMA DA ESCOLA: A EDUCAÇAO É A ÚNICA FORMA CAPAZ DE MUDAR O SER HUMANO
·         PORTAS-BANDEIRAS
·         BAILARINAS
·         FANFARRA MIRIM
·         PELOTAO DE ALUNOS REPRESENTANDO ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA
Ø  2ª – FANFARRA BELA VISTA
·         PELOTAO DO MAIS EDUCAÇÃO
·         PELOTAO DO MEIO AMBIENTE
(Preservando o meio ambiente)
·         ALUNOS FARDADOS (feminino)
·         ALUNOS FARDADOS (masculino)
·         PELOTAO DOS FINALISTAS (9º ano)
(Adriana você estará em nossas memórias)
·         CARRO COM JARDIM II
 









 

Posteriormente foi realizado a apresentação do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, projeto este desenvolvido pelo CRAS.
PETI- Programa De Erradicação do Trabalho Infantil. Oferecido pelo Governo Federal é convenio com a Prefeitura Municipal de Rurópolis e Assistência Social do Município, o principal objetivo e a Erradicação do Trabalho Infantil. O programa teve inicio em 2001 com 50 crianças até 2004. Em 2005 foram ofertadas mais 150 vagas, sendo assim 200 crianças atendidas pelo programa.
Frase: O programa oferece aos seus alunos trabalhos socioeducativos
Recursos Humanos
01 coordenadora
03 orientadores sociais
04 serventes
03 vigias
Os bons resultados deste trabalho devem-se ao apoio da Secretaria de Assistência Social do Município de Rurópolis S.ª Katyussy Nayara Bonami Genuíno.
ORDEM DOS PELOTÕES
1º PELOTÃO: Nome do programa PETI
2º PELOTÃO: Porta bandeira
3º PELOTÃO: Futuros Profissionais
4º PELOTÃO: Esporte
5º PELOTÃO: Farda







A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova”.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nova localizada na Rua Paulo Freire nº 232 no Bairro Vila Nova no Município de Rurópolis /PA. Foi fundada pelo prefeito de Rurópolis Dr. Zericé da Silva Dias e inaugurada no dia 14 de agosto de 1990.
Atualmente atende uma clientela de 470 alunos do 1º ao 9º ano nos turnos da manhã e tarde ; e EJA- Educação de Jovens e adultos no Período noturno. Conta com um quadro de 53 funcionários.      
A Escola tem na sua direção a Professora Edileuza Peres Magalhães, como vice-diretora a professora Maria França Castro, como Coordenadora Pedagógica a professora Maria Francisca Alves Santos e como Secretária Gilvania de Araújo Oliveira Santos. 
A direção da Escola agradece antecipadamente a participação de todos os alunos, professores e demais funcionários pelo empenho nesta programação.
TEMA:
MEIO AMBIENTE: VER, PENSAR, SENTIR e AGIR; projeto que a escola está desenvolvendo ao longo do ano letivo em busca de conscientizar a comunidade em geral da necessidade de preservarmos o meio ambiente
Ø  SUB-TEMAS:
O AR: Valorizar o ar que respiramos, pois ele nos diz o nosso tempo de vida;
ÀGUA: A qualidade da água e a qualidade de vida andam juntas.
FOGO: Preservação ambiental significa um compromisso com a vida . Evite queimadas.
TERRA: A terra pede socorro! Sensibilize-se faça algo por ela.
Ø  ORDEM DOS PELOTÕES
1. Nome da Escola
2. Tema : MEIO AMBIENTE: VER, PENSAR, SENTIR e AGIR
3.Portas Bandeiras
4. Destaque: O AR
4.1. Faixa: Vamos valorizar o ar que respiramos.
4.2.  Pelotão Feminino
5. Destaque: ÁGUA
5.1. Faixa: A qualidade da água e da vida andam juntas.
5.2. Pelotão Masculino
6. Destaque: FOGO
6.1. Faixa: Preservação ambiental é compromisso com a vida.
6.2. Pelotão Feminino
7. Destaque: TERRA
7.1. Faixa: A Terra pede socorro! Faça algo por ela.
7.2. Pelotão Masculino
8. Pelotão de alunos concluintes.
8.1. Faixa: Que venham os bons que os melhores estão saindo.

















A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elcione Barbalho.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elcione Barbalho, localizada na Rua Isabel Medeiros, nº 298 centro, foi inaugurada no dia 19 de março de 1990. Atualmente a Escola tem como Diretora a professora Veraildes Brito e Silva, como Vice-diretora a professora Janice Chaves da Silva, como Coordenadora Pedagógica a professora Marlete Sousa Soares e como secretária Hadassa Vieira Freitas, também conta com 20 professores, 11 serventes, 06 agentes administrativos e 04 vigilantes. A Escola funciona com o total de 503 alunos. Além de suas turmas normais, a escola responde por 13 escolas anexas de 1º ao 9º ano e atende crianças e jovens a partir dos 06 anos de idade. Podemos contar também com uma fanfarra composta por 21 componentes. A escola tem como preocupação com a formação integral do educando partindo do principio de que este precisa entender-se como cidadão e sujeito histórico em processo permanente de construção e reconstrução de conceitos e valores. Para que, isso se efetive a escola planeja a sua ação pedagógica levando em consideração as experiências de vida do educando e o respeito pelos seus valores culturais. E com essa prática objetiva a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sujeitos capazes de intervir na transformação da sociedade.
Ø ORDEM DOS PELOTÕES
1.  BANNER: NOME DA ESCOLA
2.  PORTA BANDEIRAS:
§  BRASIL              ESCOLA        
§  PARÁ                  RURÓPOLIS
3ª – FANFARRA ESCOLA ELCIONE BARBALHO
3.  TEMA DO DESFILE: 1ª faixa: (Trabalhando a humanização na educação)
4.  1º PELOTÃO
§  20 MENINAS COM FARDA PADRÃO
5.  2º PELOTÃO
§  FAIXA DESTACANDO A INFANCIA. 2ª faixa: (“Se puderes levar contigo tua infância, nunca envelhecerás.” – Abrahan Sutzkever)
§  CRIANÇAS DE 1º AO 4º ANO COM BRINQUEDOS
§  PELOTÃO DE MENINAS E MENINOS DE CAMISETA BRANCA E CALÇA OU SAIA JEANS.
6.  3º PELOTÃO
§  FAIXA DESTACANDO OS VALORES (AMOR, BONDADE, PERDÃO E HUMILDADE). 3ª faixa: (“Não se mede o valor de um homem pelos bens que possui, mas por seu caráter, suas ideias e a nobreza de seus ideais.” - Charles Chaplin)
§  MENINAS E MENINOS COM CAMISETA BRANCA E CALÇA OU SAIA JEANS
7.  4º PELOTÃO
§  MAIS EDUCAÇÃO: 4ª faixa: (“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” – Anísio Teixeira)
§  MENINOS E MENINAS COM A CAMISETA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.
8.  5º PELOTÃO – EJA
§  5ª faixa: (“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.” – Paulo Freire)
§  ALUNOS VESTINDO CAMISA DA FARDA E CALÇA JEANS.
9.            6° PELOTÃO
§  FAIXA SOBRE EDUCAÇÃO. 6ª faixa: (“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” – Carlos Drummond de Andrade)
§  04 FILAS DE MENINAS FARDADAS.
§  04 FILAS DE MENINOS FARDADOS.











 A próxima apresentação foi realizada pelos componentes do Programa da Administração Municipal com as pessoas de terceira idade – JOVENS SEMPRE mais um projeto que é desenvolvido pelo CRAS.
O CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social funciona desde 31 de outubro de 2008 presta atendimento sócio assistencial articulando os serviços disponíveis no município, potencializando a rede de proteção social básica.
Potencializa a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade.
·         Contribui para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo.
·         Desenvolve ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações.
·         Promovendo cursos profissionalizantes, fazendo acompanhamento direto as gestantes.
·         Oferece cursos profissionalizantes e de integração familiar.
·         E acompanha diretamente os programas projovem, PETI e o grupo da terceira idade denominado Jovens Sempre.
Ø  MISSÃO DO GRUPO JOVENS SEMPRE – é proporcionar às pessoas com mais de 50 anos um ambiente de convivência e participação, que contribua para uma vida saudável, oferecendo programas que as alcance de forma integral – bio, psico- social.
Ø  OBJETIVOS
·         Proporcionar a oportunidade de formação e fortalecimento de vínculos.
·         Oferecer espaços para compartilhar e valorizar experiências.
·         Resgatar sua autoconfiança.
·         Proporcionar a capacitação física e recreativa através de atividades socializadoras, lúdicas e culturais;
·         Desenvolver atividades que contemple o idoso na sua realidade, que apontam para uma vivência mais significativa e plena, consigo e com o próximo.
Hoje os jovens sempre contam com a participação direta de aproximadamente 150 pessoas.
Que participam de atividades físicas e recreativas, socioculturais e acompanhamento da PA (Pressão Arterial)










A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Municipal de Ensino Fundamental Almir Gabriel.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Almir Gabriel, localizada na Rua Airton Sena, nº. 624 no Bairro da Lagoa, no Município de Rurópolis – Pará, foi fundada em 09 de junho de 1987 e atualmente atende uma clientela de 579 alunos do 1º ao 9º ano, desse total, 40 alunos são inclusos e uma lotação de 57 funcionários.
A Escola Almir Gabriel possui 10 (dez) salas de aula, 01 (um) laboratório de informática, além da cozinha, diretoria, secretaria e sala dos professores.
Podemos contar com a Fanfarra composta por 50 (cinquenta) componentes tendo como instrutor: Joel.
A Escola tem na sua direção a Professora Celiene Machado Neres, o Vice-Diretor o Professor Gidalte de Sousa Oliveira, a Secretária Érica Andréia Calgaro Zanetti e a Coordenadora Pedagógica a Professora Raquel Sousa Santos.
A direção da escola agradece antecipadamente a participação de todos os alunos, professores e demais funcionários no desfile da escola.
TEMA: S.O.S LAGOA, projeto que a escola está desenvolvendo ao longo do ano letivo, que busca conscientizar alunos e comunidade em geral da necessidade de preservação e uso sustentável dos recursos naturais do bairro, dos quais está inserida a Lagoa.
SUB-TEMAS:
1 -  S.O.S  Lagoa – Salvar para desfrutar!  (Klinton – 9° ano)
2- S.O.S  Lagoa – Não gostamos de ser sujo, a Lagoa também não. (Thiago -  9° ano)
3- S.O.S Lagoa – A Lagoa está pedindo socorro, vamos atender! (Douglas– 7° ano)
Ø  ORDEM DOS PELOTÕES
1-Nome da Escola
2- Tema: S.O.S LAGOA
3- Portas Bandeiras
4- Faixa 1: S.O.S  Lagoa – Salvar para desfrutar!  (Klinton – 9° ano)
5- Pelotão Feminino
6- Pelotão masculino
7- Bailarinas
8- Faixa 2: S.O.S  Lagoa – Não gostamos de ser sujo, a Lagoa também não. (Thiago - 9° ano)
9- Pelotão Feminino
10- Pelotão masculino
11 – Pelotão do 9º ano
12- Balizas
Ø  4ª – FANFARRA – ESCOLA ALMIR GABRIEL
14 - faixa 3: “S.O.S  Lagoa -A Lagoa está pedindo socorro, vamos atender! (Douglas– 7° ano)
15- Pelotão Feminino
16- Pelotão masculino












A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Valle.

Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Valle. Inaugurada  em 16 de dezembro de1977.
Ø  Direção: Celivan  André da Silva Liberal.
Ø  Vice-Direção:  Noely Silva Ramos e Maria de Fátima da Silva Sampaio.
Ø  Serviço Técnico Educacional: Aldenilza  C. Nascimento Dadalt,  Márcia Kossmann Schmitt.
Ø  Secretária : Isaura Basegio
Ø  Corpo Docente: composto de 20 Professores.
Ø   Quadro funcional de apoio: 21 funcionários.
A escola conta com um total de 1.050 alunos matriculados, no ensino regular e SOME. Níveis de atendimento: 1º,2º e 3º ano Ensino Médio Regular, e 1º,2º e 3º ano do SOME.
Ø   FILOSOFIA DA ESCOLA: Uma escola comprometida politicamente com o processo do exercício da cidadania, onde é capaz de preparar o educando para o conhecimento e para atuar como sujeito numa sociedade moderna, por meio de suas ações educativas e da totalidade de suas ações pedagógicas.
Ø  LEMA: “Ensino de Qualidade”.
Ø  MISSÃO DA ESCOLA: Nossa Escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos  críticos e participantes, capazes de agir na transformação da sociedade.
Ø  COMPOSIÇÃO DOS  PELOTÕES
  Faixa com nome da escola;
  Faixa com tema: Pedagogia de Projetos; (Ensinar não é Transferir Conhecimento, mas Criar as Possibilidades para sua Própria Produção  ou sua Construção).(Paulo Freire).
  Porta bandeiras: ( Brasil , Pará, Rurópolis,Escola).
  Pelotão uniforme da escola ( masculino);
  Pelotão uniforme da escola ( feminino);
  Concluintes;
  Florestabilidade,faixa (Florestabilidade a habilidade de viver na floresta.
   Paz no trânsito, faixa:(A falta de consciência no transito leva embora o que temos de mais precioso: A nossa vida).
   PROEMI- Projeto Ensino Médio Inovador.(Habilidade é o que você é capaz de fazer.Motivação determina o que  você faz.Atitude determina o quão bem você faz).(Lou Holtz)
10º  Projeto Focae- Formando Cidadão Através do Esporte.( O Esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes).(Leandro Flores).
 

A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Eurico Valle.
Fundada em 16 de Dezembro de 1977, como Escola Estadual, a Escola Governador Eurico Valle iniciou suas atividades no ano seguinte ligada a administração direta da SEDUC com o Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, sendo que em 1982 sua oferta de ensino foi estendida para 6º a 9º ano e, em 1989 passou a ofertar o Ensino Médio como extensão de Itaituba, anos depois, consolidado como parte de sua oferta de ensino definitiva.
Com a promulgação da nova LDB de Nº 9394/96, foi suscitada a municipalização do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, concretizada, no município, somente nos anos de 2000 quando o Governo do Estado repassou a responsabilidade do Ensino Fundamental ruropolense para o Poder Executivo Municipal.
Atualmente, a Escola Eurico Valle de Ensino Fundamental estar sob o comando da Diretora MILKLEA RODRIGUES VAZ e DILMA BOAS DE OLIVEIRA, e conta com uma clientela de 369 alunos, assim distribuídos: 197 alunos no 1º turno e 172 alunos no 2º turno. A escola traz como tema principal “VALORES HUMANOS”: AMOR, PAZ, PERDÃO, AUTOESTIMA, LIBERDADE, RESPEITO, NÃO VIOLÊNCIA.
Ø  ORGANIZAÇÃO DOS PELOTÕES
1-     Faixa com o nome da escola e o tema: Escola Municipal de Ensino Fundamental Gov. Eurico Valle, com o Tema: Valores Humanos.
2-  Porta bandeiras:
BRASIL
PARÁ
MUNICIPIO
ESCOLA
3- Pelotão dos concluintes 2013 trazendo a faixa com valor (AMOR): A essência da vida.
3-  Pelotão do projeto MAIS EDUCAÇÃO trazendo a faixa com o valor (PAZ): uma dádiva de Deus.
4-  Pelotão formado pelos alunos fardados feminino trazendo a faixa com o valor, (PERDÃO): O Perdão como Valor.
5-  Pelotão formado pelos alunos fardados masculinos trazendo a faixa com o valor (ALTO ESTIMA): “Viva o Presente”. 

6-  Pelotão formado pelos alunos de Educação Física trazendo a faixa com o valor (LIBERDADE): Liberdade é responsabilidade.
7-  Pelotão formado pelos alunos masculinos fardados trazendo a faixa com o valor (RESPEITO): Promova respeito e serás respeitado. 
8-  Pelotão formados pelos alunos feminino fardados trazendo a faixa com o valor (NÃO VIOLÊNCIA): Não violência nós apoiamos essa ideia. 
A próxima escola  que se apresentou na avenida foi  a Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Valle.

Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Valle. Inaugurada  em 16 de dezembro de1977.
Ø  Direção: Celivan  André da Silva Liberal.
Ø  Vice-Direção:  Noely Silva Ramos e Maria de Fátima da Silva Sampaio.
Ø  Serviço Técnico Educacional: Aldenilza  C. Nascimento Dadalt,  Márcia Kossmann Schmitt.
Ø  Secretária : Isaura Basegio
Ø  Corpo Docente: composto de 20 Professores.
Ø   Quadro funcional de apoio: 21 funcionários.
A escola conta com um total de 1.050 alunos matriculados, no ensino regular e SOME. Níveis de atendimento: 1º,2º e 3º ano Ensino Médio Regular, e 1º,2º e 3º ano do SOME.
Ø   FILOSOFIA DA ESCOLA: Uma escola comprometida politicamente com o processo do exercício da cidadania, onde é capaz de preparar o educando para o conhecimento e para atuar como sujeito numa sociedade moderna, por meio de suas ações educativas e da totalidade de suas ações pedagógicas.
Ø  LEMA: “Ensino de Qualidade”.
Ø  MISSÃO DA ESCOLA: Nossa Escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos  críticos e participantes, capazes de agir na transformação da sociedade.
Ø  COMPOSIÇÃO DOS  PELOTÕES
  Faixa com nome da escola;
  Faixa com tema: Pedagogia de Projetos; (Ensinar não é Transferir Conhecimento, mas Criar as Possibilidades para sua Própria Produção  ou sua Construção).(Paulo Freire).
  Porta bandeiras: ( Brasil , Pará, Rurópolis,Escola).
  Pelotão uniforme da escola ( masculino);
  Pelotão uniforme da escola ( feminino);
  Concluintes;
  Florestabilidade,faixa (Florestabilidade a habilidade de viver na floresta.
   Paz no trânsito, faixa:(A falta de consciência no transito leva embora o que temos de mais precioso: A nossa vida).
   PROEMI- Projeto Ensino Médio Inovador.(Habilidade é o que você é capaz de fazer.Motivação determina o que  você faz.Atitude determina o quão bem você faz).(Lou Holtz)
10º  Projeto Focae- Formando Cidadão Através do Esporte.( O Esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes).(Leandro Flores).
 


















Após o desfile da última escola, foi realizado a apresentação do Programa PRÓ – JOVEM mais um Projeto desenvolvido pelo CRAS
O PRÓ JOVEM - É um serviço sócio educativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino.
Objetiva promover a inclusão de jovens qualificando e valorizando a sua participação social através de atividades sócio educativas.
Afiança a segurança de convívio e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Tem como pilares a Matricial idade sócio familiar e territorialidade da oferta.
O trabalho com famílias dos jovens é de responsabilidade dos técnicos do CRAS assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Ø  ORDEM DOS PELOTÕES
1° pelotão: aluna com slogan do Pro-Jovem
2º pelotão: 04 alunas
Alunos com faixa: Fale, e eu esquecerei, ensine-me, e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.
3º pelotão: 04 alunos representando o esporte
4º pelotão: 04 alunas representando a arte e pintura
5º pelotão: 02 alunos do MMA
6º pelotão: 04 alunos vestidos de quimono
7º pelotão: alunos uniformizados
Alunos com faixa: É impossível parar alguém aprender aquilo que acha que já sabe.







Prefeito Pablo Genuíno, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Otoniel
 
Vice Anesio e Sec. de Agricultura Elias Zanetti
Em um intervalo do desfile das escolas, o Prefeito Pablo Genuíno, apresentou à população, três viaturas e duas motocicletas que serão entregues a Policia  Militar e uma viatura que será entregue à Policia Civil, para fazer parte do acervo da segurança municipal. Apresentou ainda dois tratores agrícolas que farão parte do patrimônio da Secretaria Municipal de Agricultura. O prefeito Pablo Genuíno, ressaltou que essa vitória, é fruto das inúmeras viagem feita a capital do Estado, para solicitar  junto ao Governador Simão Jatene, recursos e condições para dar uma melhor segurança e condições de uma vida melhor a seus munícipes. Disse ainda, que nesses poucos meses de mandado, já foi realizado vários trabalhos em prol de melhoria para o nosso município, mas ele acha que ainda é pouco. Disse ainda que muitas coisas ainda tem para fazer, mais que dentro das possibilidades as metas serão alcançadas. Com referencia a área de saúde, disse que com esse projeto do governo em importar médicos, já acertou os detalhes e brevemente nossa cidade será beneficiada com os trabalhos de dois médicos cubanos. Veja as fotos.
DPC Ary Vital e Major PM Alexandre - beneficiados com as viaturas




 

Major PM Alexandre, Prefeito Pablo, Vice Anésio, Sec. Elias, Sec. Otoniel e DPC Ary Vital





Foi finalizado o desfile  alusivo ao dia 07 de Setembro Dia da Independência do Brasil. O apresentador senhor Ezequiel Azevedo, agradeceu a todas as autoridades presentes, o empenho das Escolas juntamente com todos os funcionários, a coordenação dos Programas desenvolvidos no município e participantes, aos pais,  alunos e principalmente de toda população que veio prestigiar as belíssimas apresentações. Veja as autoridades que participara no palanque e o povo na praça.
  


  Prefeito Pablo Genuíno falando aos munícipes


Vereadoras Paula e Carla, Primeira Dama Katiúscia, Sec. Adm David Santos Ezequiel Azevedo


Vereador Ismael, Prefeito Pablo Genuíno e Primeira Dama Katiuscia Bonami

Professor Adilson da Silva, Secretário Municipal de Educação





Palanque com as autoridades









Nenhum comentário:

Postar um comentário