terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ERIVELTON DA SILVA, MORTO COM DIVERSAS PERFURAÇÕES E CORTES PELO CORPO. MENOS UM MARGINAL OU MAIS UMA VÍTIMA DA SOCIEDADE?

Parei um pouco para pensar na morte desse menino chamado Erivelton...
Diversas interrogações ainda me incomodam neste momento, muito por quês.
Eu poderia começar... Pela mais óbvia, o que leva uma pessoa a opinar por uma vida de crimes, como furtos, arrombamentos, roubos e outros delitos.
Só aqui já precisaria de inúmeras respostas...  Não só de porque optar pela vida marginal, mas o que leva uma pessoa a cair nessa vida? É opção? Ou as pessoas são empurradas a cair nesse vácuo nebuloso quase sempre sem volta?
Quantas oportunidades diferentes da que levou teve esse rapaz? “Um ditado muito popular diz “que a pessoa é conforme o ambiente onde ela vive” ou o bíblico ”diga-me com quem andas e eu te direi quem é”. São coretos, mas existem outros usados pra esconder essa triste realidade, “pau que nasce torto nunca se endireita” ou pau que nasce torto até as cinzas são o seu desenho” Que chances na vida tiveram Erivelton? Qual foi a educação a ele imposta? Qual o ambiente que ele viveu e morreu precocemente?

Erivelton Marginal ou vítima da sociedade

Quantas crianças hoje estão ou se encontram na mesma situação? Quem é culpado? Ou os responsáveis? O que a sociedade que se diz correta está oferecendo às crianças de agora? Quantos jovens terão que ser assassinos ou assassinados nessa realidade crua, cruel que pouco ou nada oferece aos menos abastados?
São Eles marginais, ou vitimas desse sistema capitalista ilegal e imoral? Não podemos esquecer que, essa vitima de 19 anos, foi muito provavelmente eliminado por indivíduos do seu convívio, ou será que tiveram ou não tiveram amparo dessa sociedade chamada “legal”, mas que deixa seus filhos a mercê da sorte que os espreita em todos os momentos seja a luz do dia ou na calada da noite... Há mais de 30 anos um cidadão chamado Edson Arantes do nascimento disse “eduquem as crianças de hoje, para que não seja necessário castigar os homens de amanhã” outro sábio disse “é melhor educar construindo escolas em vez de presídios” não sei quem disse... Mas esse é o caminho: “EDUCAÇÃO!” Só que o estado, o município, os poderes constituídos, tem que dar condições de acessos. Esses menores que são hoje delinqüentes e que amanhã serão chamados de marginais, tenho plena certeza que esses seres não trouxeram em seus DNA, seus destinos prescritos... São, mais uma vez, vitimas da falta de sensibilidade ou de responsabilidade de alguém...  Será dos pais, da falta de controle de natalidade, da falta de programas sociais, de orientação, estrutura familiar?
 
Samuel Alves Lima
Quais os programas sociais que temos hoje, para não criarmos outros Erivelton, Samuéis e outros jovens que são descartados no submundo do crime diariamente?
Como disse, são tantos os motivos que levam esses jovens à vida criminosa, mas não foram eles que às criaram, de uma forma ou de outra, foram levados à prática da criminalidade.
Certamente alguém se sentiu aliviado por sua morte. É menos trabalho pra policia? Pode até ser, mas certamente muitos outros surgirão. Os inocentes que hoje estão na creche de formação, que os vitimam e os tornam inimigos da lei.
Erivelton da Silva, assim como muitos outros foram vitimas, desde que ganhou a vida até a hora de sua morte. Não sou e nem serei defensor de tais pessoas ou atitudes, mas é importante termos um contra ponto e perguntarmos: Quem é, ou quem são os responsáveis pela formação ou criação dessas criaturas?

Matéria: Paulino Magno

  NOSSO COMENTÁRIO: Concordo com a reflexão de Paulino Magno, no que se refere à falta de apoio à infância e a adolescência. Falta muito para que a sociedade hipócrita em que vivemos venha a contribuir com a eliminação dos problemas sociais existentes. É difícil, pode-se dizer, perto do impossível, pois a corrente do mal é muito mais forte que a do bem. Existem pessoas poderosas, que conseguiram chegar onde estão promovendo a desgraça do próximo. Seja construindo armamento, promovendo guerras, corrupção, etc... Sabemos o quanto é difícil ser honesto nos dias de hoje. Hoje quando alguém faz um ato de honestidade, sai em todos os jornais, sendo elogiado e admirado. Parece brincadeira, mas é verdade. Você ser honesto, ter caráter e moral, fazer as coisas com dignidade e respeito ao próximo, não está fazendo mais que a sua obrigação. É o seu dever! Tem um pensamento de Rui Barbosa que diz: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar das virtudes, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Volto a dizer: concordo com a reflexão de Paulino Magno, mas existe bandido, marginal, ladrão, traficantes, etc... Esses “coitados” existem em todas as camadas sociais. Não é o convívio e nem as amizades. O marginal já nasce pronto! Tem jovens de bom nível social que tem tudo para ser uma pessoa do bem e trilha o caminho do crime e/ou ao contrário, têm jovens (e conheço vários) de família humilde, paupérrimos, que lutaram contra tudo e contra todos e hoje estão formados e são pessoas de bem. Resumindo: bandido já nasce pronto e é um mau à sociedade. Só é bom preso ou morto!
H. Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário