quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

STTR DE RUROPOLIS É APOIADOR DO CURSO PRONATEC

Jovens participando da aula prática

O STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Rurópolis, está fazendo um ótimo trabalho em prol da juventude do nosso município. Através da dinâmica do seu Presidente, senhor Marciano Lira, o STTR vem dando oportunidade aos jovens que tem interesse em participar de cursos de especialização. Desde dezembro de 2012, está sendo realizado o curso de BOVINOCULTURA DE LEITE e terá seu enceramento nesta semana. Esses cursos tem o apoio do PRONATEC que tem vindo para ajudar na realização e formação dos participantes. Nesse período, estão sendo realizadas aulas teóricas e práticas, envolvendo agricultores do nosso município, deixando conhecimento não só para os alunos, mas também para o produtor. Conheça um pouco mais, sobre o PRONATEC CLICANDO ABAIXO, PARA VER A MATÉRIA COMPLETA.
Para ver em tamanho grande, clique em cima da foto.


Alunos saindo para o campo
O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Objetivos e Iniciativas

Objetivos:

·         expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

·         construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

·         aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

·         aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

·         melhorar a qualidade do ensino médio.


Participação na aula prática
 
O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:

·         Expansão da Rede Federal
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada, técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.

·         Programa Brasil Profissionalizado
O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.

Marciano Lira levando seu apoio aos jovens

·         Rede e-TecBrasil
Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.

·         Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem
O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

Jovens atentos à aula

 
·         FIES Técnico e Empresa
O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.


Aula prática
·         Bolsa-Formação
Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis. ("grupos sociais" é um link que remete à aba "A quem se destina?)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário