sábado, 11 de maio de 2013

RURÓPOLIS, 25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA.


Prefeito Pablo e os atletas que participaram da meia maratona
Hoje, 10 de maio de 2013, o município de Rurópolis comemora vinte e cinco anos de emancipação política e administrativa. As homenagens tiveram início na madrugada, com uma alvorada. Posteriormente, às 08:00 horas, foi realizado o hasteamento das bandeiras na Praça Cívica de Rurópolis, onde contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal Pablo Genuino, o Vice Anésio Coelho, Vereadora Paula Genuíno, Subtenente PM Queiroz, Doutor Ary Vital, Delegado de Policia Civil e várias outras autoridades. Após o hasteamento das bandeiras, houve apresentação de fanfarras e do grupo Desbravadores e os Pioneiros da Selva. Após a solenidade, teve também a corrida de meia maratona, com a participação de atletas local, de Santarém, Belterra e Uruará. A classificação ficou assim: Primeiro lugar o atleta Rafael de Santarém, segundo lugar, Rubens de Santarém, terceiro lugar, Evandro de Uruará, quarto lugar Baiano de Rurópolis, quinto lugar, Macarrão de Rurópolis, sexto lugar, Raimundo de Belterra e sétimo lugar, Haroldo de Belterra. Os festejos continuam, e para encerrar, hoje à noite, haverá uma grande festa dançante na Praça Cívica. VEJA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO:
 EM TEMPO: Pedimos desculpas aos internautas, pelo atraso na notícia, mas devemos esse favor a falta de energia elétrica e à internet.
 
 
 
 
Vencedores da Meia Maratona: Evandro(Uruará) 3º Lugar; Rafael (Stm) 1º Lugar e Rubens (Stm) 2º Lugar
 


A Rurópolis Presidente Médici, fazendo parte do território do município de Aveiro, foi elevada a condição de distrito, pela lei de n.º 5.370 de 07 de maio de 1987, sancionada pelo então governador do estado, Hélio Mota Gueiros.
O governo federal ao promover o povoamento e colonização da Amazônia através dos PIC’s, realizados pelo INCRA ao longo das rodovias Transamazônica e Santarém / Cuiabá, implantou um sistema de povoamento com características urbano e rural, organizado em três níveis: as agrovilas, as agrópoles e as rurópolis. É nesse contexto que foi construída a Rurópolis Presidente Médici, no entroncamento das BR’s 230 e 163, no espaço territorial do município de Aveiro, em 12 de fevereiro de 1974.
A Rurópolis Presidente Médici vinha tendo um crescimento maior do que a própria sede do município de Aveiro, em consequência de sua própria posição estratégica privilegiada. Entretanto, o mesmo não recebia nenhum investimento público da prefeitura de Aveiro que fizesse justiça ao seu dinamismo econômico e social, estabelecendo assim, uma relação desigual entre o distrito e a sede municipal.
Com base nas preocupações já citadas e visando solucionar tais problemas que atravessam o desenvolvimento econômico e social do distrito a população de Rurópolis passou a reivindicar a sua emancipação política e administrativa do município de Aveiro.
Almejando um maior desenvolvimento, a sociedade ruropolense realizou uma mobilização que culminou na organização de uma reunião no Rotary Clube, (12 de fevereiro de 1987), a qual serviu para articular a luta pela emancipação de Rurópolis Presidente Médici. Na reunião foi formada uma comissão composta pelos seguintes membros: Paulo Bortolini (Agricultor), Francisco Xavier Galvão (Comerciante), Aprígio Pereira da Silva (Técnico da CEPLAC), João Carlos de Oliveira (Professor), Elpídio Pereira da Silva (Professor), e os seguintes colaboradores: José Inácio Diniz, José da Penha Ferreira Soares e Amaro Albertino (Vereadores do município de Aveiro), Zérice da Silva Dias (Executor do INCRA PIC-Itaituba). Esta comissão elaborou documentos que foram encaminhados à Assembleia Legislativa do Estado do Pará, solicitando a emancipação política e administrativa de Rurópolis.
No dia 24 de abril de 1988 foi realizado o Plebiscito, com um resultado favorável á emancipação e onde foram vencidas todas as etapas legais na Assembleia Legislativa do Estado. A Rurópolis Presidente Médici foi finalmente emancipada, através da Lei estadual n.º 5446, de 10 de maio de 1988, abrangendo um área de 6.922,96 Km², elevada a categoria de município sob o nome de Rurópolis. Fonte de pesquisa: Transamazônica – 102,7 FM

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário