segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MANIFESTANTES INTERDITAM A BR 163-230 EM BUSCA DE MELHORIAS NO TRECHO RURÓPOLIS/ ITAITUBA.

Estrada interditada
Começou hoje, dia 19/11/2012, pela madrugada, precisamente às 03h00min, a interdição das BR´S 163 / 230, no trecho Rurópolis / Itaituba.
 

A manifestação foi iniciada pela comissão responsável que é composta pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rurópolis, Itaituba, Trairão e Aveiro.

O repórter Frank Ewerton teve uma conversa exclusiva com o presidente do STTR de Rurópolis, senhor Marciano Lira, que falou que o sindicato de Rurópolis, juntamente, com os outros dos municípios circunvizinhos estão reivindicando abertura e recuperação de estradas e vicinais, asfaltamento da BR 230 / 163, no trecho Rurópolis ao km 30.
  Falou ainda ao nosso repórter que enquanto não houver nenhuma posição do governo Federal e Estadual, será dada continuidade a manifestação. Está extremamente proibida à trafegabilidade de pedestres e de carros sejam eles particulares ou coletivos. Não havendo permissão de “baldeação”.
 Foram colocadas imensas toras de madeiras para evitar o referido tráfego.  Valem ressaltar, que foi colocada a disposição às pessoas que aderiram o movimento comidas, bebidas, banheiros e um barracão para o descanso. No pouco tempo que iniciou o movimento, já se encontra mais de 600 automóveis à espera de passagem para conseguirem chegar aos seus destinos.

Mesa de negociação

De acordo com informações, autoridades públicas estão reunidas a portas fechadas, ouvindo as reivindicações para as negociações com intuito de liberação da estrada. Na reunião estão presentes o Delegado de Policia Civil de Rurópolis, Doutor Ariosnaldo da Silva Vital Filho, Major Ribamar Sousa e Capitão Expedito, da 17ª CIPM de Rurópolis, chefes da Segurança Pública do Município, bem como representantes da policia Rodoviária Federal e delegado José Rubem da Silva e Paulo Almeida. De acordo com o delegado de polícia civil afirmou-se que, por enquanto, a manifestação está pacífica e que o bom senso tem prevalecido.

Negociação

Inclusive aos manifestantes foi orientado que houvesse uma atenção especial com pessoas idosas, crianças, enfermos e portadores de necessidades especiais, e que seja facilitado o tráfego de ambulâncias e viaturas. Também foi solicitado que de doze em doze horas a estrada seja liberada por pelo menos uma hora. Esta pauta está sendo analisada, bem como a possiblidade de baldeações. Até então não há registro de ocorrência por prática de crimes e nem por fatos relevantes. A população demonstra apoiar o movimento, de forma pacífica, sem tumultos e sem pessoas armadas. Há pessoas de outros municípios que aos poucos vão chegando para aderir ao movimento.

Gestante que foi auxiliada

A comissão está aguardando contato com representantes do governo. De acordo com os manifestantes é movimento que mexe com situações complexas que atinge vários seguimentos a nível municipal, estadual e federal, mas salutar para a melhoria e desenvolvimento da região (Infraestrutura reforma agrária, saúde, educação e segurança). Ressalta-se que o foco, à priori, é a efetivação do programa Luz para Todos.
Policiais civis e militares conduziu a maranhense Maria Eunice que está gestante de seis meses, que segundo a mesma se encontra com gravidez de risco de uma menina até o centro de Rurópolis, pois a mesma estaria numa van que viria para o centro da cidade e daqui iria pegar outra condução para voltar para sua terra natal, onde familiares lhe aguardam. De acordo com as últimas informações a polícia ainda se encontra no local.
abaixo, a Carta Circular com a pauta de reivindicação:
Fotografias e informações: Policia Civil, Ezequiel Azevedo e Frank Ewerton





Para ver em tamanho grande, clique em cima da foto.















Nenhum comentário:

Postar um comentário