segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TERRENO DA ULBRA É INVADIDO POR SE ENCONTRAR ABANDONADO A MAIS DE 12 ANOS

Área da invadida
Em atenção as denuncias formuladas por moradores, o repórter Ezequiel Azevedo foi até o Bairro Bom Jardim, verificar “in loco” o que estava acontecendo. Chegando lá, confirmou a veracidade das denuncias, haja vista, encontrar várias pessoas, fazendo demarcação e fazendo o serviço de capina e roço na área. Vale ressaltar, que a área em questão está totalmente cadastrada e regularizada junto ao Instituto de Desenvolvimento do Município de Rurópolis – IDMR, de acordo com a palavra de seu presidente senhor João Soares. Uma delas pertence a ULBRA com fins de construção de uma universidade e a outra pertence a duas pessoas da área privada. Nosso repórter Ezequiel Azevedo, conversou com o senhor João Soares Presidente do IDMR e com o senhor conhecido por Bebé, porta voz dos invasores. Veja a matéria completa clicando abaixo.
Reportagem e fotogafias: Ezequiel Azevedo


 







Serviço de roço na área
Ezequiel Azevedo: Estamos aqui no Bairro Bom Jardim e vamos falar com o Bebé, que vai falar para nós sobre uma invasão de terreno que está havendo aqui no bairro. Bebé, o que você tem para falar para nós, referente a essa invasão?
Bebé: Bem Ezequiel, os moradores vizinhos aqui, deram apoio para nós, por estão se sentindo prejudicados, motivo a falta de zelo nos terrenos, a imundícies que jogavam aqui, era encontradas motos roubadas, e muitas coisas ruins que estavam ocorrendo aqui. Além disso, existe a necessidade nossa, já que cada pessoa que está aqui é porque necessita. Uns moram de aluguel outros não tem nem onde morar. Conheço gente aqui que está enrolado, pois foi despejado pois não teve como pagar o aluguel e hoje está em situação difícil. Então é isso.
Pessoas fazendo a demarcação dos lotes
EA ; Qual a medida dos terrenos aqui?
Bebé: dez metros de frente por trinta de fundo.
E A: Qual o tamanho da área total, qual o tamanho dos terrenos que serão distribuídos e quantas famílias serão beneficiadas?
Bebé: O terreno total tem uma área de cento e vinte metros por sessenta metros, os lotes serão demarcados no tamanho de 10m x 30m e serão beneficiadas vinte e seis famílias.
EA: Todas essas vinte e seis famílias, estão presentes aqui, e com o plano de construir como você falou?
Bebé: Todas estão presentes e com o plano de construir.
E A: Vocês já procuraram saber quem são os proprietários desses terrenos?
Bebé: Sim procuramos saber de quem era e disseram que é da ULBRA. É documentada a área, mais abandonada, porque com doze a quinze anos que ninguém limpa e nem faz nada, é porque está abandonada, né? Não está tendo serventia para nada, só para malandro fumar droga e jogar lixo.
EA Vocês já procuraram apoio jurídico ou alguém do poder público já se manifestou?  
Bebé: Não, até agora não.
João Soares, Presidente do IDMR
Ezequiel Azevedo: Bem,  estamos aqui no IDMR, e vamos falar com o Presidente senhor João Soares, sobre a invasão de terreno  que ocorreu lá no Bairro Bom Jardim. João, nossa equipe de reportagem esteve lá no local dessa invasão, e conversamos com as pessoas que estão lá pleiteando essa área de terra; como é que está a situação de cadastro daquela área aqui no Instituto?
 João Soares:  A respeito dessas áreas que estão sendo invadidas, tem uma quadra que é da ULBRA, onde deverá ser construído uma universidade, e tem outra quadra que é de mais dois proprietários privados também. Não são áreas públicas. Então os detentores dessas áreas, deverão entrar com o pedido de reintegração de posse na justiça, na qual, após essa reintegração, a justiça fará a retirada do pessoal que estão no local.
EA. Essas áreas tanto a da ULBRA como a dos outros dois proprietários elas estão devidamente documentadas, ou seja, a documentação está totalmente regularizada aqui no Instituto?
JS. Sim, totalmente. A ULBRA está devidamente documentada e as outras áreas estão devidamente cadastradas aqui no Instituto. Então a partir disso aí eles devem entrar com a reintegração.
EA   Existe alguma legislação que obrigue o proprietário à manutenção e limpeza do local? Porque o pessoal que está lá,  alega que essa área está abandonada a mais de doze anos.
JS   Essa área realmente não está sendo dada a manutenção devida. A referida área estava em um matagal e existe um porém, na lei de expansão da cidade, diz que os proprietários são obrigados a dar a manutenção devida aos terrenos urbanos, o que geralmente não vem acontecendo. Então nesse caso especifico há uma contravenção dos proprietários de eles não quererem fazer a limpeza dessas área, sendo isso o que leva  acontecer esse tipo de invasão. Se fosse uma área limpa, que os proprietários viessem cuidando, evitaria todos esses transtornos.
EA    Existe alguma possiblidade legal para que essas famílias possam permanecer e adquirir o direito de posse dessa área?
JS .  Não, pois só a justiça pode decidir sobre isso. Nós aqui do IDMR não podemos tomar nenhuma decisão, haja vista, serem áreas privadas. Se fosse áreas públicas, nós já tínhamos tomado providencia perante a justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário